
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduado em Tecnologias Espaciais. Iniciou o seu percurso profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993 com a participação em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular pelos Segmentos Espaço e Terra.
Em 2019 entrou na Agência Espacial Portuguesa como membro da Direção e cerca de um ano depois foi nomeado seu Presidente. A Agência é responsável por promover e executar a Estratégia “Portugal Espaço 2030” e articular a gestão dos vários programas nacionais ligados ao Espaço, fomentando o investimento, a criação de emprego qualificado e a prestação de serviços ligados a ciências e tecnologias do Espaço em estreita articulação com a Agência Espacial Europeia ( ESA ).

Nascida em Itália, obteve o Mestrado em Matemática e Astronomia pela Universidade de Roma La Sapienza. Entre 1998 e 2009 trabalhou como Coordenadora de Informação Científica na Agência Espacial Europeia (ESA) no European Space research and TEchnology Centre (ESTEC) , em Noordwijk, nos Países Baixos.
Atualmente é a Chefe da Unidade de Coordenação e Divulgação, Gabinete de Educação e Gestão do Conhecimento no Departamento Educativo da ESA no ESTEC, cargo que ocupa desde 2012. Coordena o trabalho de todos os ESEROs dos Estados Membros da ESA.

Coordenadora do Projeto ESERO a nível Europeu no Departamento de Educação da Agência Espacial Europeia ( ESA ).
Licenciada em Matemática no ramo da Educação pela Faculdade de Ciências de Lisboa, foi também professora desta disciplina. Mais tarde completou o Mestrado em Gestão de Comunicação Internacional em Haia, nos Países Baixos.
Trabalha na ESA há mais de 15 anos, onde tem desempenhado diversas funções nas áreas da comunicação de missões de Observação da Terra, Exploração Espacial e gestão de projetos internacionais ligados à Comunicação e Educação.

Doutorado em Astrofísica pelo Observatório de Paris, é Professor do Departamento de Física Faculdade de Ciências da ULisboa (FCUL) e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
Especialista em atmosferas planetárias, liderou a equipa que descobriu vento meridional em Vénus. É também o representante nacional da missão Ariel , aprovada pela ESA, que irá estudar em detalhe as atmosferas de exoplanetas. Esta missão integra vários investigadores do IA, FCUL e da Universidade do Porto.
Conheça melhor o seu trabalho como astrofísico na nossa página dedicada às carreiras espaciais e aproveite para ver o seu vídeo sobre exploração espacial , na nossa secção dos recursos educativos.

Astrobióloga e Professora Associada no Instituto Superior Técnico (IST). Dedica-se ao estudo da deteção de bio-assinaturas no Espaço e à potencial contribuição dos compostos orgânicos presentes nos meteoritos e cometas para a origem da vida na Terra.
É coinvestigadora de duas missões da Agência Espacial Europeia, OREOcube e EXOcube , que serão instaladas na Estação Espacial Internacional no futuro.
Conheça melhor o seu trabalho como astrobióloga na nossa página dedicada às carreiras espaciais e aproveite para ver a entrevista que deu à Visão em 2021, na nossa secção dos recursos educativos.

Jarle Brinchmann é norueguês e é o Diretor do Centro de Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Doutorado em Astrofísica pela Universidade de Cambridge, dedica-se ao estudo da evolução física das galáxias. Trabalhou na Universidade de Oxford, no Instituto Max Planck de Astrofísica e lecionou no Observatório de Leiden entre 2008 e 2018.
É um dos dois coordenadores científicos da missão espacial Euclid e integra a equipa científica do espetrógrafo de campo integral MUSE, onde lidera o estudo de galáxias anãs ultra-fracas para obter informações sobre as propriedades da matéria escura.

Jorge Rocha é Doutorado em Física pela University of California Santa Barbara (UCSB) e trabalha nas áreas da Gravitação, Física das altas energias e Física-Matemática. A sua principal área de investigação incide sobre o estudo de buracos negros e outras soluções da teoria da Relatividade Geral, bem como das suas diversas generalizações.
Atualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Matemática do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e está afiliado ao Centro de Astrofísica e Gravitação (IST).
Jorge Rocha é revisor regular de 12 das principais revistas internacionais da sua área, bem como de projetos internacionais de I&D. É também membro integrante da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.

Doutorado em Astrofísica pela Universidade de Granada, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do CENTRA - Centro de Astrofísica e Gravitação.
Coordena a participação nacional na missão Gaia da ESA, lançada em 2013, com o objectivo de fazer a reconstituição dinâmica 3D da Via Láctea. Dedica-se ao estudo da formação, estrutura e evolução da nossa galáxia. O seu trabalho recente inclui a produção de um mapa da Via Láctea , para o qual estudou mais de mil mihões das suas estrelas.
Trabalha com o Astronomy Working Group da ESA, que analisa e emite recomendações sobre a implementação de missões espaciais no campo da Astronomia. Dirige a revista Astronomy & Astrophysics e preside a Sociedade Portuguesa de Astronomia desde 2010.

Rita Durão é doutorada em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico e é investigadora no Núcleo de Observação da Terra do Instituto Português do Mar e da Atmosfera ( IPMA ).
As suas principais áreas de investigação são Eventos Climáticos Extremos, Qualidade do Ar, Incêndios Florestais, Modelos de Redes Neuronais, Modelação Geoestatística e Aplicações Ambientais.
Tem integrado várias equipas em projectos nacionais de investigação, nos quais estudou por exemplo o fenómeno da desertificação em Portugal e realizou estudos de longo-prazo em Ecologia, entre outros. Trabalhou também em projetos internacionais financiados pela UE, como FirEUrisk , ARISTOTLE 2-ENHSP , SADMO e Desurvey.

Formado em Ciências Militares, fez na área da Defesa a sua carreira profissional. Mais tarde, enveredou pela área da Cartografia e Sistemas de informação Geográfica, tendo-se licenciado e completado o mestrado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da ULisboa.
A par da carreira militar, tem a seu cargo várias responsabilidades e projetos de investigação na área da aquisição de dados por processos Fotogramétricos e Deteção Remota. Trabalha atualmente na Agência Espacial Portuguesa, onde comunica e coordena iniciativas desta instituição com outras entidades parceiras.

Doutorado em Georrecursos, Leonardo Azevedo é investigador do Centro de Recursos Naturais e Ambiente ( CERENA ) do Instituto Superior Técnico ( IST ). É também Professor do Departamento de Engenharia Civil, Georrecursos e Arquitetura desta universidade.
Atualmente dedica-se à integração de dados geofísicos na criação de modelos da subsuperfície terrestre através da geoestatística, à caraterização sísmica de reservatórios de hidrocarbonetos e à avaliação da incerteza na modelação destes últimos.
Esta investigação está centrada em problemas reais da indústria e é desenvolvida em estreita colaboração com as principais empresas petrolíferas nacionais e internacionais.

Ana Paulino-Afonso é doutorada em Astronomia e Astrofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Trabalhou como Investigadora no Centro de Astrofísica e Gravitação do Instituto Superior Técnico ( CENTRA /IST), onde exerceu o cargo de Assistente Pedagógica do Departamento de Física do IST.
Trabalha atualmente no Instituto de Astrofísica do Centro de Astronomia da Universidade do Porto no campo da Astrofísica Extragalática e Cosmologia Observacional desde Novembro de 2021. Faz uso da aprendizagem de máquinas e modelos matemáticos para desvendar os mistérios do Universo.

Tomás Silva é estudante de doutoramento em Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
Integrou a equipa de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço que descobriu Bário na atmosfera de dois exoplanetas gigantes gasosos ultra-quentes, WASP-76 b e WASP-121 b. Trata-se do elemento mais pesado alguma vez encontrado na atmosfera de um exoplaneta, ainda para mais nas suas camadas superiores.

Fundador e Diretor Executivo da Science Now , um estúdio de design multidisciplinar de ciência especializado em desenvolver várias formas de comunicação em C&T. Desenvolve projetos nas áreas da comunicação científica, inovação e educação.
Presidente da New Space Foundation , uma organização sem fins lucrativos que apoia a exploração e a utilização do Espaço como uma ferramenta para o desenvolvimento científico, industrial, económico e social, tanto na Polónia como na Europa.
É também um dos responsáveis pela iniciativa Direction Earth/Space , organizada pela ESA em parceria com as Capitais Europeias da Juventude (EYC). Este projeto dá a um vasto público a oportunidade de conhecer o nosso planeta sob uma perspetiva espacial. Ainda com a ESA, criou e produziu os projetos Ambition , Ambition - Epilogue e Rosetta VR .
É Diretor Associado da Platige Image , um prestigiado estúdio polaco de tecnologia criativa, cinema e efeitos visuais. Por fim, trabalha com a Universidade de Leiden no grupo Astronomia e Sociedade .