Documentos oficiais da ESA e ESERO PT

Leiam o regulamento oficial da 5.ª edição dos Detetives do Clima e informem-se sobre as respetivas condições de participação. Esta versão foi escrita em Português pelo ESERO Portugal, no papel de Coordenadores Nacionais do projeto e também inclui uma lista de recursos educativos.

Para melhor apoiar os docentes que supervisionam o trabalho das equipas, a ESA desenvolveu também o ‘ Guia do Professor ’. O documento está em Inglês. 

O que quero investigar?

Tendo em conta os trabalhos apresentados pelos alunos ao longo de 4 edições de Detetives do Clima, a ESA criou uma pequena bibliografia online para os 7 temas que considerou ser os mais importantes: Tempo atmosférico e Clima ; Tempestades e tornados ; Inundações e secas ; Oceanos, mares e lagos ; Poluição atmosférica ; Fauna e Flora ; e Incêndios . Consulte-a na secção " I want to investigate... " na página oficial do projeto e selecione a opção desejada.

Figura 1.   Tempestades na Europa

Figura 2.  Secas em África

Figura 3.  Grandes incêndios na Califórnia

EO Browser

Esta ferramenta gratuita online torna possível navegar e comparar imagens de resolução total de todas as coleções de dados de satélites disponíveis. Visite a página do EO Browser , vá à sua área de interesse, selecione o intervalo de tempo desejado e a nebulosidade e inspecione os dados que obtiver. Experimente diferentes visualizações ou faça as suas próprias, descarregue imagens de alta resolução e crie vídeos com  timelapses .

A Figura 4 mostra as várias opções desta ferramenta. A criação de uma conta de utilizador permite a realização de mais funções. Para os docentes aconselha-se o modo 'Educação' – o ícone com o chapéu académico, indicado pela seta vermelha no canto superior direito da imagem.

Figura 4. O modo 'Educação' é uma ferramenta poderosa para mostrar a utilidade dos dados de satélite para vários fenómenos da indústria, especialmente para os estudantes. Na imagem: a mina Grasberg perto do Monte Jayawijaya, na Papua Central, Indonésia.

Uso gratuito dos dados de satélite da ESA

Os satélites  Sentinels  foram criados pela ESA para o  programa Copernicus da União Europeia (Figura 5). Cada um deles tem instrumentos tecnologicamente muito avançados que geram imagens e dados. A informação é gratuita e acessível a todos, dando aos participantes dos Detetives do Clima a oportunidade de se tornarem autênticos observadores da Terra. Saiba mais aqui .

Na Figura 6 vemos o delta do Danúbio a partir do Espaço. Consulte esta página da ESA e clique na mesma imagem para perceber como pode monitorizar o nosso planeta como se fosse um verdadeiro cientista!

Figura 5 . A 'família' de satélites Sentinels da ESA.  

Figura 6 . Os dados recolhidos pela missão Copernicus Sentinel-2 são utilizados para a monitorização da Terra.

Plano de investigação para a Fase 1

Recomenda-se que as equipas descarreguem o template dos Detetives do Clima (ver Figura 7) que para delinearem o seu plano de investigação na Fase 1 do projeto. No final, poderão submeter os seus resultados na plataforma oficial da ESA (Figura 8).

Figura 7 . Template para o plano de investigação de cada equipa.

Figura 8 . Exemplo do trabalho de uma equipa portuguesa que foi exposto na plataforma da ESA na 4.ª edição dos Detetives do Clima.

Recursos educativos

Os professores e os alunos têm à sua disposição alguns recursos didáticos da ESA. Podem também consultar a página do Clima para as Escolas , da Iniciativa da ESA para as Alterações Climáticas ( CCI , Climate Change Initiative). Esta página inclui uma série de recursos para a sala de aula que ajudam a envolver os estudantes na aprendizagem das alterações climáticas da Terra e da forma como monitorizamos o nosso planeta a partir do Espaço. Por fim, há ainda a partilha de exemplos de casos de estudo e alguns recursos multimédia que merecem ser explorados. Bons projetos!