Missão Space Lab do Astro Pi 2022/2023

   Objetivos | Participantes | Oferta de Kit | Etapas | Inscrições | Prazos e datas importantes | Regulamento | Vídeos

Objetivos

Este projeto é destinado a jovens estudantes que queiram realizar a sua própria experiência científica nos kits Astro Pi que se encontram a bordo da ISS. O desafio consiste em projetar e codificar essa atividade utilizando os sensores ambientais e as câmeras dos dois novos computadores Astro Pi da estação. Os alunos devem trabalhar em equipa com a ajuda de um mentor que os apoia ao longo de 9 meses.

A experiência escolhida deve incidir sobre um de dois temas: “ Vida no Espaço ” ou “ Vida na Terra ”: Para o tema “Vida na Terra”, será utilizado o computador que está equipado com uma câmera de infravermelhos e que foi colocado em frente de uma das janelas da ISS, com vista para a Terra. Para o tema “Vida no Espaço”, será utilizado o computador que se encontra equipado com uma câmera para a deteção de luz que lhe permite investigar a vida dentro do módulo Columbus da ISS.

As melhores experiências serão aprovadas para serem realizadas na ISS. As equipas selecionadas terão depois a oportunidade de aceder aos seus resultados e de escrever um relatório que será avaliado por cientistas da ESA. Os melhores relatórios determinarão os vencedores deste desafio europeu.

Condições de participação

Todos os alunos com idades iguais ou inferiores a 19 anos podem participar. As equipas devem ser formadas por 2 a 6 elementos. Recordamos que a categoria Space Lab do Desafio Astro Pi tem um nível de dificuldade mais elevado, pelo que é recomendada para alunos do Ensino Secundário ou do 3.º ciclo do Ensino Básico. 

Oferta de kit Astro Pi

As equipas cujas propostas forem aceites receberão um kit Astro Pi novinho em folha para as ajudar a projetar e testar as suas experiências na Terra! Para além disso, as equipas que realizarem experiências envolvendo machine learning , fotografias no infravermelho ou detetores de movimento terão direito também a material extra  gratuito.

 

Todas as etapas

A Missão Space Lab funciona durante 9 meses em quatro fases, desde o registo da ideia até à análise de dados.

O desafio consiste em conceber e escrever um programa para uma experiência científica que melhore a nossa compreensão tanto da Vida na Terra como da Vida no Espaço.

As melhores experiências serão realizadas na ISS e as equipas terão a oportunidade de analisar os seus resultados e de apresentar um relatório científico.

Conheça todas as etapas ao detalhe clicando neste link. LER MAIS >>

Inscrições

O mentor de cada equipa deve fazer a inscrição dos seus alunos nesta página , clicando em log in . Aqui poderá gerir as suas equipas, ideias e experiências científicas que planea executar. O conteúdo será guardado depois de submeter cada passo e poderá retomar a sua sessão sempre que quiser.

Prazos e datas importantes

Os mentores das equipas devem apresentar um plano da experiência científica idealizada pelos seus alunos até 28 de outubro de 2022 . Se o seu plano for aprovado, a equipa receberá um Kit Astro Pi e terá de submeter o seu programa até 24 de fevereiro de 2023 .

Em abril - maio , as experiências das equipas selecionadas receberão ordem de voo e serão executadas a bordo da ISS. Finalmente, em maio - junho , as equipas receberão os seus dados para análise e poderão escrever os seus relatórios, que devem ser submetidos pelos seus mentores.

Tanto as etapas como o cronograma da missão podem ser consultadas nesta página .

 

Regulamento

O regulamento da Missão Space Lab deve ser consultado aqui (em Inglês). Chamamos a atenção que dispõe de várias seções diferentes disponíveis no menu à esquerda na página. Consulte também os critérios exigidos para as experiências e o cronograma .

Vídeos

Aplicações úteis dos novos Astro Pi's

O vídeo "New Possibilities" da ESA Education tem várias informações úteis sobre os novos computadores Astro Pi da ISS e dá alguns exemplos do tipo de experiências que podem ser realizadas no Espaço pelos participantes: 

 

Testemunhos de vários participantes

Ouça o testemunho de um aluno europeu que participou numa das edições anteriores do desafio Missão Space Lab. Conheça também uma interessante história de dois mentores deste projeto .

 

Segundo lugar para Portugal em 2020/2021

Conheça a equipa Mag-AZ, constituída por 3 alunos do Ensino Secundário de Ponta Delgada, que em 2020/2021 conquistou o segundo lugar do Astro Pi nesta categoria . O prémio foi-lhes atribuído por terem mapeado o campo magnético da Terra.