Hack an Exoplanet

Hackathon da ESA Education

 

 

O “Hack an Exoplanet” foi o primeiro Hackathon da ESA Education que permitiu que os alunos desvendassem mistérios sobre Exoplanetas. Um desafio à altura de um autêntico investigador do Cosmos!

 

No dia 15 de abril de 2023, o ESERO Portugal , em colaboração com a ESA , organizou o primeiro evento presencial “Hack an Exoplanet” na Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa. Equipas de estudantes do ensino secundário tiveram a oportunidade de analisar dados de satélite reais recolhidos por Cheops e “piratear” estes misteriosos planetas. 

 

Este evento contou com a participação dos investigadores Rui Agostinho e Pedro Mota Machado .

Sabes o que é um Exoplaneta?

 

É um planeta que se encontra fora do nosso Sistema Solar, e que orbita uma estrela diferente do nosso Sol.

Existe uma missão espacial exclusivamente dedicada ao estudo destes corpos, o CHEOPS - CHaracterising ExOPlanet Satellite. No início de 2023, este telescópio espacial da ESA observou dois alvos: KELT-3b e TOI-560c. O desafio que a ESA Education te lança neste hackathon é o de traçar os perfis destes misteriosos planetas, através um conjunto de problemas que testam os teus conhecimentos de física e astronomia.

Inscrições

 

As inscrições encontram-se agora encerradas. Os estudantes do ensino secundário foram convidados a forma equipas com outros 4 - 6 colegas (máximo de 7 alunos por equipa). A participação de um docente não foi obrigatória. 

As equipas tiveram de submeter o seu relatório científico sobre o TOI-560c à ESA nesta página . Os investigadores que colaboram na missão CHEOPS avaliaram o trabalho dos grupos e os melhores foram publicados . As equipas vencedoras receberam prémios, incluindo a participação num webinar com Didier Queloz – vencedor do Prémio Nobel da Física de 2019! – a 17 de Julho de 2023. A data limite para a submissão de trabalho foi 14 de Junho de 2023.

Para ajudar os alunos na sua missão, a ESA disponibilizou vários recursos educativos.

Apoios e Organização