2.º Ano | 3.º Ano | 4.º Ano | 5.º Ano | 6.º Ano
Estudo do Meio | Conhecimento do Mundo | Física | Geografia | Educação Visual | Educação Tecnológica | Cidadania e Desenvolvimento
Astronomia | Engenharia | Ensino da ciência | Exploração espacial | Tinkering | Física | Sociedade | Educação
Detritos Espacias | ESA | Espaço | Lixo Espacial | Satélites
Livro / guia / manual
Nestas atividades, é introduzida aos alunos a ideia de reentrada controlada ou descontrolada de satélites. Eles são desafiados a inventor uma maneira de diminuir os detritos espaciais através da introdução de alterações nos satélites de modo a que eles voltem, por eles próprios, À Terra.
Na primeira atividade, os alunos fingem ser satélites em órbita e sentem como o aumento da área superficial de um objeto, que se move no ar, pode fazê-lo abrandar. Depois, continuam discutindo e testando as suas próprias ideias, utilizando “helicópteros” giratórios (“satélites”), antes de decidirem o que deve ser embalado na “mochila” do satélite e ser usado para uma reentrada controlada ou para o desacelerar.