Fotos e vídeos do Hackathon

 

Em outubro de 2023, o ESERO Portugal realizou um Hackathon sobre a Observação da Terra no Pavilhão do Conhecimento.

 

Cerca de 80 alunos do secundário foram divididos em grupos e tiveram 24 horas para apresentar respostas a um cenário de catástrofe provocado por um tsunami em Lisboa! Os alunos tiveram o apoio de vários mentores, alguns especialistas convidados, membros do staff e os seus próprios professores.

Veja aqui a descrição do evento, o vídeo com as apresentações finais das equipas e fotografias com os melhores momentos do Hackathon.

 

 

Palestras Equipas e mentores Apresentações Página do evento

Palestras dos especialistas convidados

O ESERO Portugal convidou quatro especialistas de diferentes instituições para darem apoio aos alunos participantes. Os convidados deram palestras sobre o tema proposto e apoiaram os trabalhos dos alunos no papel de mentores.

O painel com todos os convidados, moderado por Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva.
Maria Ana Baptista, do Instituto Dom Luiz, explicou o que são tsunamis e deu um contexto histórico global sobre este fenómeno aos alunos.
Apresentação de Maria Ana Baptista
Maria Ana Baptista explica a etimologia da palavra 'tsunami'.
António Franco, da Agência Espacial Portuguesa, falou da importância das imagens de satélite na monitorização de fenómenos climáticos extremos, nomeadamente de tsunamis.
Apresentação de António Franco
Giuseppe Cornaglia, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, deu aos alunos uma visão dos planos de proteção civil, da evacuação e das infraestruturas críticas nos possíveis locais afetados por um tsunami em Lisboa.
Miguel Inácio, da Câmara Municipal de Lisboa, falou aos alunos do Programa Resist, projeto municipal de promoção da resiliência sísmica das infraestruturas urbanas da cidade.
Apresentação de Miguel Inácio
Os alunos tiveram ainda à sua disposição material cedido pelo Centro de Informação Geoespacial do Exército: cartas militares, impressão de uma simulação do aumento do nível de água em Lisboa, e suporte digital com informação cartográfica.

Equipas e mentores

Os alunos, divididos em equipas, trabalharam durante a tarde e noite do primeiro dia, sob a supervisão dos mentores convidados, da equipa do ESERO Portugal e de alguns dos seus professores. Tiveram também acesso a vários materiais e ferramentas para os ajudar a preparar a apresentação do dia seguinte.

Nessa noite, os alunos e alguns dos seus professores dormiram no Pavilhão do Conhecimento, nos seus sacos-cama, em salas especialmente preparadas para o efeito.

Apresentações finais

Na manhã do segundo dia, os alunos apresentaram os resultados do seu trabalho ao público presente, formado por professores, famílias, staff e convidados. No final, Miguel Inácio, do Programa ReSist da CML, e Ana Noronha deram o seu feedback às equipas; e os alunos receberam os seus certificados de participação em ambiente de grande festa.