9.ª Conferência de Professores EspAciais

Espaço para um futuro sustentável

 

Marque já na sua agenda, a 9.ª Conferência de Professores EspAciais vai decorrer de 9 a 10 de dezembro de 2022! O tema deste ano é "Espaço para um futuro sustentável".

Esta conferência anual é aberta para professores de TODOS os níveis e grupos de ensino. Este ano, o processo de acreditação destina-se aos grupos de docência 230, 420, 500, 510 e 520. A 9.ª edição da conferência vai ser realizada em formato PRESENCIAL, no Pavilhão do Conhecimento, de acordo com as indicações dadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

As sessões plenárias vão ter lugar no dia 9 e os workshops no dia 10. O ESERO Portugal oferece 4 workshops distintos e os participantes ficam automaticamente selecionados para todos eles no ato de inscrição . Conheça aqui uma primeira versão do programa .

Ah, e este ano as nossas ofertas não ficam por aqui... Quer jantar connosco?

Inscrições

As inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário criado para o efeito na página do Centro de Formação da Academia Ciência Viva para professores.

Os participantes deverão indicar no ato de inscrição se desejam fazer alguma apresentação aos colegas na rubrica Espaço aos Professores . Os professores deverão também confirmar a sua presença no jantar da conferência, oferecido pelo ESERO Portugal na noite de dia 9 de dezembro, e indicar qual a opção desejada para a sua refeição.

Programa da Conferência

Sessões plenárias e workshops

 

Ao longo do primeiro dia, serão apresentadas todas as sessões plenárias , incluindo a nomeação dos Professores EspAciais 2022 e a rubrica Espaço aos Professores , durante a qual alguns professores terão a oportunidade de apresentar trabalhos que tenham realizado com os seus alunos em contexto de sala de aula.

O segundo dia será dedicado exclusivamente aos workshops , que irão decorrer simultaneamente nos espaços físicos do Pavilhão do Conhecimento. Serão apresentadas 4 atividades práticas inovadoras para a sala de aula sobre várias temáticas, nas quais procuraremos abranger vários níveis de escolaridade e diferentes áreas do currículo escolar. 

Mais informações aqui sobre o tema, conteúdos, palestras e workshops da 9.ª Conferência. Consulte o programa mais abaixo ou descarregue uma versão em PDF :

Nota: os nomes dos convidados de algumas instituições estão ainda por confirmar (TBC)

Sexta-feira, dia 9

 

09:30 - 09:45 |  Abertura

09:45 - 10:45 |  Espaço e Educação

Monica Talevi – ESA Education Ricardo Conde – Portugal Space Pedro Reis – Instituto de Educação

Moderação: Ana Noronha – Ciência Viva

10:45 - 11:00 |  Professores EspAciais 2022

11:00 - 11:30 |  Coffee break

11:30 - 12:30 | Espaço e Sustentabilidade 

Luís Sousa – LS Engenharia Geográfica Paulo Chaves – ISQ | Laboratório de Ensinos Especiais • João Paulo Martins – IPMA (TBC)

Moderação: Patrícia de Jesus – Professora EspAcial, Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

12:30 - 14:00 |  Almoço

14:00 - 15:00 |  Espaço e Cibersegurança

Pedro Umbelino – Bitsight • Lino Santos – Centro Nacional de Cibersegurança • João Sequeira – GMV

Moderação: Ana Noronha – Ciência Viva

15:00 - 15:15 |  Coffee break

15:15 - 16:15 |  Espaço e monitorização

André Oliveira – CoLAB +Atlantic , CEiiA • Nuno Catarino – DEIMOS (TBC) • Sónia Santos – EMSA (TBC)

Moderação: Vera Leonardo – Professora EspAcial, Agrupamento de Escolas do Algueirão

16:15 - 16:45 |  Coffee break

16:45 - 17:45 |  Espaço, Telecomunicações e Navegação

Francisco Pimenta – ANACOM (TBC) • José Luís Freitas – Edisoft (TBC)

Moderação: Paulo Sanches – Professor EspAcial, Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira

18:00 - 18:30 |  Sessão ESERO Portugal

18:30 - 19:00 |  Espaço aos Professores  (espaço reservado aos docentes)

19:00 - 20:45 |  Jantar  (oferecido pelo ESERO Portugal)

20:45 - 22:00 |  Sessão noturna

Astronautas Zero-G Portugal • Rocket Experimental Division (RED) – Instituto Superior Técnico (TBC) • OSÍRIS – Escola Secundária Adolfo Portela

Moderação: Pedro Coimbra – Ciência Viva/ESERO Portugal

 

 

Sábado, dia 10

 

Workshop A - Cidades do Futuro  

Workshop B - Importas-te com a Comunicação?  

Workshop C - Marte dentro da caixa  

Workshop D  - Ciberseguro

( Nota : os workshops decorrem simultaneamente em cada sessão)

 

09:30 - 11:00 | Primeira sessão de workshops

11:00 - 11:30 | Coffee break

11:30 - 13:00 | Segunda sessão de workshops

13:00 - 14:30 | Almoço

14:30 - 16:00 | Terceira sessão de workshops

16:00 - 16:30 | Coffee break

16:30 - 18:00 | Quarta sessão de workshops

18:00 - 18:30 | Sessão de Encerramento

Palestrantes convidados

(em atualização)

Monica Talevi · ESA Education Head of STEM Education and Outreach Unit

Nascida em Itália, obteve o Mestrado em Matemática e Astronomia pela Universidade de Roma La Sapienza. Entre 1998 e 2009 trabalhou como Coordenadora de Informação Científica na Agência Espacial Europeia ( ESA ) no European Space research and TEchnology Centre ( ESTEC ), em Noordwijk, nos Países Baixos.

Atualmente é a Chefe da Unidade de Coordenação e Divulgação, Gabinete de Educação e Gestão do Conhecimento no Departamento Educativo da ESA no ESTEC, cargo que ocupa desde 2012. Coordena o trabalho de todos os ESEROs dos Estados Membros da ESA.

Ricardo Conde · Presidente da Agência Espacial Portuguesa

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduado em Tecnologias Espaciais. Iniciou o seu percurso profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993 com a participação em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular pelos Segmentos Espaço e Terra.

Em 2019 entrou na Agência Espacial Portuguesa como membro da Direção e cerca de um ano depois foi nomeado seu Presidente. A Agência é responsável por promover e executar a Estratégia “Portugal Espaço 2030” e articular a gestão dos vários programas nacionais ligados ao Espaço, fomentando o investimento, a criação de emprego qualificado e a prestação de serviços ligados a ciências e tecnologias do Espaço em estreita articulação com a Agência Espacial Europeia ( ESA ).

Pedro Reis · Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Pedro Reis é licenciado em Biologia, mestre e doutor em Didáctica das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente, é docente, investigador e subdiretor no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Supervisiona trabalhos de mestrado e de doutoramento nas áreas da educação em ciência, desenvolvimento profissional de professores, supervisão e orientação da prática profissional, capacitação de professores e alunos para o ativismo sobre questões sócio-científicas e sócio-ambientais e integração das tecnologias de informação e comunicação em escolas e jardins de infância.

Dedica-se há vários anos à formação inicial e contínua e à orientação de estágios pedagógicos de professores e educadores. É vice-presidente da European Network for Environmental Citizenship e membro do Conselho Nacional de Educação. Foi professor de Biologia no Ensino Básico e Secundário.

Luís Sousa · Fundador e sócio-gerente da LS Engenharia Geográfica

Luís Sousa é Engenheiro Topógrafo e sócio fundador da  LS Engenharia Geográfica , na qual exerce atualmente o cargo de gerente geral. As suas áreas de atuação na empresa são a geodesia, o cadastro predial e a construção civil e obras públicas. 

A LS Engenharia Geográfica tem sede em Faro e é uma empresa especializada na aquisição e edição de informação geoespacial e produção de cartografia, com foco na proteção ambiental terrestre e marítima. Foi selecionada pela ESA para o desenvolvimento de projetos de engenharia geoespacial e é pioneira na Península Ibérica na criação de novos serviços de observação terrestre com recurso a satélites.

Paulo Chaves · Chefe de Laboratório de Ensinos Especiais do ISQ

Paulo Chaves tem o Mestrado em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris. Exerce a função de Chefe do Laboratório de Ensaios Especiais do ISQ , onde trabalha essencialmente com demonstradores de alta tecnologia. É também o Gestor de Desenvolvimento de Negócios para o mercado aeronáutico e aeroespacial.

Ao longo da sua carreira profissional, tem ajudado a lançar e desenvolver novos serviços com novos modelos de negócio, e projetos de desenvolvimento tecnológico para fabricantes de equipamento original. Alguns dos seus clientes são agências intergovernamentais tais como a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Observatório Europeu do Sul ( ESO ). Trabalha com aeroestruturas, sistemas espaciais de lançamento, micro-satélites e serviços de Observação da Terra.

André Oliveira · Chief Technology Officer no CoLAB +ATLANTIC, gestor no CEiiA

Licenciado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico. Tem uma pós-graduação em análise e design de Sistemas Espaciais pela Universidade Espacial Internacional (ISU) e uma pós-graduação em liderança empresarial pelo International Institute for Management Development (IMD) em Lausanne.

Divide o seu tempo entre o Laboratório Colaborativo +ATLANTIC e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos ( CEiiA ). Desempenha as funções de Chief Technology Officer na área das tecnologias Espaciais do  CoLAB +ATLANTIC  e é gestor de desenvolvimento de negócios para o Espaço no CEiiA. Trabalhou em estruturas inteligentes e dinâmica multicorpo no Centro de Tecnologia e Pesquisa Aeroespacial Europeia ( ESTEC ) da ESA, nos Países Baixos.