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Formação sobre desastres naturais e a importância dos satélites


Copernicus4schools -  The Great Disaster Challenge

Formação sobre desastres naturais e a importância dos satélites

Curso de 25 horas em formato b-learning

 

O projeto internacional  Copernicus4schools - The Great Disaster Challenge,  da  FPCUP, é dinamizado em Portugal pela  Agência Espacial Portuguesa,com o apoio da Ciência Viva. Este projeto, destinado a professores e estudantes do 3ºciclo e do ensino secundário, foca-se nos desastres naturais e na importância dos satélites na prevenção dos mesmos. O projeto culminou com a realização de um evento no Pavilhão do Conhecimento, o qual decorreu simultaneamente em 11 países europeus, no dia 19 de março de 2025.

A propósito deste projeto foi organizado um curso de formação para professores sobre esta temática, em modalidade b-learning, com a duração de 25 horas. Esta formação permitirá que os docentes adquiram os conhecimentos necessários para trabalhar com os dados do  Copernicus, através de ferramentas e recursos que serão utilizados no evento final e integrados na sua prática letiva.

Esta imagem do Copernicus Sentinel-1 mostra-nos a extensão das inundações, representadas a vermelho, em redor de Beira, cidade portuária de Moçambique, no dia 19 de março de 2019.

O projeto internacional

 

The Great Disaster Challenge   é uma atividade educativa do projeto Framework Partnership Agreement for Copernicus User Uptake (FPCUP), que utiliza dados de observação da Terra do programa Copernicus para a gestão de catástrofes naturais. Foi criado por um consórcio que abrange onze países europeus e tem como objetivo inspirar jovens estudantes, bem como os professores, a utilizar e a compreender melhor o Copernicus e as possibilidades da observação da Terra.

Informações importantes 

 

Título do curso

Copernicus4schools - A importância dos satélites na prevenção de desastres naturais, como as cheias

 

Calendarização e formato

O curso tem a duração de 31 horas, distribuídas por 3 sessões online (11h), 2 sessões presenciais (14h) e 6 horas de trabalho autónomo.

  • Sessões online (em 2024): 19 de outubro; 23 de novembro; 7 de dezembro

  • Sessões presenciais (em 2025): 11 de janeiro; 18 de março / 19 de março (evento final)

 

Local das sessões presenciais

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, Lisboa

 

Destinatários

Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos grupos de docência 420, 500, 510 e 520

 

Formadora :

Adelina Machado, Ciência Viva

Palestrantes convidados :

Carolina Sá e Pedro Coimbra, Agência Espacial Portuguesa

Para mais informações, consulte aqui a ficha técnica da ação (nomeadamente sobre os conteúdos, metodologia e avaliação).

Conteúdos

 

Sessão 1: Apresentação da ação (3 horas) (online)

  • Apresentação dos organizadores, parceiros e da ação propriamente dita, incluindo as tarefas, metodologias e temas propostos

  • Introdução aos métodos e ferramentas de Observação da Terra, sua aplicação em sala de aula e as vantagens da utilização do Programa Copernicus, de uma forma aberta e gratuita

 

Sessão 2: As alterações climáticas (4 horas) (online)

A importância da Observação da Terra, desde a evolução dinâmica em curso dos territórios às consequências que as alterações climáticas têm nas nossas vidas e nos recursos naturais

 

Sessão 3: Copernicus Browser e QGIS (4 horas) (online)

Apresentação dos programas Copernicus Browser e QGIS (aplicação de Sistema de Informações Geográficas)

 

Sessões 4 e 5: Copernicus Browser e QGIS – sessão experimental (8 horas) (presencial)

  • Aplicação dos conteúdos e ferramentas referidos na sessão anterior em sala de aula, através de métodos de ensino apropriados ao nível e capacidade de aprendizagem dos alunos

  • Promoção nas escolas de um grande jogo coletivo destinado aos estudantes que será partilhado a nível nacional e europeu

 

Sessões 6 e 7: Planificação de atividade (6 horas) (autónomo)

Planificação das atividades e do evento para os alunos, que irá decorrer em março de 2025 (as planificações serão analisadas e avaliadas pelos formadores)

 

Sessão 8: Apresentação dos trabalhos finais dos formandos (6 horas) (presencial)

Apresentação das planificações elaboradas pelos formandos para o evento final

Entidades responsáveis

Organização