10.ª Conferência de Professores EspAciais

Uma Década a Educar para o Espaço 

 

A 10.ª Conferência de Professores EspAciais decorreu nos passados dias 17 e 18 de novembro. O tema deste ano foi Uma Década a Educar para o Espaço , em comemoração do aniversário dos 10 anos de existência do ESERO Portugal.

Como sempre, esta conferência destinou-se aos professores de TODOS os níveis e grupos de ensino. Não quisemos deixar ninguém de fora! O processo de acreditação destinou-se aos grupos de docência 230 , 420 , 500 , 510 e 520 , de acordo com as indicações dadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. A 10.ª edição da conferência foi realizada em formato presencial no Pavilhão do Conhecimento e teve como plano de fundo um cenário muito "espAcial" - a nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento, intitulada "Missão Espaço".

 

Introdução e objetivos Edição comemorativa Inscrições Programa Sessões e palestrantes Professores EspAciais

 

Celebrámos os 10 anos do ESERO Portugal com os professores e restantes convidados!

 

Consulte regularmente a página do ESERO Portugal para saber tudo sobre este e todos os outros eventos passados, presentes e futuros.

O que é?

A Conferência dos Professores EspAciais é um evento anual formativo, aberto a professores de TODOS os níveis e grupos de ensino, que incide sobre a temática do ESPAÇO.

 

Esta conferência é GRATUITA e desenvolve-se ao longo de 2 dias. No primeiro, oferecemos aos docentes várias sessões plenárias ministradas por cientistas e engenheiros especialistas do sector espacial. O segundo dia tem uma componente puramente prática, no qual os participantes realizam 4 workshops distintos. Os professores têm assim a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos e de adquirir muitos outros. Os workshops são replicados por 4 vezes ao longo do dia e os participantes ficam automaticamente inscritos em todos eles após o preenchimento do formulário .

Os professores são sempre convidados a participar ativamente ao longo da conferência, porque o ESERO acredita que a sua participação é extremamente benéfica e enriquecedora para todos aqueles que estão envolvidos no evento. São inclusivamente convidados a apresentar trabalhos realizados em sala de aula na rubrica Espaço aos Professores .

Serão ainda nomeados os Professores EspAciais deste ano, que nos ajudam a promover e a implementar as nossas atividades STEM em contexto de sala de aula com os seus alunos.

 

Os principais objetivos da organização desta conferência são os seguintes:

  • Promover a reflexão e partilha de experiências;

  • Contribuir para enriquecer a qualidade do ensino das ciências;

  • Apresentar novos recursos e estratégias para a sala de aula.

10 anos!

Esta edição teve ainda a particularidade de ser comemorativa . Celebrámos não só os 10 anos de existência desta iniciativa, como também os do próprio ESERO Portugal. Foi tempo de fazermos um balanço da evolução dos temas mais importantes abordados nas conferências anteriores, numa perspetiva de futuro.

Aproveitamos assim para recordar aqui as primeiras 9 edições:

 

De 2014 a 2022

 

Na 1.ª edição, em 2014, convidámos especialistas para falar aos docentes das distâncias em astronomia, da missão Gaia e Observação da Terra. No ano seguinte, tivemos vários cientistas portugueses a falar-nos de exoplanetas, astrobiologia e tecnologia espacial, e oferecemos 6 workshops distintos sobre estas temáticas aos docentes. Fizemos ainda uma ligação em direto à ESA para ouvir o astronauta francês Jean-Jacques Favier e conhecer a missão Rosetta , com o especialista espacial Eric Jurado.

A 3.ª Conferência foi a primeira a ter um tema: À descoberta de Marte . As sessões plenárias foram dadas por cientistas e engenheiros portugueses ligados à missão Exomars e ao estudo do Sistema Solar. Uma vez mais, ministrámos 6 workshops práticos com atividades adaptadas para a sala de aula - alguns deles dados por professores.

Seguem-se os vídeo-resumos da 4.ª, 5.ª e 6.ª edições da conferência. De destacar que em 2018 foram anunciados os primeiros Professores EspAciais do ESERO Portugal, em 2019 foi apresentado o papel da Agência Espacial na Educação e nestes 3 anos contámos sempre com a participação de um representante da ESA Education .

4.ª Conferência de Professores EspAciais

10 e 11 de novembro de 2017

 

Tema: Observação da Terra. Foram dadas 8 palestras por cientistas e engenheiros e fizemos uma ligação externa à Cité de l’Espace em Toulouse.

Os docentes fizeram 6 workshops e visitaram o Observatório Astronómico de Lisboa, onde assistiram a uma palestra sobre a astronomia portuguesa e mundial no séc. XIX.

5.ª Conferência de Professores EspAciais

28 e 29 de setembro de 2018

 

Tema: Vida Extraterrestre e Exploração Espacial. Sessões plenárias: procura de vida em exoplanetas e meteoritos, extremófilos e exploração espacial.

Workshops: geologia planetária, projeção de uma base lunar, criação de terrários, exploração planetária, identificação de meteoritos e métodos de deteção de exoplanetas.

6.ª Conferência de Professores EspAciais

15 e 16 de novembro de 2019

 

Tema: Exploração Espacial: Marte ou Lua?  Sessões plenárias: defesa planetária, limpeza espacial, inteligência artificial, a importância da mineralogia e as funções de um astronauta análogo.

Workshops: geologia planetária, programação, inteligência artificial, hidroponia, impressão 3D e lançamento de foguetões.

Nas edições de 2020 e 2021, durante a pandemia de COVID-19, a conferência foi realizada em formato online. Através de plataformas digitais e de curtas sessões diárias, conseguimos chegar a centenas de professores em todo o País. Como tal, não temos vídeo-resumos dessas 2 conferências. Em 2022, regressámos ao formato presencial.

 

7.ª Conferência de Professores EspAciais (online)

10 - 17 de novembro de 2020

 

Tema: Missões Espaciais - Observação da Terra. Sessões: Sentinel-6, astrofísica solar, reentrada na atmosfera e astrobiologia.

Foram realizados 3 workshops online, para o ensino básico e secundário: Improviso e dramatização no ensino das ciências, preparação e dinamização de visitas de estudo, e painéis solares.

Workshops e palestras da 7.ª Conferência

 

8.ª Conferência de Professores EspAciais (online)

9 - 13 de novembro de 2021

 

Tema: Da órbita da Terra aos confins do Universo. Sessões: telescópio espacial James Webb, portal RACE , dados de satélite, inteligência artificial (IA) e o programa educativo para o Espaço para 2030.

Foram realizados 4 workshops online, para o ensino básico e secundário: JWST, IA, Escape Room Espacial e EO Browser.

Workshops e palestras da 8.ª Conferência

 

 

9.ª Conferência de Professores EspAciais

9 e 10 de dezembro de 2022

 

Tema: Espaço para um futuro sustentável. Painéis com especialistas: 'Espaço e...' educação, sustentabilidade, monitorização, cibersegurança, telecomunicações e navegação.

4 Workshops presenciais: cidades do futuro, comunicação em ciência, cibersegurança e atividade exploratória em Marte.

E em 2023?

 

Este ano fizemos o possível para realizar um evento inesquecível e festejámos com todos os participantes, tal como já tivemos a oportunidade de o fazer na 10.ª final do CanSat Portugal . Em breve publicaremos uma página com fotografias e vídeos dos melhores momentos da conferência.

Inscrições

Os professores interessados em participar na 10.ª edição da Conferência de Professores EspAciais tiveram de preencher um formulário para confirmarem a sua inscrição, tanto nas sessões plenárias do primeiro dia, como em todos os workshops do segundo.

 

 

A TODOS os professores foi dada a oportunidade de se inscreverem nesta conferência. No entanto, de acordo com as indicações dadas pelo Conselho Cienfítico-Pedagógico da Formação Contínua, o processo de acreditação destina-se aos grupos de docência 230, 420, 500, 510 e 520 .

Programa

Todas as sessões plenárias tiveram lugar no primeiro dia, incluindo a nomeação dos Professores EspAciais 2023 e a rubrica  Espaço aos Professores .

O segundo dia foi dedicado exclusivamente aos workshops, que decorreram simultaneamente nos espaços físicos do Pavilhão do Conhecimento. Foram apresentadas 4 atividades práticas inovadoras para a sala de aula sobre várias temáticas, nas quais procurámos abranger vários níveis de escolaridade e diferentes áreas do currículo escolar. 

Mais informações  aqui  sobre o tema, conteúdos, palestras e workshops da 10.ª Conferência. Confira aqui e consulte a versão final do programa em PDF :

Sexta-feira, dia 17

 

10:00 - 10:30 | Sessão de Abertura

Monica Talevi – ESTEC   • Ana Noronha – Ciência Viva

10:30 - 11:00 | 10 anos do ESERO Portugal

Clara Niggebrugge – ESA Education

11:00 - 11:30 | Pausa para café

11:30 - 13:00 | O que há de novo sobre o Universo?

Ana Paulino-Afonso – CAUP   André Moitinho – FCUL  • Jarle Brinchmann – CAUP, FCUP   Jorge Rocha – ISCTE

Moderação: TBD

13:00 - 14:30 | Pausa para almoço

14:30 - 15:30 | O que há de novo sobre Sistemas Planetários?

Pedro Mota Machado – FCUL Zita Martins – IST  • Tomás Silva – FCUP

Moderação: TBD

15:30 - 16:30 | O que há de novo sobre a Observação da Terra?

Rita Durão – IPMA   António Franco – Agência Espacial Portuguesa Leonardo Azevedo – IST  

Moderação: TBD

16:30 - 17:00 | Pausa para café

17:00 - 18:00 | Keynote speaker - Making-of do documentário "Ambition" , uma colaboração com a ESA (no âmbito dos 10 Anos da Missão Rosetta)

Jan Pomierny – Science Now

18:00 - 18:30 | Professores EspAciais 2023 (espaço reservado aos docentes)

18:30 - 19:00  | Espaço: Os próximos 10 anos

Ricardo Conde – Agência Espacial Portuguesa

19:00 - 19:45 | Espaço aos Professores (espaço reservado aos docentes)

19:45 - 21:00 | Jantar da Conferência (oferecido pelo ESERO Portugal)

21:00 - 22:30 | Celebração dos 10 anos do ESERO Portugal

Clara Cruz Niggebrugge – ESA Education • Rosalia Vargas – Ciência Viva

 

 

 

Sábado, dia 18

 

Workshop A - O Telescópio Espacial James Webb  

Workshop B - Observação da Terra com o Astro Pi  

Workshop C - Reabilitação de Astronautas  

Workshop D - Ferramentas digitais

 

( Nota : os workshops decorrem simultaneamente em cada sessão)

 

09:30 - 11:00 | Primeira sessão de workshops

11:00 - 11:30 | Pausa para café

11:30 - 13:00 | Segunda sessão de workshops

13:00 - 14:30 | Pausa para almoço

14:30 - 16:00 | Terceira sessão de workshops

16:00 - 16:30 | Pausa para café

16:30 - 18:00 | Quarta sessão de workshops

18:00 - 18:30 | Sessão de Encerramento

Palestrantes

 

Ricardo Conde · Presidente da Agência Espacial Portuguesa

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduado em Tecnologias Espaciais. Iniciou o seu percurso profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993 com a participação em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular pelos Segmentos Espaço e Terra.

Em 2019 entrou na Agência Espacial Portuguesa como membro da Direção e cerca de um ano depois foi nomeado seu Presidente. A Agência é responsável por promover e executar a Estratégia “Portugal Espaço 2030” e articular a gestão dos vários programas nacionais ligados ao Espaço, fomentando o investimento, a criação de emprego qualificado e a prestação de serviços ligados a ciências e tecnologias do Espaço em estreita articulação com a Agência Espacial Europeia ( ESA ).

Monica Talevi · Head of STEM Education and Outreach Unit no ESTEC, ESA

Nascida em Itália, obteve o Mestrado em Matemática e Astronomia pela Universidade de Roma La Sapienza. Entre 1998 e 2009 trabalhou como Coordenadora de Informação Científica na Agência Espacial Europeia (ESA) no European Space research and TEchnology Centre (ESTEC) , em Noordwijk, nos Países Baixos.

Atualmente é a Chefe da Unidade de Coordenação e Divulgação, Gabinete de Educação e Gestão do Conhecimento no Departamento Educativo da ESA no ESTEC, cargo que ocupa desde 2012. Coordena o trabalho de todos os ESEROs dos Estados Membros da ESA.

Clara Cruz Niggebrugge · Coordenadora do ESERO e projetos Europeus de Educação STEM na ESA

Coordenadora do Projeto ESERO a nível Europeu no Departamento de Educação da Agência Espacial Europeia ( ESA ).

Licenciada em Matemática no ramo da Educação pela Faculdade de Ciências de Lisboa, foi também professora desta disciplina. Mais tarde completou o Mestrado em Gestão de Comunicação Internacional em Haia, nos Países Baixos.

Trabalha na ESA há mais de 15 anos, onde tem desempenhado diversas funções nas áreas da comunicação de missões de Observação da Terra, Exploração Espacial e gestão de projetos internacionais ligados à Comunicação e Educação.

Pedro Mota Machado · Investigador no IA e Professor do Departamento de Física da FCUL

Doutorado em Astrofísica pelo Observatório de Paris, é Professor do Departamento de Física Faculdade de Ciências da ULisboa (FCUL) e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Especialista em atmosferas planetárias, liderou a equipa que descobriu vento meridional em Vénus. É também o representante nacional da missão Ariel , aprovada pela ESA, que irá estudar em detalhe as atmosferas de exoplanetas. Esta missão integra vários investigadores do IA, FCUL e da Universidade do Porto.

Conheça melhor o seu trabalho como astrofísico na nossa página dedicada às carreiras espaciais e aproveite para ver o seu vídeo sobre exploração espacial , na nossa secção dos recursos educativos.

Zita Martins · Investigadora e Professora no Instituto Superior Técnico

Astrobióloga e Professora Associada no Instituto Superior Técnico (IST). Dedica-se ao estudo da deteção de bio-assinaturas no Espaço e à potencial contribuição dos compostos orgânicos presentes nos meteoritos e cometas para a origem da vida na Terra.

É coinvestigadora de duas missões da Agência Espacial Europeia, OREOcube e EXOcube , que serão instaladas na Estação Espacial Internacional no futuro.

Conheça melhor o seu trabalho como astrobióloga na nossa página dedicada às carreiras espaciais e aproveite para ver a entrevista que deu à Visão em 2021, na nossa secção dos recursos educativos.

Jarle Brinchmann · Investigador e Diretor do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Jarle Brinchmann é norueguês e é o Diretor do Centro de Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Doutorado em Astrofísica pela Universidade de Cambridge, dedica-se ao estudo da evolução física das galáxias. Trabalhou na Universidade de Oxford, no Instituto Max Planck de Astrofísica e lecionou no Observatório de Leiden entre 2008 e 2018.

É um dos dois coordenadores científicos da missão espacial Euclid e integra a equipa científica do espetrógrafo de campo integral MUSE,  onde lidera o estudo de galáxias anãs ultra-fracas para obter informações sobre as propriedades da matéria escura.

Jorge Rocha · Professor do ISCTE e Investigador do Centro de Astrofísica e Gravitação

Jorge Rocha é Doutorado em Física pela University of California Santa Barbara (UCSB) e trabalha nas áreas da Gravitação, Física das altas energias e Física-Matemática. A sua principal área de investigação incide sobre o estudo de buracos negros e outras soluções da teoria da Relatividade Geral, bem como das suas diversas generalizações.

Atualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Matemática do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e está afiliado ao Centro de Astrofísica e Gravitação (IST).

Jorge Rocha é revisor regular de 12 das principais revistas internacionais da sua área, bem como de projetos internacionais de I&D. É também membro integrante da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.

André Moitinho · Investigador do CENTRA e Professor da FCUL

Doutorado em Astrofísica pela Universidade de Granada, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do CENTRA - Centro de Astrofísica e Gravitação.

Coordena a participação nacional na missão Gaia da ESA, lançada em 2013, com o objectivo de fazer a reconstituição dinâmica 3D da Via Láctea. Dedica-se ao estudo da formação, estrutura e evolução da nossa galáxia. O seu trabalho recente inclui a produção de um mapa da Via Láctea , para o qual estudou mais de mil mihões das suas estrelas.

Trabalha com o Astronomy Working Group da ESA, que analisa e emite recomendações sobre a implementação de missões espaciais no campo da Astronomia. Dirige a revista Astronomy & Astrophysics e preside a Sociedade Portuguesa de Astronomia desde 2010.

Rita Durão · Investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Rita Durão é doutorada em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico e é investigadora no Núcleo de Observação da Terra do Instituto Português do Mar e da Atmosfera ( IPMA ).

As suas principais áreas de investigação são Eventos Climáticos Extremos, Qualidade do Ar, Incêndios Florestais, Modelos de Redes Neuronais, Modelação Geoestatística e Aplicações Ambientais.

Tem integrado várias equipas em projectos nacionais de investigação, nos quais estudou por exemplo o fenómeno da desertificação em Portugal e realizou estudos de longo-prazo em Ecologia, entre outros. Trabalhou também em projetos internacionais financiados pela UE, como FirEUrisk , ARISTOTLE 2-ENHSP , SADMO e Desurvey.

António Sousa Franco · Defense Liaison Officer na Agência Espacial Portuguesa

Formado em Ciências Militares, fez na área da Defesa a sua carreira profissional. Mais tarde, enveredou pela área da Cartografia e Sistemas de informação Geográfica, tendo-se licenciado e completado o mestrado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da ULisboa.

A par da carreira militar, tem a seu cargo várias responsabilidades e projetos de investigação na área da aquisição de dados por processos Fotogramétricos e Deteção Remota. Trabalha atualmente na Agência Espacial Portuguesa, onde comunica e coordena iniciativas desta instituição com outras entidades parceiras.

Leonardo Azevedo · Investigador do CERENA e Professor do IST

Doutorado em Georrecursos, Leonardo Azevedo é investigador do Centro de Recursos Naturais e Ambiente ( CERENA ) do Instituto Superior Técnico ( IST ). É também Professor do Departamento de Engenharia Civil, Georrecursos e Arquitetura desta universidade.

Atualmente dedica-se à integração de dados geofísicos na criação de modelos da subsuperfície terrestre através da geoestatística, à caraterização sísmica de reservatórios de hidrocarbonetos e à avaliação da incerteza na modelação destes últimos.

Esta investigação está centrada em problemas reais da indústria e é desenvolvida em estreita colaboração com as principais empresas petrolíferas nacionais e internacionais.

Ana Paulino-Afonso · Investigadora no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Ana Paulino-Afonso é doutorada em Astronomia e Astrofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Trabalhou como Investigadora no Centro de Astrofísica e Gravitação do Instituto Superior Técnico ( CENTRA /IST), onde exerceu o cargo de Assistente Pedagógica do Departamento de Física do IST.

Trabalha atualmente no Instituto de Astrofísica do Centro de Astronomia da Universidade do Porto no campo da Astrofísica Extragalática e Cosmologia Observacional desde Novembro de 2021. Faz uso da aprendizagem de máquinas e modelos matemáticos para desvendar os mistérios do Universo.

Tomás Silva · Doutorando em Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Tomás Silva é estudante de doutoramento em Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Integrou a equipa de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço que descobriu Bário na atmosfera de dois exoplanetas gigantes gasosos ultra-quentes, WASP-76 b e WASP-121 b. Trata-se do elemento mais pesado alguma vez encontrado na atmosfera de um exoplaneta, ainda para mais nas suas camadas superiores.

Jan Pomierny · Diretor Executivo da Space Now e Presidente da New Space Foundation

Fundador e Diretor Executivo da Science Now , um estúdio de design multidisciplinar de ciência especializado em desenvolver várias formas de comunicação em C&T. Desenvolve projetos nas áreas da comunicação científica, inovação e educação. 

Presidente da New Space Foundation , uma organização sem fins lucrativos que apoia a exploração e a utilização do Espaço como uma ferramenta para o desenvolvimento científico, industrial, económico e social, tanto na Polónia como na Europa.

É também um dos responsáveis pela iniciativa Direction Earth/Space , organizada pela ESA em parceria com as Capitais Europeias da Juventude (EYC). Este projeto dá a um vasto público a oportunidade de conhecer o nosso planeta sob uma perspetiva espacial. Ainda com a ESA, criou e produziu os projetos Ambition , Ambition - Epilogue e Rosetta VR .

É Diretor Associado da Platige Image , um prestigiado estúdio polaco de tecnologia criativa, cinema e efeitos visuais. Por fim, trabalha com a Universidade de Leiden no grupo Astronomia e Sociedade .