12.ª Conferência de Professores EspAciais

Viver no Espaço

 

Público alvo: Professores  | Data: 10 e 11 de outubro 2025 | Horário: Sexta-feira, 9h30 às 22h00; Sábado, 9h30 às18h30   | Local: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

O que é?

A Conferência de Professores EspAciais é uma iniciativa organizada anualmente pelo ESERO Portugal, desde 2014. 

Ao longo da última década, este evento reuniu educadores de todo o país e de todos os níveis e grupos de ensino, permitindo-lhes atualizar os seus conhecimentos sobre o setor aeroespacial e experimentar recursos educativos destinados à sala de aula.

Este ano, sob o título “ Viver no Espaço”, serão abordados temas como medicina espacial, radiação, sustentabilidade, entre outros.

O programa da conferência está distribuído em dois dias, sendo o primeiro destinado a sessões dinamizadas por cientistas e engenheiros especialistas do sector espacial e o segundo preenchido com atividades orientadas para a prática letiva.

No programa há também lugar para dar a conhecer os projetos desenvolvidos pelos professores nesta área temática e nomear os Professores EspAciais 2025.

Os principais objetivos desta conferência são:

Permitir uma atualização de conhecimentos;

Promover a reflexão e partilha de experiências;

Contribuir para enriquecer a qualidade do ensino das ciências;

Apresentar novos recursos e estratégias para a sala de aula.

A Conferência dos Professores EspAciais é de entrada gratuita, sendo obrigatório o pré-registo. Embora aberta a qualquer grupo disicplinar, foi pedida a acreditação para os grupos 230, 420, 500, 510, 520 e 550.

Programa

Reveja a 11.ª Edição:

Especialistas convidados

Todos os anos o ESERO Portugal conta com um leque variado de convidados, especialistas do setor empresarial, académico e regulador. Confira em baixo os oradores da 12.ª Conferência de Professores EspAciais e conheça um pouco do seu percurso.

Clara Cruz

Clara Cruz

ESA Education

Ricardo Conde

Ricardo Conde

Agência Espacial Portuguesa

João Lousada

João Lousada

Agência Espacial Europeia

Pedro Marques-Quinteiro

Pedro Marques-Quinteiro

Universidade Lusófona

Marta Cortesão

Marta Cortesão

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

 Bruno Carvalho

Bruno Carvalho

Ilex space

 Tiago Soares

Tiago Soares

Agência Espacial Europeia

 João Lupi

João Lupi

Abreu Advogados

 Edson Oliveira

Edson Oliveira

Centro de Estudos de Medicina Aeroespacial da Universidade de Lisboa

 Inês Antunes

Inês Antunes

Agência Espacial Europeia

 Emiliano Ventura

Emiliano Ventura

MSi Bioperformance Center | Axiom Space

 Ângela Afonso

Ângela Afonso

GIMM

 Miguel Moreira

Miguel Moreira

Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa

 Pedro Mota Machado

Pedro Mota Machado

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Clara Cruz

ESA Education

Clara Cruz é a coordenadora de educação STEM na Agência Espacial Europeia (ESA). Formada em Matemática e mestre em Comunicação, coordena a rede ESERO e diversos projetos educativos internacionais da ESA. Ao longo de mais de 20 anos de atividade na ESA, trabalhou em 3 sedes da ESA em diferentes países, e desempenhou diversas funções ligadas à comunicação científica, relações institucionais, parcerias estratégicas, gestão de projetos e educação.  Desde 2013, integra o Education Office da ESA. As suas responsabilidades atualmente incluem a coordenação da rede dos 22 ESEROs nos Estados-Membros da ESA, a implementação de atividades de didática a nivel europeu, a gestão de projetos interdisciplinares e a colaboração com diferentes parceiros externos na área da educação e espaço.

Ricardo Conde

Agência Espacial Portuguesa

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduado em Tecnologias Espaciais. Iniciou o seu percurso profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993 com a participação em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular pelos Segmentos Espaço e Terra. Em 2019 entrou na Agência Espacial Portuguesa como membro da Direção e cerca de um ano depois foi nomeado seu Presidente. A Agência é responsável por promover e executar a Estratégia “Portugal Espaço 2030” e articular a gestão dos vários programas nacionais ligados ao Espaço, fomentando o investimento, a criação de emprego qualificado e a prestação de serviços ligados a ciências e tecnologias do Espaço em estreita articulação com a Agência Espacial Europeia (ESA).

João Lousada

Agência Espacial Europeia

João Lousada é atualmente o Chefe de Operações da Estação Espacial Internacional (ISS), na Agência Espacial Europeia (ESA), sendo responsável pelas operações europeias a bordo da ISS. Anteriormente, trabalhou como Diretor de Voo do Columbus, o módulo europeu da ISS. Nessa função, foi responsável pelo planeamento e pelas operações do módulo, bem como pela segurança dos astronautas a bordo. João é também astronauta análogo e comandante de missões análogas a Marte para o Fórum Espacial Austríaco (OeWF). A mais recente dessas missões teve lugar em Israel, no deserto do Negev, onde passou 4 semanas em isolamento, com uma pequena equipa, a simular uma futura missão a Marte. É membro do Human Spaceflight Committee e do Young Professionals Program Committee da Federação Astronáutica Internacional (IAF), bem como Alumni do Space Generation Advisory Council, onde desempenhou várias funções de liderança, incluindo ter sido eleito coordenador regional para a Europa. Formou-se no Instituto Superior Técnico, em Portugal, com um mestrado em Engenharia Aeroespacial que incluiu estudos na Universitat Politècnica de Catalunya, em Espanha, e na University of Victoria, no Canadá.

Pedro Marques-Quinteiro

Universidade Lusófona

Doutorado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo ISCTE, é Professor Associado na Escola de Ciências Económicas e das Organizações da Universidade Lusófona, onde coordena o Mestrado Aplicado em Gestão Avançada de Recursos Humanos. Autor de mais de quatro dezenas de trabalhos científicos, desenvolve investigação nas áreas da liderança e trabalho em equipa em ambientes extremos, com o apoio do Programa Polar Português e da Agência Espacial Europeia. Neste contexto, liderou duas expedições à Ilha do Rei Jorge (Antártida), foi membro integrante da primeira missão espacial análoga em Portugal, na Ilha Terceira (Açores) e faz atualmente parte do painel de especialistas da Agência Espacial Europeia para a saúde comportamental em condições de isolamento e confinamento.

Marta Cortesão

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

 Doutorada em Microbiologia do Espaço pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e pela Universidade de Göttingen, é investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA-CAUP), e professora convidada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Marta Cortesão é membro do concelho da Associação Europeia de Astrobiologia (EANA), e foi professora convidada do programa de treino de Astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA) na área de Astrobiologia e Microbiologia do Espaço (turma de 2022). Marta Cortesão é apaixonada por comunicação e ensino de ciência - foi speaker do TEDxUniversity of Porto em 2017, e foi Chair da primeira edição do workshop internacional "Launching Space Biology" em 2023. Marta Cortesão lidera vários projetos de investigação que exploram microorganismos extremófilos no contexto da exploração espacial, tanto na área da biotecnologia microbiana para produção sustentável de recursos em habitats espaciais; como na área dos limites da vida, e a possível habitabilidade de outros planetas.

Bruno Carvalho

Ilex space

 O Bruno tem 20 anos de experiência na Indústria Espacial, tendo trabalhado em empresas como Thales Alenia Space, Critical Software e SCICYSUK (entretanto adquirida pela CGI). Fundou a IlexSpace, no Reino Unido em 2017, prestando consultoria estratégica de negócios no mercado espacial europeu. A Ilex Space é um dos membros fundadores do Atlantic Spaceport Consortium, que tem como objetivo prestar serviços de lançamento a partir dos Açores, onde o Bruno assumiu o cargo de CEO. Foi também Diretor Geral da D-orbit em Portugal entre junho de 2019 e a bril de 2024 e é director da EOSSAT, uma empresa que opera satélites de Observação da Terra. O Bruno representa também a WeatherStream, uma empresa de satélites de observação meteorológica. Em agosto de 2025 assumiu o cargo de Diretor Geral da Space Forge em Portugal, uma empresa que se dedica ao fabrico de materiais semicondutores em órbita.

Tiago Soares

Agência Espacial Europeia

 Tiago Soares é atualmente chefe do Clean Space & Circular Economy Office da Agência Espacial Europeia (ESA), que ajudou a lançar em 2012. Juntou-se à ESA em 2007, após concluir o mestrado em Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico, inicialmente como engenheiro de sistemas, participando no design de missões futuras da Agência. Rapidamente, porém, direcionou o seu trabalho para projetos de sustentabilidade espacial — o grande foco da sua carreira. A equipa do Clean Space dedica-se a desenvolver programas que garantam a sustentabilidade a longo prazo do setor espacial, limitando os riscos ambientais tanto na Terra como no espaço. Para tal, implementa projetos que permitam o desenvolvimento de tecnologia e práticas industriais ecológicas, a redução dos detritos espaciais e a preparação de missões espaciais que permitirão o desenvolvimento de uma economia espacial circular, baseada na reparação, reutilização e reciclagem de satélites em órbita.

João Lupi

Abreu Advogados

 João Lupi é co-coordenador de uma equipa dedicada ao setor do Espaço e Satélites na Abreu Advogados. Advogado registado em Portugal e no Brasil, é certificado em space law pela ECSL e em ESG pelo European Institute for Management and Finance. Em 2025 foi premiado na categoria de "4 under 40 Future Leaders" pela Iberian Lawyer e tem-se destacado pelo trabalho realizado no aconselhamento e apoio jurídico estratégico na área de Projetos, com especial ênfase nos setores do espaço e satélites e da energia e recursos naturais. Desenvolve a sua assessoria junto de empresas líderes nos seus setores de atividade e em vários tipos de transações, mercados e produtos, interagindo com as respetivas autoridades regulatórias.

Edson Oliveira

Centro de Estudos de Medicina Aeroespacial da Universidade de Lisboa

 Edson Oliveira é neurocirurgião, especialista em coluna vertebral, e integra o corpo clínico do Hospital da CUF. É também Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e investigador no Centro de Estudos de Medicina Aeroespacial (CEMA) da mesma universidade, do qual foi um dos fundadores em 2022. No CEMA, Edson desenvolve e promove atividades de ensino, investigação, treino e formação sobre os desafios médicos identificados durante estudos realizados sobre a exposição do ser humano ao ambiente extraterrestre e às suas simulações em Terra.

Inês Antunes

Agência Espacial Europeia

 Inês Antunes é Diretora de Investigação Humana e Coordenadora Científica da Agência Espacial Europeia (ESA), onde supervisiona a investigação sobre a saúde dos astronautas e coordena o programa de investigação humana da ESA em missões espaciais e análogos terrestres, incluindo repouso na cama, imersão a seco, estudos de isolamento, voos parabólicos e a Estação Espacial Internacional. É coordenadora científica da ESA para a ESA SubSea, uma colaboração com a Agência Espacial Portuguesa e a Marinha Portuguesa que investiga o isolamento e o confinamento durante missões submarinas como análogo para voos espaciais. Também coordena as amostras de investigação humana armazenadas no Biobanco de Exploração da ESA, garantindo que estejam disponíveis para investigação de longo prazo, análise entre estudos e inovação biomédica em apoio à futura exploração humana. Com 16 anos de experiência em ciências da vida espacial e investigação em saúde humana, liderou e coordenou inúmeros projetos internacionais, fazendo a ponte entre as comunidades operacionais, médicas e científicas para promover o conhecimento e as contramedidas para a exploração humana. É mestre em Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, desenvolvido em colaboração com a TU Delft.

Emiliano Ventura

MSi Bioperformance Center | Axiom Space

 "A busca incessante pela excelência enquanto espécie só é possível graças ao valor indelével da ciência." Com um percurso marcado pela colaboração com instituições de referência nas áreas da inovação, saúde e desenvolvimento humano. Reconhecido pela sua capacidade de inspirar e provocar reflexão, acredita que o conhecimento partilhado é uma das ferramentas mais poderosas para a mudança positiva. A sua abordagem audaz e corajosa tem-lhe valido reconhecimento como um dos melhores do mundo na sua área, trabalhando com os mais destacados especialistas em contextos de elevada exigência — desde missões científicas em ambientes extremos até projetos pioneiros em escala global. Além disso, o Emiliano foi escolhido pela Axiom Space para integrar o primeiro programa “Project Astronaut” em 2025, reforçando ainda mais a sua trajetória de excelência e inovação.

Ângela Afonso

GIMM

 Ângela é Senior Biobank Area Manager do Biobanco-iMM, desde 2011. Integrou a equipa fundadora do Biobanco-iMM, onde desde então tem desempenhado as seguintes funções: gestão da base de dados e informação laboratorial do Biobanco-iMM; implementação de práticas laboratoriais, guidelines, SOPs e princípios éticos e legais (nomeadamente RGPD); implementação e manutenção do sistema de controlo de qualidade; suporte especializado a projetos de investigação e ensaios clínicos; e formação e consultoria na área de Biobancos.

Miguel Moreira

Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa

 Doutorado em Motricidade Humana, na Especialidade de Ciências do Desporto, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, é Professor Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e investigador do Skill Learning group do Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana. Com 40 anos de experiência na área do treino, é responsável pelo desenvolvimento do Projeto Olímpico da Federação Portuguesa de Surf e acompanhou a preparação de vários atletas de alto rendimento. A investigação desenvolvida nos últimos 25 anos, está centrada nos procedimentos de Análise da Performance, com maior foco na análise das tarefas, numa perspetiva ecológica, procurando identificar e avaliar a representatividade das tarefas, utilizadas em laboratório ou em treino, comparativamente com aquelas que são realizadas em meio natural. Daqui nasce a colaboração com a Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, com o ESERO Portugal e, mais recentemente, com a Agência Espacial Portuguesa, com uma análise das tarefas e das ações realizadas em gravidade zero, e com a possibilidade de as simular em ambiente terrestre, para fundamentar novas propostas no treino dos astronautas.

Pedro Mota Machado

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

 Doutorado em Astrofísica pelo Observatório de Paris, é Professor do Departamento de Física Faculdade de Ciências da ULisboa (FCUL) e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Especialista em atmosferas planetárias, liderou a equipa que descobriu vento meridional em Vénus. É também o representante nacional da missão ARIEL, que irá estudar em detalhe as atmosferas de exoplanetas.

Saiba como foram as edições anteriores da Conferência de Professores EspAciais

2024 |  2023 |  2022 |  2021 |  2020  |  2019 |  2018 |  2017 |  2016 |  2015 2014

Organização e Apoios