EO Browser na sala de aula

Ação online de curta duração

 

 

Gostaria de obter imagens de satélite com boa resolução de qualquer local da Terra em momentos diferentes? E de aprender a visualizar fenómenos climáticos específicos, sobre várias temáticas e a comparar os resultados obtidos?

A ferramenta digital gratuita do EO Browser faz tudo isto e muito mais, o que o torna um recurso transdisciplinar para diversas áreas temáticas.

Esta ação de curta duração iniciou os professores na utilização desta ferramenta de observação da Terra, nomeadamente os que demonstraram interesse em participar na 6.ª edição do projeto escolar dos Detetives do Clima da ESA.

A formação teve uma duração total de 4 horas e foi dividida em duas sessões, que decorreram a 25 e 26 de outubro, das 18h às 20h, em formato online. Destinou-se a professores dos seguintes grupos de docência: 110, 120, 230, 510, 520, 550, 420 e 560. 

 

Sobre o EO Browser Inscrições Objetivos Detetives do Clima

Sobre o EO Browser

O EO Browser é uma ferramenta digital gratuita que permite navegar e comparar imagens de alta resolução de um dado local da superfície terrestre. As imagens podem ser obtidas em diferentes datas e/ou com diferentes filtros de cor. Selecione o modo 'Educação', concebido especialmente para os docentes e alunos, e tire o máximo partido desta útil ferramenta, agora traduzida também para português. Saiba mais aqui !

Cores: Pode modificar a imagem de satélite obtida editando a intensidade das suas cores, através dos parâmetros contraste ('gain') e luminância ('gamma'), no painel de efeitos do EO Browser.
Medições: Defina os contornos da região que pretende estudar e calcule a sua área, utilizando os botões no canto superior direito do EO Browser que lhe permitem obter informações estatísticas sobre as imagens.
 
Animações: Pode inclusivamente fazer um timelapse do tráfego de navios em Xangai, com uma visualização composta personalizada do satélite Sentinel-1!

Inscrições

Os professores interessados em participar nesta ação inscreveram-se através do seguinte formulário:

 

 

A formação decorreu nos dias 25 e 26 de outubro e destinou-se aos grupos de docência  110, 120, 230, 420, 510, 520, 550 e 560 .

Consulte também a página do Centro de Formação Ciência Viva para as ações de curta duração da Academia Ciência Viva para professores.

Objetivos e metodologia

Objetivos

O objetivo principal é promover a literacia dos professores em relação aos seguintes temas:

  • A importância da Observação da Terra;

  • Utilização do EOBrowser;

  • Dar exemplos de recursos educativos através de utilização de imagens obtidas com esta app, em particular para o projeto escolar dos Detetives do Clima .

 

Metodologia

A ação consiste em duas sessões teórico-práticas com a duração de 2 horas cada. Pode ser dividida em 3 partes distintas:

 

1ª parte: Enquadramento teórico e curricular de suporte à atividade (1h no dia 25 de outubro)

2.ª parte: Exemplos de recursos que podem ser utilizados na sala de aula (1h no dia 25 de outubro)

3ª parte: Trabalho orientado (2h no dia 26 de outubro)

 

Pretende-se explicar aos formandos como fazer a melhor utilização desta ferramenta digital. As atividades propostas foram construídas para este efeito usando a metodologia do Inquiry Based Science Learning.