Esero Portugal

   Recursos

O Minuto do Professor - Ponto da situação nas regiões polares

2.ª Sessão da 4.ª edição de O Espaço à Quarta



Nível de ensino

1.º Ano | 2.º Ano | 12.º Ano | 3.º Ano | 4.º Ano | Pré-escolar | 5.º Ano | 6.º Ano | 7.º Ano | 8.º Ano | 9.º Ano | 10.º Ano | 11.º Ano

Área disciplinar

Ciências Naturais | Estudo do Meio | Conhecimento do Mundo | Física | Geografia | Matemática | Química | Geologia | Biologia | Educação Tecnológica | Físico-Química | História | TIC | Cidadania e Desenvolvimento

Temática

Biologia | Geologia | Corpo humano | Energia | Engenharia | Meteorologia | Terra | Química | História | Matemática | Exploração espacial | Geografia | Orientação | Oceano | Atmosfera | Física | Ética | Robótica / Programação | Ambiente | Sociedade

Palavras-chave

Alterações Climáticas | Antártida | aquecimento global | Ártico | circulação oceânica | clima | Gelo marinho | regiões polares

Tipologia

Vídeo


O ciclo de conversas d'O Espaço à Quarta é uma iniciativa da Ciência Viva e do ESERO Portugal, que já vai na sua 4.ª edição. Cada sessão on-line termina com a rubrica O Minuto do Professor, onde destacamos recursos educativos relacionados com o tema abordado por um painel de convidados.


Esta edição de O Minuto do Professor reporta-se à sessão do dia 28 de fevereiro de 2024, cujo título foi “O que se passa nos polos não fica nos polos...”. Os nossos convidados falaram da situação atual das regiões polares e explicaram-nos em que medida as alterações a que estas têm sido submetidas têm influência no clima a nível global.


A professora Adelina Machado sugeriu aos docentes dois conjuntos de atividades da ESA que foram recentemente traduzidos pelo ESERO Portugal: O Planeta está a aquecer, sobre o impacto da circulação oceânica no Clima; e Abre-se uma passagem, sobre o gelo marinho no Ártico e as alterações climáticas. Destacou também a importância do uso da própria sessão como recurso.


Pode encontrar mais informações sobre O Espaço à Quarta na página principal do ESERO Portugal, na secção Saiba+.