Sobre a 9.ª Final do CanSat

    Sobre a 9.ª Final do CanSat

As equipas finalistas em competição tiveram a oportunidade de lançar os seus CanSats em rockets, sob a supervisão dos seus professores e com o apoio técnico do ESERO Portugal e dos seus colaboradores.

Os microssatélites foram largados a uma altura de aproximadamente 1000 metros. Cada equipa estabeleceu a comunicação com o seu CanSat durante a descida com a ajuda de uma antena em terra e, tal como num verdadeiro projeto espacial, recolheram os dados científicos que mediram e as imagens que obtiveram. Esses dados foram depois analisados pelos alunos e os resultados foram apresentados e avaliados pelo Júri, composto por vários especialistas do setor espacial.

Quanto aos lançamentos de teste, foram efetuados com a ajuda de um balão meteorológico - um balão de grandes dimensões contendo hélio -, que permitiu largar as latas ‘dummies’ a cerca de 50 metros de altura. 

Tal como no ano passado, as equipas do 3.º ciclo que participaram extra-concurso tiveram direito a uma ovação de pé no final das suas apresentações. Foi muito interessante ver jovens de idades tão diferentes, entre os 13 e os 17 anos e com claros níveis diferentes de conhecimento, a ajudarem-se e a apoiarem-se mutuamente face às adversidades, apesar de se tratar de uma competição. 

 

Foto com todos os participantes, staff e convidados da 9.ª edição CanSat Portugal

 

Ao longo do evento, os alunos e os professores tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada às instalações da Tekever e a Ponte de Sor, incluindo o seu belo jardim junto ao rio.

No primeiro dia da competição, Rogério Alves, vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, deu as boas-vindas a todos os participantes ao local onde decorreram os trabalhos e as apresentações. Este ano, o CanSat Portugal recebeu também a visita de cerca de 50 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, acompanhados das respetivas professoras e educadoras. Os meninos apareceram vestidos de astronautas e visitaram os foguetões e naves espaciais feitos de cartão que eles próprios construíram e que foram expostos ao público no Aeródromo.

A cerimónia de encerramento contou com a presença de Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal local; Eduardo Alves, o seu Chefe de Gabinete; e Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.

A 9.ª edição do CanSat Portugal foi organizada pelo ESERO Portugal e pela Ciência Viva e contou com o apoio da Agência Espacial Portuguesa, da NAV, da Câmara Municipal de Ponte de Sor e do respetivo Aeródromo Municipal.

Ao longo das suas nove edições, o CanSat Portugal já contou com a participação de mais de 800 jovens do ensino secundário.





Partilhe