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Formação sobre desastres naturais e a importância dos satélites


Copernicus4schools -  The Great Disaster Challenge

Formação sobre desastres naturais e a importância dos satélites

Curso de 31 horas em formato b-learning

 

O ESERO Portugal e a Ciência Viva, em parceria com a Agência Espacial Portuguesa, participam no projeto internacional Copernicus4schools - The Great Disaster Challenge,  da FPCUP,  sobre desastres naturais e a importância dos satélites na prevenção dos mesmos. Este projeto culminará com a realização de um evento dirigido a estudantes e professores do Ensino Secundário, a decorrer simultaneamente em vários países, em março de 2025.

No âmbito deste projeto, o ESERO Portugal e a Agência Espacial Portuguesa vão dinamizar um curso de formação para professores, em modalidade b-learning, com a duração de 31 horas, que se encontra em fase de acreditação. Esta formação permitirá que os docentes adquiram os conhecimentos necessários para trabalhar com os dados do Copernicus, através de ferramentas e recursos que serão utilizados no evento final e integrados na sua prática letiva.

Esta imagem do Copernicus Sentinel-1 mostra-nos a extensão das inundações, representadas a vermelho, em redor de Beira, cidade portuária de Moçambique, no dia 19 de março de 2019.

O projeto internacional

 

The Great Disaster Challenge   é uma atividade educativa do projeto Framework Partnership Agreement for Copernicus User Uptake (FPCUP), que utiliza dados de observação da Terra do programa Copernicus para a gestão de catástrofes naturais. Foi criado por um consórcio que abrange onze países europeus e tem como objetivo inspirar jovens estudantes, bem como os professores, a utilizar e a compreender melhor o Copernicus e as possibilidades da observação da Terra.

Informações importantes 

 

Título do curso

Copernicus4schools  - A importância dos satélites na prevenção de desastres naturais, como as cheias

 

Calendarização e formato

O curso tem a duração de 31 horas, distribuídas por 3 sessões online (11h), 2 sessões presenciais (14h) e 6 horas de trabalho autónomo.

  • Sessões online (em 2024): 19 de outubro; 23 de novembro; 7 de dezembro

  • Sessões presenciais (em 2025): 11 de janeiro; 18 de março / 19 de março (evento final)

 

Local das sessões presenciais

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, Lisboa

 

Destinatários

Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos grupos de docência 420, 500, 510 e 520

 

Formadora :

Adelina Machado, Ciência Viva e ESERO Portugal

Palestrantes convidados :

Carolina Sá e Pedro Coimbra, Agência Espacial Portuguesa

 

 

 

Para mais informações, consulte aqui a ficha técnica da ação (nomeadamente sobre os conteúdos, metodologia e avaliação).

Conteúdos

 

Sessão 1: Apresentação da ação (3 horas) (online)

  • Apresentação dos organizadores, parceiros e da ação propriamente dita, incluindo as tarefas, metodologias e temas propostos

  • Introdução aos métodos e ferramentas de Observação da Terra, sua aplicação em sala de aula e as vantagens da utilização do Programa Copernicus, de uma forma aberta e gratuita

 

Sessão 2: As alterações climáticas (4 horas) (online)

A importância da Observação da Terra, desde a evolução dinâmica em curso dos territórios às consequências que as alterações climáticas têm nas nossas vidas e nos recursos naturais

 

Sessão 3: Copernicus Browser e QGIS (4 horas) (online)

Apresentação dos programas Copernicus Browser e QGIS (aplicação de Sistema de Informações Geográficas)

 

Sessões 4 e 5: Copernicus Browser e QGIS – sessão experimental (8 horas) (presencial)

  • Aplicação dos conteúdos e ferramentas referidos na sessão anterior em sala de aula, através de métodos de ensino apropriados ao nível e capacidade de aprendizagem dos alunos

  • Promoção nas escolas de um grande jogo coletivo destinado aos estudantes que será partilhado a nível nacional e europeu

 

Sessões 6 e 7: Planificação de atividade (6 horas) (autónomo)

Planificação das atividades e do evento para os alunos, que irá decorrer em março de 2025 (as planificações serão analisadas e avaliadas pelos formadores)

 

Sessão 8: Apresentação dos trabalhos finais dos formandos (6 horas) (presencial)

Apresentação das planificações elaboradas pelos formandos para o evento final

Entidades responsáveis

Organização