Espaço à Quarta | 4.ª edição

Reveja aqui todas as sessões

 

 

O ciclo de conversas d’O Espaço à Quarta esteve de volta no primeiro semestre de 2024, pelo quarto ano consecutivo.

Nesta edição abordámos a importância da ciência e tecnologia espaciais no nosso próprio bem-estar, desde a monitorização da Terra, do Oceano e das alterações climáticas à nossa saúde.

Todas as sessões d’O Espaço à Quarta têm um painel de convidados e são transmitidas online em tempo real no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento e na sua página de Facebook. Reveja as sessões desta e das edições anteriores, saiba mais sobre os seus conteúdos e descarregue as apresentações dos especialistas.

 

O que é? Rever sessões Missão Espaço Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1.ª edição 2.ª edição 3.ª edição Minuto do Professor

 

O que é?

Organizadas pelo ESERO Portugal, as sessões d’ O Espaço à Quarta têm um ou mais convidados especialistas de empresas ou de centros de investigação científica, que nos ajudam a abrir novos horizontes para a integração da ciência e tecnologia espacial na sociedade

O Espaço está bem presente nas nossas vidas, mesmo sem darmos por isso. A tecnologia espacial atual pode por exemplo orientar as nossas deslocações, assegurar as telecomunicações, ou no auxílio em situações de crises ou catástrofes LER MAIS >>

 

Sessões da 4.ª edição

 

 

Missão Espaço

As primeiras 3 sessões da 4.ª edição d’O Espaço à Quarta estiveram inseridas na programação da Missão Espaço, a exposição interativa que tivemos em exibição entre novembro de 2023 e abril de 2024 no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva. Clique no link indicado para saber como foi!

 

Resumos das sessões

31 de janeiro

Um COP(o) meio cheio

 
Reveja a sessão

Porquê este tema?

O acordo da COP 28  - a 28.ª edição da Cimeira do Clima promovida pela ONU, que decorreu em dezembro de 2023 - prevê a redução gradual e feita de forma equitável dos combustíveis fósseis e o controle das emissões de metano . A importância dos sistemas naturais como o oceano e a floresta estiveram em foco nesta edição. Para saber mais, consulte aqui o comunicado de imprensa  publicado no final do encontro.

Na primeira sessão d’ O Espaço à Quarta desta edição fizemos um debate sobre os resultados da COP e a contribuição das ciências e tecnologias do Espaço para a sustentabilidade através da monitorização do CO 2 e do metano. Deu-se particular destaque ao contributo das energias renováveis para o cumprimento do acordo de Paris e à monitorização destes gases de estufa a partir do Espaço.

 

Convidados

A ESA apoia a análise dos orçamentos regionais de carbono com base nos resultados de modelos dinâmicos globais. (© ESA)

Recursos

 

Dois dos convidados desta sessão tiveram a amabilidade de partilhar connosco alguns documentos que poderão ser úteis para a prática letiva dos docentes: os slides apresentados por Isabel Trigo; o boletim da eletricidade renovável e estatísticas importantes sobre a energia proveniente de fontes renováveis utilizada para consumo nacional, ambos referentes ao ano de 2023 (Pedro Amaral Jorge). Clique em cada uma das imagens para a respetiva visualização.

28 de fevereiro

O que se passa nos polos não  fica nos polos... 

 
Reveja a sessão

Porquê este tema?

O que acontece ao planeta se os glaciares fundirem? O que podem as ciências espaciais fazer para nos ajudar?

Nesta sessão, debatemos a situação atual das regiões polares e procurámos perceber em que medida as alterações a que estas têm sido submetidas têm influência no clima a nível global. Falámos também do contributo das ciências espaciais para monitorizar os polos.

António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, afirmou que “o que acontece na Antártida não fica na Antártida”, referindo-se ao potencial catastrófico do aquecimento global do planeta devido aos combustíveis fósseis. Inspirámo-nos nesta frase para dar um título a esta sessão, “O que se passa nos polos não fica nos polos”.

 

Convidados

Segundo estudos recentes da ESA, atualmente a Terra perde cerca de 1 milhão de milhões de toneladas de gelo por ano. Qualquer coisa como um enorme cubo de gelo com as dimensões 10 km x 10 km x 10 km ou 12.000 vezes o uso anual de água em Oslo, na Noruega (© ESA)

Recursos

 

Todos os convidados desta sessão partilharam connosco as suas apresentações, que poderão ser úteis para a prática letiva dos docentes. Todos os ficheiros foram convertidos para PDF e alguns têm links para vídeos. Clique em cada uma das imagens, descarregue o respetivo ficheiro e maximize para uma melhor visualização:

27 de março

Espaço para a Saúde 

 
Reveja a sessão

Porquê este tema?

A investigação sobre os efeitos da exploração espacial no corpo humano tem proporcionado várias descobertas sobre o nosso metabolismo e tem levado ao desenvolvimento de produtos e procedimentos médicos.

Nesta sessão ficámos a conhecer alguns exemplos dessas descobertas e falámos do impacto do Espaço na medicina, em parceria com o Centro de Estudos de Medicina Aerospacial da Universidade de Lisboa (CEMA).

Relacionámos este tema com a nossa exposição Missão Espaço, agora terminada, onde se encontravam vários spinoffs espaciais, alguns deles na área da medicina.

 

Convidados

Alguns médicos trabalham com a indústria espacial para desenvolver tecnologias e tratamentos inovadores. Na imagem, o astronauta da ESA Matthias Maurer faz testes à retina a bordo da Estação Espacial Internacional. (©DLR - Centro Aeroespacial Alemão)

Recursos

 

Disponibilizamos aqui a apresentação de Lígia Coelho sobre o projeto AstroCup (e não só). Clique na imagem para descarregar o ficheiro. Sugerimos também as atividades da Missão X (veja também nos recursos) e a leitura de um artigo científico referido por Duarte Conchinhas sobre as adaptações fisiopatológicas humanas ao ambiente espacial.

Partilhamos ainda a montagem da Missão CAMões que foi mostrada na sessão por Pedro Marques-Quinteiro. Clique na imagem para saber mais sobre esta missão análoga e (re)ver a sua colaboração com as escolas, com a ajuda do ESERO Portugal:

17 de abril

Os amanhãs do Tempo

 

Reveja a sessão

Porquê este tema?

Qual a diferença entre o clima que esperamos e o tempo que vai fazer amanhã? Como se fazem previsões meteorológicas cada vez mais precisas? E como nos podemos preparar para uma maior frequência de eventos extremos?

Nesta sessão falámos sobre meteorologia, tempo (atmosférico) e Clima com a nossa convidada e respondemos a estas e outras perguntas. 

 

Convidada

 
O tempo atmosférico pode mudar em poucos minutos, horas ou dias. O clima refere-se às condições meteorológicas médias numa área específica num período de 30 anos ou mais. Clique na imagem para ver a infografia original da ESA. (©ESA)

Recursos

 

A nossa convidada Ângela Lourenço fez uma simulação de um boletim meteorológico durante a sessão e explicou como é o dia a dia de um meteorologista no IPMA. Clique na primeira imagem para descarregar e visualizar a sua apresentação.  Os vídeos dos slides 19 e 20 foram convertidos em formato GIF e podem ser vistos nas duas imagens seguintes:

22 de maio

Um oceano de vida

 
Reveja a sessão

Porquê este tema?

Como gerir as fontes alimentares de origem oceânica de uma forma mais eficiente? Podemos prever a proliferação de algas nocivas?

No Dia Internacional da Biodiversidade, vamos saber como os satélites de observação da Terra nos ajudam a monitorizar a vida no Oceano, desde a clorofila às migrações dos animais.

 

Convidados

O instrumento de medição da cor da terra e do oceano do Sentinel-3 fornecerá dados para uma grande variedade de produtos biogeoquímicos marinhos. (© ESA/ATG medialab)

Recursos

 

Uma vez mais, os convidados desta sessão partilharam connosco os seus slides, com muitas fotografias sugestivas, úteis para a prática letiva dos docentes. Jorge Fontes não usou diapositivos, mas sugeriu a visualização de dois vídeos: sobre as vidas secretas das raias-do-diabo e a importância de nadar com tubarões azuis para os salvar (ambos em inglês).

Os restantes ficheiros foram convertidos para PDF e alguns têm links para vídeos. Clique em cada uma das imagens, descarregue os ficheiros e maximize para uma melhor visualização:

 

1.ª edição

 

Clique na imagem para ver as sessões e conhecer os convidados da primeira edição.

 

2.ª edição

 

Clique na imagem para ver as sessões e conhecer os convidados da segunda edição.

 

3.ª edição

 

Clique na imagem para ver as sessões e conhecer os convidados da terceira edição.

 

O Minuto do Professor

 

Todas as sessões desta rubrica podem ser encontradas na nossa página de recursos.  Reveja aqui as sessões d'O Minuto do Professor de:

 

  • 2021 : Janeiro (Vida dos astronautas no Espaço), fevereiro (Satélites e observação da Terra), março (Efeito de estufa, Clima e alterações climáticas), abril (Comida espacial e comida na Terra), maio (Treino de astronautas) e junho (Lixo Espacial)

  • 2022 : Fevereiro (Tecnologia Espacial na observação da Terra), março (O Espaço na monitorização da água usada para consumo humano), abril (Tecnologias espaciais na agricultura), maio (Cidades inteligentes e sustentáveis) e junho (O Espaço na monitorização do Oceano)

  • 2023 : Fevereiro (Mulheres no Espaço), março (Espaço para as Energias Verdes), abril (Como observar a órbita à volta da Terra) e maio (Como observar o plástico do Oceano)

  • 2024 : Janeiro (Resultados da Cimeira do Clima), fevereiro (Ponto da situação nas regiões polares), março (Saúde no Espaço e na Terra), abril (Tempo, Clima e previsões meteorológicas) e maio (Monitorização da vida marinha).

 

Organização e Apoios