Missão X 2022/2023: inscrições abertas

Coordenação nacional do ESERO Portugal

 

Os astronautas precisam de vários anos de formação para se prepararem para as suas missões no Espaço. A Missão X dá-te a oportunidade de treinares como eles em apenas 6 semanas! Aceitas o desafio?

As atividades da Missão X foram criadas para as aulas de Educação Física e de Ciências e mostram a importância de aliar o exercício físico a uma alimentação saudável. Para além disso, os pontos conquistados pelas equipas participantes ajudarão as mascotes Luna e Leo a chegar à Lua.

A Missão X é um projeto educativo gratuito da Agência Espacial Europeia ( ESA ) e da Agência Espacial do Reino Unido ( UKSA ) e é coordenada a nível nacional pelo ESERO Portugal, com a colaboração da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa ( FMH ). Destina-se a estudantes dos 8 aos 12 anos, mas as suas atividades podem ser adaptadas a outras idades. Inscreve-te já !

O que é a Missão X?

Os exercícios propostos neste projeto escolar são baseados no treino físico realizado pelos astronautas durante a sua preparação para as missões espaciais. As equipas participantes deverão realizar diversas atividades em sala de aula que foram desenvolvidas em colaboração com cientistas espaciais e especialistas em exercício físico que trabalham com astronautas e agências espaciais em todo o mundo! LER MAIS >>

Boas-vindas do Espaço!

Neste vídeo, o astronauta alemão Matthias Maurer da ESA aproveitou a sua última visita à Estação Espacial Internacional para te apresentar esta edição da Missão X. Aproveita também para consultar o Guia de Boas-Vindas do projeto e para conheceres as mascotes Leo e Luna (na figura).

Como participar?

É fácil! Segue os passos indicados:

     1. Pede ao teu professor(a) para inscrever a tua equipa na Missão X, através do preenchimento deste formulário . Se ele(a) quiser criar uma Conta de Líder de Equipa, terá também de se inscrever na página oficial  deste desafio.

     2. Consulta/descarrega as atividades propostas .

     3. Descarrega o diário de missão  e a  folha de registo de treinos   (estes documentos poderão ser atualizados em breve)

     4. No final de cada missão, visita a página internacional da Missão X para nos indicares que completaste mais uma atividade. Lembra-te que a Luna e o Leo precisam dos teus pontos para poderem chegar à Lua! Nota: a Calculadora de Pontos só estará disponível a partir de 16 de janeiro de 2023.

Segue o  cronograma da Missão X para te lembrares das tarefas que tens de cumprir (em atualização)  

Vídeos de astronautas

Apresentamos-te dois vídeos do astronauta italiano da ESA Luca Parmitano. No primeiro podes ver alguns dos exercícios físicos que os astronautas fazem no Espaço para se manterem saudáveis e em forma. O segundo vídeo mostra-te como foi o 10.º aniversário da Missão X em 2020.

Nota: ambos os vídeos têm legendas em Português no YouTube.

Recursos educativos

  • Formação de professores : no início de 2023, em data a anunciar, o ESERO Portugal irá realizar a sua ação anual de curta duração para professores sobre o "Treino de Astronautas". Esta formação baseia-se em muitos dos exercícios e conceitos da Missão X e é geralmente destinada a professores de todos os níveis de ensino, com particular destaque para o grupo de docência 620.

A última ação presencial foi realizada em 2019 e pode ser revista aqui .

  • Missão análoga a Marte AMADEE-20 : em 2021, o ESERO PT desafiou vários professores e alunos de diferentes níveis de escolaridade a fazer trabalhos semanais sobre uma das experiências realizadas pela tripulação desta missão simulada ao Planeta Vermelho.

Nesta página podem ser vistos os vídeos dos alunos, bem como alguns vídeos filmados a bordo pela própria tripulação. São também apresentados vários recursos educativos  e a gravação integral do webinar apresentado por João Lousada, o Comandante da Missão.

Sessão online explicativa da ESA

A ESA Education realizou uma sessão online, intitulada 'Teach with Space 2022/2023', onde apresentou os seus projetos escolares e outras atividades educativas para este ano letivo. Os professores que quiseram assistir ao vivo à sessão puderam inscrever-se aqui.

Esta iniciativa serviu para explicar aos docentes tudo o que precisam de saber sobre cada um dos projetos escolares da ESA: como se devem candidatar, como começar, para além de ficarem a conhecer novas atividades relacionadas com o Espaço que serão organizadas ao longo do ano.