9.ª Conferência de Professores EspAciais

Espaço para um futuro sustentável

 

A 9.ª Conferência de Professores EspAciais decorreu nos passados dias 9 e 10 de dezembro de 2022. O tema deste ano foi "Espaço para um futuro sustentável".

Esta conferência anual é aberta para professores de TODOS os níveis e grupos de ensino. Este ano, o processo de acreditação destinou-se aos grupos de docência 230, 420, 500, 510 e 520. A 9.ª edição da conferência foi realizada em formato PRESENCIAL, no Pavilhão do Conhecimento, de acordo com as indicações dadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

As sessões plenárias tiveram lugar no dia 9 e os workshops no dia 10. Os participantes frequentaram 4 workshops distintos que foram replicados por 4 vezes ao longo do dia. Consulte aqui o programa e conheça cada um dos oradores .

Ah, e este ano as nossas ofertas não ficaram por aqui... O ESERO Portugal convidou os professores para jantar no final do primeiro dia!

Resumo da presente edição

 

À semelhança dos anos anteriores, os professores participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas por conceituados cientistas e engenheiros portugueses sobre vários tópicos relacionados com o tema escolhido, "Espaço para um futuro sustentável".

Os convidados procuraram esclarecer todas as dúvidas dos docentes nos diversos painéis em que participaram, dedicados à educação espacial, sustentabilidade, cibersegurança, monitorização da Terra e do Oceano, e às telecomunicações e navegação. 

A manhã começou em grande estilo, com a nomeação de 11 novos Professores EspAciais entre os participantes no evento. Os docentes em questão foram chamados por Adelina Machado, Coordenadora Educativa do ESERO Portugal, para receber o respetivo crachá e o certificado, distinguido com o selo da ESA.

A conferência privilegiou sempre uma participação ativa dos professores. Três dos painéis foram moderados por Professores EspAciais e 8 docentes foram convidados a subir ao palco do Auditório José Mariano Gago, onde apresentaram trabalhos realizados em sala de aula na rubrica Espaço aos Professores , criada especialmente... perdão: espAcialmente para o efeito. 

Foram também divulgadas algumas novidades e atividades propostas para os professores e alunos pelo ESERO Portugal para o ano letivo 2022/23.

Por fim, à noite, vários alunos do secundário e do ensino superior contaram aos presentes como foi a sua participação em projetos educativos nacionais e internacionais relacionados com o Espaço. O trabalho desempenhado pelos professores foi sempre destacado pelos alunos nos seus testemunhos.

No segundo dia, os docentes frequentaram 4 workshops com atividades práticas para a sala de aula, que foram replicados por 4 vezes ao longo do dia. Os temas abordados foram os seguintes: cidades do futuro, aplicação de técnicas de teatro de improviso na comunicação, exploração espacial em Marte e cibersegurança.  

Os professores tiveram assim a oportunidade de refletir sobre os temas abordados e de partilhar experiências, contribuindo para as práticas letivas de cada um e para a melhoria da qualidade do ensino das ciências com a utilização de novos recursos e estratégias para a sala de aula.

Esperamos publicar em breve fotos e vídeos do evento. E agora... resta esperar pela décima conferência!

Programa da Conferência

Sessões plenárias e workshops

 

Ao longo do primeiro dia, foram apresentadas todas as sessões plenárias , incluindo a nomeação dos Professores EspAciais 2022 e a rubrica Espaço aos Professores .

O segundo dia foi dedicado exclusivamente aos workshops , que decorreram simultaneamente nos espaços físicos do Pavilhão do Conhecimento. Foram apresentadas 4 atividades práticas inovadoras para a sala de aula sobre várias temáticas, nas quais procurámos abranger vários níveis de escolaridade e diferentes áreas do currículo escolar. 

Mais informações aqui sobre o tema, conteúdos, palestras e workshops da 9.ª Conferência. Consulte o programa completo mais abaixo ou descarregue a versão em PDF :

Sexta-feira, dia 9

 

09:30 - 09:45 |  Abertura

09:45 - 10:45 |  Espaço e Educação

Monica Talevi – ESA Education Ricardo Conde – Portugal Space Pedro Reis – Instituto de Educação Pedro Russo – Ciência Viva

Moderação: Ana Noronha – Ciência Viva

10:45 - 11:00 |  Professores EspAciais 2022

11:00 - 11:30 |  Coffee break

11:30 - 12:30 | Espaço e Sustentabilidade 

Luís Sousa – LS Engenharia Geográfica Paulo Chaves – ISQ | Laboratório de Ensaios Especiais João Paulo Martins – IPMA

Moderação: Patrícia de Jesus – Professora EspAcial, Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira

12:30 - 14:00 |  Almoço

14:00 - 15:00 |  Espaço e Cibersegurança

Pedro Umbelino – Bitsight Lino Santos – Centro Nacional de Cibersegurança João Sequeira – GMV

Moderação: Ana Noronha – Ciência Viva

15:00 - 15:15 |  Coffee break

15:15 - 16:15 |  Espaço e monitorização

André Oliveira – CoLAB +Atlanticc, CEiiA Nuno Catarino – DEIMOS Filipe Lisboa – EMSA

Moderação: Vera Leonardo – Professora EspAcial, Agrupamento de Escolas do Algueirão

16:15 - 16:45 |  Coffee break

16:45 - 17:45 |  Espaço, Telecomunicações e Navegação

Francisco Pimenta – ANACOM Luís Filipe Almeida – IT / Universidade de Aveiro

Moderação: Paulo Sanches – Professor EspAcial, Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira

18:00 - 18:30 |  Sessão ESERO Portugal

18:30 - 19:00 |  Espaço aos Professores  (espaço reservado aos docentes)

19:00 - 20:45 |  Jantar  (oferecido pelo ESERO Portugal)

20:45 - 22:00 |  Sessão noturna

Astronautas Zero-G Portugal Rocket Experimental Division (RED) – Instituto Superior Técnico  • OSÍRIS – Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda

Moderação: Pedro Coimbra – Ciência Viva/ESERO Portugal

 

 

Sábado, dia 10

 

Workshop A - Cidades do Futuro  

Workshop B - Importas-te com a Comunicação?  

Workshop C - Marte dentro da caixa  

Workshop D  - Ciberseguro

( Nota : os workshops decorrem simultaneamente em cada sessão)

 

09:30 - 11:00 | Primeira sessão de workshops

11:00 - 11:30 | Coffee break

11:30 - 13:00 | Segunda sessão de workshops

13:00 - 14:30 | Almoço

14:30 - 16:00 | Terceira sessão de workshops

16:00 - 16:30 | Coffee break

16:30 - 18:00 | Quarta sessão de workshops

18:00 - 18:30 | Sessão de Encerramento

Palestrantes convidados

Monica Talevi · ESA Education Head of STEM Education and Outreach Unit

Nascida em Itália, obteve o Mestrado em Matemática e Astronomia pela Universidade de Roma La Sapienza. Entre 1998 e 2009 trabalhou como Coordenadora de Informação Científica na Agência Espacial Europeia ( ESA ) no European Space research and TEchnology Centre ( ESTEC ), em Noordwijk, nos Países Baixos.

Atualmente é a Chefe da Unidade de Coordenação e Divulgação, Gabinete de Educação e Gestão do Conhecimento no Departamento Educativo da ESA no ESTEC, cargo que ocupa desde 2012. Coordena o trabalho de todos os ESEROs dos Estados Membros da ESA.

Ricardo Conde · Presidente da Agência Espacial Portuguesa

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduado em Tecnologias Espaciais. Iniciou o seu percurso profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993 com a participação em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular pelos Segmentos Espaço e Terra.

Em 2019 entrou na Agência Espacial Portuguesa como membro da Direção e cerca de um ano depois foi nomeado seu Presidente. A Agência é responsável por promover e executar a Estratégia “Portugal Espaço 2030” e articular a gestão dos vários programas nacionais ligados ao Espaço, fomentando o investimento, a criação de emprego qualificado e a prestação de serviços ligados a ciências e tecnologias do Espaço em estreita articulação com a Agência Espacial Europeia ( ESA ).

Pedro Reis · Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Pedro Reis é licenciado em Biologia, mestre e doutor em Didáctica das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente, é docente, investigador e subdiretor no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Supervisiona trabalhos de mestrado e de doutoramento nas áreas da educação em ciência, desenvolvimento profissional de professores, supervisão e orientação da prática profissional, capacitação de professores e alunos para o ativismo sobre questões sócio-científicas e sócio-ambientais e integração das tecnologias de informação e comunicação em escolas e jardins de infância.

Dedica-se há vários anos à formação inicial e contínua e à orientação de estágios pedagógicos de professores e educadores. É vice-presidente da European Network for Environmental Citizenship e membro do Conselho Nacional de Educação. Foi professor de Biologia no Ensino Básico e Secundário.

Pedro Russo · Direção da Ciência Viva

Licenciado em Matemática Aplicada, Física e Astronomia na Universidade do Porto, Portugal. Foi bolseiro para a Investigação do Sistema Solar no Instituto Max-Planck, na Alemanha.  Professor assistente em Astronomia & Sociedade na Universidade de Leiden, Holanda, onde lidera o Grupo Astronomia & Sociedade. Em 2021 integrou os quadros da Direção da Ciência Viva.

Foi o coordenador global do Ano Internacional da Astronomia das Nações Unidas 2009. Pedro Russo está envolvido em várias organizações internacionais e o seu trabalho recebeu vários prémios, tais como o Prémio Especial Sementes 2009, Scientix Melhor Recurso Educacional em 2015 e 2016, Atividades Educativas Mais Inovadoras em 2017 e 2018 pela HundrED e o Prémio K. J. Cath da Universidade Leiden de 2018.

Luís Sousa · Fundador e sócio-gerente da LS Engenharia Geográfica

Luís Sousa é Engenheiro Topógrafo e sócio fundador da  LS Engenharia Geográfica , na qual exerce atualmente o cargo de gerente geral. As suas áreas de atuação na empresa são a geodesia, o cadastro predial e a construção civil e obras públicas. 

A LS Engenharia Geográfica tem sede em Faro e é uma empresa especializada na aquisição e edição de informação geoespacial e produção de cartografia, com foco na proteção ambiental terrestre e marítima. Foi selecionada pela ESA para o desenvolvimento de projetos de engenharia geoespacial e é pioneira na Península Ibérica na criação de novos serviços de observação terrestre com recurso a satélites.

Paulo Chaves · Chefe de Laboratório de Ensaios Especiais do ISQ

Paulo Chaves tem o Mestrado em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris. Exerce a função de Chefe do Laboratório de Ensaios Especiais do ISQ , onde trabalha essencialmente com demonstradores de alta tecnologia. É também o Gestor de Desenvolvimento de Negócios para o mercado aeronáutico e aeroespacial.

Ao longo da sua carreira profissional, tem ajudado a lançar e desenvolver novos serviços com novos modelos de negócio, e projetos de desenvolvimento tecnológico para fabricantes de equipamento original. Alguns dos seus clientes são agências intergovernamentais tais como a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Observatório Europeu do Sul ( ESO ). Trabalha com aeroestruturas, sistemas espaciais de lançamento, micro-satélites e serviços de Observação da Terra.

João Paulo Martins · Investigador assistente no IPMA

Doutorado em Meteorologia pela Universidade de Lisboa e profissional de investigação no Instituto Português do Mar e da Atmosfera ( IPMA ). João Paulo Martins é especialista em Modelação Numérica de Processos Atmosféricos e Análise de Dados e tem grande experiência na gestão de grandes conjuntos de dados climáticos, nomeadamente na sua análise, registo, deteção remota e modelos climáticos regionais, entre outros.

Os seus interesses atuais de investigação incluem o estudo da temperatura da superfície terrestre a partir de dados de satélite, especialmente no que diz respeito à calibração e validação de algoritmos; a aplicação do Sistema Global de Navegação por Satélite à Meteorologia; camada limítrofe, nuvens e turbulência.

Pedro Umbelino · Investigador Principal na Bitsight

Desempenha a função de Investigador Principal na BitSight , uma empresa americana de Cibersegurança. Entre 2012 e 2021, exerceu os cargos de Diretor de Tecnologia, consultor e membro da Equipa de Investigação da empresa alemã Curesec GmbH e de consultor na Ingalls Information Security, LLC.

No presente ano descobriu várias vulnerabilidades graves nos smartphones Samsung, na app Google Camera, no sistema NFC e num localizador de GPS para veículos que podem ser exploradas por piratas informáticos, algo que poderia representar um risco para a segurança dos utilizadores, condutores e peões. Esta descoberta foi validada pela U.S. Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA), que elenca cinco vulnerabilidades naquele equipamento.

Lino Santos · Chefe do Centro Nacional de Cibersegurança

Lino Santos tem um mestrado em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da NOVA e um mestrado em Licenciatura em Informática pela Universidade do Minho. É Chefe do Centro Nacional de Cibersegurança ( CNCS ) e membro nomeado do Conselho de Administração da Agência da União Europeia para a Cibersegurança ( ENISA ).

Foi diretor de segurança e de serviços para utilizadores da Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, responsável pela resposta a incidentes, serviços de mobilidade e de outros serviços para a comunidade do ensino superior.

João Sequeira · Diretor de e-Soluções Seguras, GMV

João Sequeira é licenciado em informática e possui uma Pós Graduação em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Perito em Tecnologia, lidera equipas em Segurança Cibernética e Transformação Digital.

Diretor do Departamento de e-Soluções Seguras na GMV , uma das empresas líderes no mundo da engenharia & inovação. A sua função consiste em gerir projetos em diversas áreas da cibersegurança, desde a digitalização de processos, passando pela Inteligência Artificial e Machine Learning (Aprendizagem Automática), até aplicações para empresas públicas e privadas.

André Oliveira · Chief Technology Officer no CoLAB +ATLANTIC, gestor no CEiiA

Licenciado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico. Tem uma pós-graduação em análise e design de Sistemas Espaciais pela Universidade Espacial Internacional (ISU) e uma pós-graduação em liderança empresarial pelo International Institute for Management Development (IMD) em Lausanne.

Divide o seu tempo entre o Laboratório Colaborativo +ATLANTIC e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos ( CEiiA ). Desempenha as funções de Chief Technology Officer na área das tecnologias Espaciais do  CoLAB +ATLANTIC  e é gestor de desenvolvimento de negócios para o Espaço no CEiiA. Trabalhou em estruturas inteligentes e dinâmica multicorpo no Centro de Tecnologia e Pesquisa Aeroespacial Europeia ( ESTEC ) da ESA, nos Países Baixos.

Nuno Catarino · Chefe de Divisão de Sistemas de Dados da DEIMOS

Licenciado em Engenharia Física pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade de Warwick, no Reino Unido. Atualmente é o Chefe da Divisão de Sistemas de Dados da DEIMOS . Dedica-se à exploração do desenvolvimento de novos serviços e produtos, em particular para a Deteção Remota dos Oceanos e Regiões Costeiras.

Nuno Catarino tem liderado vários grandes consórcios internacionais no desenvolvimento de software e hardware para atividades dos satélites Copernicus Sentinel da Europa e para os satélites Earth Exploreres da Agência Espacial Europeia. Trabalha com vários mercados de Observação da Terra, envolvendo parceiros industriais, institucionais e académicos.

Filipe Lisboa · Responsável de Projetos em Observação da Terra, EMSA

Licenciado e Mestre em Engenharia Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Frequenta o Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável pelas Universidades de Lisboa e Helsínquia.

Filipe Lisboa é oficial de projeto em serviços de Observação da Terra para o Programa Copernicus na Agência Europeia da Segurança Marítima ( EMSA ); onde é responsável pelo planeamento, ordenação e produção de imagens de satélite para efeitos de vigilância marítima, essenciais em cenários de emergência e monitorização ambiental. Fez processamento e validação de dados para a missão Swarm da ESA no ESRIN , o centro da Agência em Roma para Programas de Observação da Terra. 

Francisco Pimenta · Engenheiro de Espectro na ANACOM

Francisco Pimenta tem o mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Engenheiro de Espectro na ANACOM , a autoridade nacional de comunicações postais e eletrónicas. A sua função consiste em determinar a banda de frequências adequada para o funcionamento dos equipamentos com que trabalha e as normas aplicáveis.

Fez um estágio de 2 anos em Coordenação de Frequências no Centro Europeu de Operações Espaciais da ESA em Darmstadt, na Alemanha. Foi também Assistente de Investigação no Laboratório Associado do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Luís Filipe Almeida · Instituto de Telecomunicações / Universidade de Aveiro

Luís Filipe Almeida obteve o grau de Mestre em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações pela Universidade de Aveiro em 2016, onde frequenta o doutoramento na área de Processamento e Design Digital de Sinais com FPGA's ( field-programmable gate arrays ). 

Desde 2017, é Investigador no Instituto de Telecomunicações de Aveiro , participando em vários projectos relacionados com o design digital e o processamento de sinais. Os principais interesses de investigação são rádio definido por software, domínios de transceptores totalmente digitais, reprogramação de FPGA's em tempo de execução e flexibilidade e fiabilidade de concepção de sistemas digitais para redes de comunicações da próxima geração.

Alunos participantes na iniciativa Zero-G Portugal: Astronauta por um dia

Em setembro do presente ano, 30 alunos do ensino básico e secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, tiveram a oportunidade única de realizar um voo parabólico em solo nacional, ao lado do astronauta da ESA Matthias Maurer. Os jovens em questão puderam desta forma experimentar a sensação de viver em microgravidade, em condições muito semelhantes aquelas que os astronautas encontram no Espaço.

A iniciativa “ Zero-G Portugal – Astronauta por um dia ” foi da autoria da Agência Espacial Portuguesa, que trabalhou em estreita colaboração com a Ciência Viva e o ESERO Portugal. Estes alunos foram escolhidos entre cerca de 500 candidatos de todas as escolas do País num processo de seleção semelhante ao das candidaturas de astronautas.  

Alguns destes alunos vão estar no Pavilhão do Conhecimento para dar aos professores um testemunho da experiência que viveram.

Alunos universitários do grupo RED · Instituto Superior Técnico (TBC)

O grupo Rocket Experimental Division ( RED ) foi fundado em 2017 por alunos do núcleo de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico para a projeção, construção, teste e lançamento de rockets com um propósito científico e educacional.​ O principal objetivo do grupo é o de fomentar a aprendizagem e a integração nas diversas áreas de desenvolvimento do sector espacial.

Uma equipa dos RED participou na 3.ª edição do European Rocketry Challenge ( EuRoC ), um concurso europeu de lançamento de foguetões universitários promovido pela Agência Espacial Portuguesa, que decorreu este ano em outubro no aeródromo de Ponte de Sor. Os RED ganharam o primeiro prémio na categoria em que estavam a competir, a do lançamento de um rocket a uma altitude de 3 mil metros com combustível sólido.

Osíris , equipa do CanSat Portugal Alunos da Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda

A equipa Osíris , formada por 4 alunos da Escola Secundária de Adolfo Portela em Águeda, participou na final da 9.ª edição do CanSat Portugal , que decorreu no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, entre 5 e 8 de maio de 2022.

Os Osíris ganharam dois prémios nesta competição: o de Melhor Missão Científica e uma participação extra-concurso na edição deste ano do European Rocketry Challenge ( EuRoC ), que teve lugar em outubro, também em Ponte de Sor. O seu CanSat foi lançado pelo rocket da equipa universitária RED, do Instituto Superior Técnico.

A equipa destacou-se no CanSat Portugal pelo trabalho desenvolvido a testar o efeito da pressão e temperatura atmosféricas durante a divisão celular por mitose de células vegetais. Tinham como principal objetivo verificar se havia condições para o transporte de um pequeno conjunto deste tipo de células para outros planetas, bem como do seu cultivo.

Os Osíris são formados pelos alunos Brenda Matos, Ivan Morais, Rodrigo Sobral e Gonçalo Lin.