O Módulo de Serviço Europeu
A primeira fase da missão Artemis consiste na realização de uma viagem de teste não-tripulada da nave espacial Orion da NASA em torno da Lua. Se esta viagem for bem sucedida, numa fase posterior os astronautas terão a oportunidade de voltar a pisar o solo lunar. Mas esta missão só será possível graças ao Módulo de Serviço Europeu, concebido e construído pela ESA. O que é então o módulo de serviço de uma nave?
Trata-se do principal responsável pela energia e propulsão de uma nave espacial, que fornece todas as necessidades básicas à sua tripulação. Tal como uma locomotiva que puxa as carruagens com os seus passageiros, este componente da nave leva a cápsula com os seus astronautas até ao seu destino e depois regressa à Terra, separando-se do veículo antes da reentrada.

Figura 1. Imagem artística da Orion com o Módulo Espacial Europeu a orbitar a Lua.
Antes do lançamento de cada missão lunar, o Módulo de Serviço Europeu deverá ter mais de 13.500 kg no total. Por sua vez, a nave Orion deverá ter uma massa superior a 20 toneladas. Assim, temos:
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8600 kg de propelente utilizável;
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240 kg de água potável;
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30 kg de nitrogénio;
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90 kg de oxigénio;
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Volume de carga útil máximo de 0,57 metros cúbicos ;
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Peso da carga até 380 kg
A imagem da Figura 3 mostra-nos o logo da ESA para o primeiro Módulo de Serviço Europeu, utilizado no primeiro voo da Orion.


Figura 4. Em montagem na Airbus em Bremen, o MSE-2 é o motor da nave Orion que fará a sua primeira missão tripulada, Artemis II. Tem lançamento previsto para 2022.

Figura 5. A estrutura que levará a primeira mulher e o próximo homem à Lua na missão Artemis III chega ao hall de integração da Airbus em Bremen, na Alemanha.