Sobre a Missão X: informações gerais

Os exercícios propostos neste projeto escolar são baseados no treino físico realizado pelos astronautas durante a sua preparação para as missões espaciais. As equipas participantes deverão realizar diversas atividades em sala de aula que foram desenvolvidas em colaboração com cientistas espaciais e especialistas em exercício físico que trabalham com astronautas e agências espaciais em todo o mundo! 

 

A Missão X consiste em dois tipos de atividades: por um lado, os exercícios físicos que mostram aos participantes como devem testar a sua força, resistência, coordenação, equilíbrio e consciência espacial; e por outro, as atividades científicas que mostram aos jovens o que fazer para manterem o seu corpo saudável e forte. Todas elas são destinadas a alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, mas podem ser facilmente adaptadas a outros grupos etários e níveis de competências. 

 

Edição 2022/2023

Os alunos e professores podem começar por consultar o Guia de Boas-vindas do projeto e as inscrições das equipas devem ser feitas pelos professores neste formulário .

Os alunos são convidados a submeter as atividades que concluiram na Calculadora de Pontos online da Missão X para que os seus resultados possam ser avaliados. Esta plataforma digital vai ficar disponível na página oficial do projeto a partir do dia 16 de janeiro de 2023 .

Os resultados finais de cada país serão anunciados na página. Por fim, a soma dos pontos obtidos por todas as equipas dos países participantes será convertida em passos, que por sua vez ajudarão as mascotes Luna e Leo a caminhar os 384.400 km que separam a Terra da Lua. No final do desafio, todas as equipas receberão um certificado de participação. Para informações mais detalhadas sobre a presente edição da Missão X regresse à página principal .