Detetives do Clima 2023/2024 | 6.ª edição

Caros amigos e amigas da Terra, é com muito prazer que vos damos as boas-vindas à 6.ª edição dos Detetives do Clima. Temos uma novidade: os Climate Detectives Kids !

QUEM SÃO OS DETETIVES DO CLIMA?

A ESA lançou um desafio climático a todos os estudantes com idades compreendidas entre os 6 e os 19 anos: identificar, monitorizar e comunicar à comunidade um problema climático local.

(Clique na imagem)

Iniciados

Idades: Recomendado p/ 8 - 12 anos

Prazo: 25 de abril de 2024

Vertente: Não-competitiva · Duração: 1 hora por atividade · Equipas: Toda a turma

Coordenação: Agência Espacial Europeia ( ESA )

Inscrições: Ver página da ESA dos Detetives do Clima (ver secção 'Como participar?')

 

 

Este ano temos uma nova categoria, o Climate Detectives Kids!

Os alunos mais novos ou estreantes neste projeto são desafiados a realizar atividades centradas no ambiente ou clima da Terra e que estejam relacionadas com o Espaço. As atividades não devem ter mais de 1 hora e os professores / educadores que orientarem as equipas podem escolher a metodologia utilizada.

Todas as equipas participantes ganham distintivos por cada atividade cumprida e têm direito a certificados de participação digitais da ESA.

No final, todos os trabalhos são expostos na plataforma digital da ESA. Visite a galeria virtual da sua equipa com a sua família e amigos!

 

 

 

Porquê participar?

Os jovens estudantes que participarem no projeto Climate Detectives Kids ficarão a saber mais sobre a ciência e o ambiente da Terra, através de recursos de aprendizagem e atividades práticas especialmente selecionadas para o efeito. Compreenderão também a importância de respeitarmos o nosso ambiente.

A partilha dos trabalhos dos alunos na plataforma da ESA com as restantes equipas da comunidade europeia dos Detetives do Clima proporciona também momentos de aprendizagem para todos, como verdadeiros cientistas.

Caro(a) Detetive do Clima: Lembra-te que quanto mais soubermos sobre o nosso planeta, mais podemos fazer para o proteger!

 

 

 

Como participar?

Os docentes devem escolher uma das atividades propostas - ou criar uma nova - e apresentar uma descrição e uma fotografia do projeto dos seus alunos. Cada equipa pode apresentar 1, 2 ou 3 atividades nesta página da ESA .

As equipas que apresentarem uma só atividade receberão um distintivo de bronze. As que fizerem duas terão um distintivo de prata. E as que completarem três receberão um crachá de ouro e um certificado virtual como reconhecimento do seu trabalho de detetive, por protegerem o nosso planeta natal.

Nota : As atividades não têm de ser submetidas ao mesmo tempo.

 

Quem pode participar?

Faixa etária: As actividades dos Detetives do Clima para crianças são sugeridas para idades entre os 8 e os 12 anos, mas podem ser facilmente adaptadas a outros grupos etários e níveis de competências.

Equipas: As equipas não têm um número mínimo ou máximo de membros para participarem, mas os alunos são encorajados a trabalhar pelo menos com mais outra pessoa. Cada equipa deve ser apoiada por um chefe de equipa (professor, mentor, pais, etc.). As equipas familiares são bem-vindas.

Atividades sugeridas

Apresentamos alguns recursos educativos do ESERO Portugal (ver imagens) e atividades da ESA (ver lista) para a categoria Iniciados:

Kit educativo

Clique na imagem e selecione o Capítulo 1 – Observação da Terra e Alterações Climáticas, com destaque para as atividades Consequências das mudanças climáticas 1 e 2 .

Conjunto de atividades

Clique na imagem. Protocolo experimental com 3 atividades: Trata-se do tempo ou do clima? , Detetives do tempo e Repórteres do clima .

Animações em Português

Clique na imagem para ver todas as animações do Paxi. Sugerimos os episódios: Ciclo da água ; Efeito de estufa e O dia, a noite e as estações.

Animação em Português

Clique na imagem para ver o vídeo da ESA sobre a poluição oceânica por plásticos Observação do plástico oceânico... a partir do Espaço!

Eis algumas das atividades sugeridas pela ESA (em inglês):

 

Avançados

Idades: Recomendado p/ 13 - 19 anos

Prazo: 12 de dezembro de 2023

Vertente: Competitiva · Duração: Até 8 meses · Equipas: 2 Alunos - Toda a turma

Coordenação: ESERO Portugal

Inscrições: Ver secção ' Inscrições e regulamento '  

 

 

Os jovens detetives tiveram como missão identificar um problema climático local e investigá-lo. Para tal, usaram imagens de satélite, dados históricos sobre o clima e/ou fizeram as suas próprias medições no terreno. Depois propuseram uma forma de monitorizar esse problema ou mesmo de o atenuar.

Os participantes trabalharam em equipa para cumprirem a sua missão. Foi-lhes também que alertassem a sua comunidade para os perigos que descobriram. Esperamos poderem assim 'fazer a diferença'!

No final, os resultados de todas as equipas serão expostos na plataforma da ESA. Todas as equipas serão convidadas a participar num evento final online e os vencedores também marcarão presença num evento físico que terá lugar nas instalações da ESA.

 

 

 

Porquê participar?

Pretende-se essencialmente que os estudantes aprendam que o clima na Terra é um sistema complexo em constante mudança e que percebam a importância (e a urgência!) de respeitarmos o meio ambiente.

Os estudantes têm a oportunidade de interagir com cientistas e peritos climáticos através de webinars, ou tomando eles próprios a iniciativa de procurar apoio em universidades, centros de investigação locais ou outras organizações.

No final, os alunos promovem e expõem os seus resultados nas plataformas de partilha do ESERO Portugal e da ESA , que mostram o que as equipas têm feito ao longo dos anos, tanto a nível nacional como na comunidade europeia dos Detetives do Clima. Estas plataformas servem também para ajudar a sensibilizar as suas comunidades locais para os problemas investigados. 

Por fim, o evento físico presencial da ESA permite aos jovens conviver de perto com cientistas climáticos europeus e com as equipas vencedoras dos outros Estados Membros. Pretende-se que seja um momento de aprendizagem e de celebração.

 

 

 

Como participar?

Os docentes submeteram a proposta da(s) sua(s) equipa(s) através do preenchimento do formulário do ESERO Portugal .

Aconselhamos também a nossa ação de formação para professores ' EO Browser na sala de aula ' ( não é obrigatório fazer a ação para participar nos Detetives do Clima). 

Nota : A leitura do regulamento é OBRIGATÓRIA.

Apoio de cientistas e especialistas climáticos

Durante as principais fases do projeto, os alunos podem contar com o apoio de especialistas no campo da Observação da Terra e do Clima. Se assim o desejarem, podem receber feedback científico sobre os seus planos de investigação e colocar-lhes perguntas por e-mail.

Numa fase mais avançada do projeto, o ESERO Portugal - e eventualmente a ESA - realizará um webinar intitulado 'Pergunta às Cientistas' , durante o qual os alunos poderão colocar as suas dúvidas às cientistas convidadas. Os participantes serão informados na devida altura como deverão proceder para se inscrever.

(Re)veja os  webinars da ESA  das edições anteriores e as sessões 'Pergunta ao Cientista' apresentadas pelo ESERO Portugal na 3.ª e 5.ª edições do projeto. Na edição de 2020/2021, o astronauta Thomas Pesquet respondeu às perguntas de algumas equipas durante o evento final desse ano letivo.

As 3 Fases da Missão

O projeto encontra-se dividido em 3 fases distintas para a categoria Avançados :

 

  • Fase 1 - As equipas identificam um problema relacionado com o ambiente ou o clima da Terra;

  • Fase 2 - As equipas investigam o problema utilizando imagens de satélite reais ou as suas próprias medições no terreno;

  • Fase 3 - As equipas propõem ações para 'fazer a diferença' e partilham os seus resultados.

 

Todas as fases são descritas em detalhe no 'Guia do Professor'. Este documento fornece um conjunto de passos e abordagens que os professores podem empregar com os alunos para garantir que a participação no projeto dos Detectives do Clima replica o método científico.

Descarregue aqui o Guia do Professor em formato PDF (Inglês) ou consulte mais informações sobre cada fase na página da ESA .

 

 

 

Quem pode participar?

Faixa etária: Todos os alunos com idades 8 - 19 anos podem participar. Aconselha-se no entanto que tenham mais de 13 anos de idade.

Equipas: As equipas devem ser constituídas por um mínimo de dois alunos até à totalidade da turma. Cada equipa deve ser supervisionada por um professor ou mentor, que será o seu ponto de contacto com o ESERO Portugal.

Temas propostos

O projeto esteve centrado num dos temas Terra / Clima / Ambiente , no contexto espacial da Observação da Terra. Há também várias palavras e expressões-chave que os alunos tiveram de compreender e utilizar neste projeto:

Clima · Alterações climáticas · Tempo atmosférico · Eventos meteorológicos · Combustíveis fósseis · Efeito de estufa · Gases com efeito de estufa · Aquecimento global · Poluição ambiental

 

Recursos Educativos

Apresentamos aqui vários materiais de apoio para ambas as categorias:

( Nota : O botão dos Recursos para Avançados já está ativo!)

 

Recursos para Iniciados

Recursos para Avançados

Recursos da ESA

Inscrições e regulamento

Para a categoria Avançados:

 

Inscrições Encerradas

Os docentes devem clicar no botão para aceder ao formulário de inscrição da(s) sua(s) equipa(s). Clique também nas imagens que se seguem para descarregar o Regulamento oficial (Português) e o Guia do Professor (Inglês) da presente edição.

Nota : São dois documentos distintos.

Novidades!

A 6.ª edição dos Detetives do Clima traz muitas novidades. Começamos por destacar duas, mas não deixe de ver as restantes:

 

  • A pedido da própria ESA, o prazo de inscrições para a categoria Avançados foi alargado para 12 de dezembro.  
  • Será selecionada uma equipa de 6 elementos e um(a) professor(a) para um encontro no ESRIN (Centro de Observação da Terra da ESA) nos dias 24 e 25 de maio! (Serão dadas mais informações mais tarde)

  • Participação alargada a alunos dos 6 aos 19 anos de idade
  • Duas categorias: Avançados e Iniciados
  • Vertente competitiva para uma delas
  • Página dos Detetives do Clima da ESA em Português
  • Projetos centrados em Terra / Clima / Ambiente (em vez de Clima)
  • Sem restrições no formato ou software Europeus utilizados
  • Formação de professores (25 e 26 de outubro, saiba tudo aqui !)

  • Galeria virtual anual do ESERO Portugal para os trabalhos finais (ver aqui a do ano passado)
  • Todas as equipas ganham certificados digitais da ESA
  • Todos os Iniciados ganham distintivos da ESA
  • Todos os Avançados participam no evento final online da ESA
  • A equipa vencedora (Avançados) participa num evento físico final nas  instalações da ESA
Uma equipa dos Detetives do Clima da Grécia recebe um certificado no Simpósio 'Living Planet' da ESA em 2019, que decorreu em Milão, na Itália.
Plataforma de partilha do ESERO Portugal para os projetos nacionais da 5.ª edição.

Caro Detetive do Clima...

... Se estiveres interessado(a) em aprender mais sobre o Clima e quiseres tomar medidas para proteger o nosso planeta, este desafio é para ti! Não te esqueças de rever o regulamento do projeto para ficares a par de tudo o que precisas de saber para poderes ser um Detetive Climático e 'fazer a diferença', preservando a Terra!

Para mais informações sobre a categoria Avançados , contacta o ESERO Portugal através do e-mail  eseroportugal@cienciaviva.pt.

Para a categoria Iniciados , contacta a ESA para Climate.Detectives@esa.int.