Convidados da 4.ª edição d'O Espaço à Quarta

22 de maio · Um oceano de vida

Nesta sessão d’O Espaço à Quarta vamos saber como os satélites de observação da Terra nos ajudam a monitorizar a vida no Oceano. Os nossos convidados são os seguintes:

Catarina Eira · Professora da UA, responsável pelo ECOMARE e investigadora do CESAM

Catarina Eira é responsável pelo Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos do ECOMARE (veja esta reportagem sobre o projeto), Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro (UA).

É doutorada pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona, professora no Departamento de Biologia da UA e investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) desta universidade. O seu trabalho está centrado na conservação da biodiversidade, biologia marinha e recursos aquáticos.

Marcos Mateus · Professor do IST e investigador do MARETEC

Marcos Mateus tem um Mestrado em Ciências do Mar e um Doutoramento em Engenharia e Tecnologia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico (IST). Atualmente é professor nesta universidade e faz investigação em ecologia marinha e modelação no Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC),  também do IST.

Dedica-se à modelação hidrodinâmica, biogeoquímica estuarina e desenvolvimento de modelos de qualidade da água com o sistema de modelação da água MOHID.  Tem feito algumas previsões de HAB (harmful algal blooms, i.e. proliferação de algas nocivas).

Trabalhou como consultor em utilização dos recursos hídricos, qualidade da água e ecologia das águas doces na AQUALOGUS. Foi também Professor do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e da Universidade Lusófona.

José Pedro Granadeiro · Professor da FCUL e coordenador do CESAM

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), com especialização em Ecologia, e Doutorado em Ecologia Ambiental e Evolutiva pela Universidade de Glasgow, na Escócia, no Reino Unido.

É Professor Catedrático da FCUL e coordena o pólo do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) desta universidade. Colabora também com o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c)  da Universidade de Lisboa.

A maior parte da sua investigação centra-se na dieta e ecologia alimentar, ecologia espacial e de movimentos, migração, ecologia de comunidades e conservação em ambientes costeiros e marinhos. Recorre maioritariamente a aves marinhas e costeiras como modelos e usa dados de satélite para caracterizar as áreas de ocorrência das espécies e monitorizar as respetivas condições climáticas.

Jorge Fontes · Ecologista marinho do Okeanos UAç e bolseiro da UAç / IMAR

Doutorado em Ecologia Marinha pela Universidade dos Açores (UAç) e pela Universidade da California de Santa Barbara,  Jorge Fontes é investigador do Okeanos UAç e bolseiro da UAç e do Instituto do Mar (IMAR).

Ecologista marinho com particular interesse em tecnologia aplicada implantada nos animais e marcação não invasiva de megafauna marinha, como tubarões e mobulídeos (1) , e ferramentas de investigação subaquática de baixo custo para animais e habitats.

Dedica-se à ecologia de peixes de recifes e montes submarinos, controlo de algas marinhas invasoras, ecologia espacial e conetividade entre diferentes populações de peixes. Possui uma vasta experiência de trabalho em campo, incluindo marcação de pesca, biotelemetria e robótica marinha, entre outros. Conheça melhor o seu trabalho através do documentário da Ilha dos Gigantes,  da RTP (2022).

 

____________

(1) Mobulídeo: Família de peixes cartilagíneos que inclui as mantas e as jamantas. Ocorrem na região dos Açores.

Hélder Silva · Chefe de Projetos Aeroespaciais na Thales Edisoft Portugal

Hélder Silva tem formação de base em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico (IST), um Mestrado em Engenharia Informática e Inteligência Artificial (IA) pela Universidade NOVA de Lisboa e um MBA em Finanças pela Universidade de Lisboa.

É diretor de software de voo aeroespacial na Thales Edisoft Portugal. Esteve envolvido no planeamento, desenho e construção do MH1, satélite desenhado, desenvolvido e operado a partir de Portugal. O MH1 pertence à missão AEROS e faz a ligação do Espaço ao mar e aos grandes migradores oceânicos.

Hélder Silva tem particular interesse por sistemas integrados, gestão de grandes empresas e pela aplicação da IA à previsão dos mercados bolsistas. Foi CEO da Sputnik Software e Tecnologias e diretor técnico da Skysoft Portugal.

17 de abril · Os amanhãs do Tempo

Nesta sessão d’O Espaço à Quarta falámos sobre meteorologia, tempo (atmosférico) e Clima. A nossa convidada ajudou-nos a recriar um dia de trabalho de uma meteorologista no Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica do IPMA:

Ângela Lourenço · Meteorologista no IPMA e especialista na previsão do tempo

Licenciada em Meteorologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é meteorologista no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) desde 1995 (1) e trabalha na área da previsão do tempo desde 1996.

Colabora no projeto EUMeTrain , patrocinado pela EUMETSAT, do qual o IPMA faz parte em conjunto com a Finlândia, Alemanha, Áustria, Hungria e a Croácia. No âmbito deste projeto, dedica-se à formação de meteorologistas na área da meteorologia por satélite. Interessa-se pela importância da previsão do tempo na sociedade, em particular a salvaguarda de vidas e bens.

 

____________

(1) Em 1995 chamava-se ainda Instituto de Meteorologia.

27 de março · Espaço para a Saúde

Nesta sessão falámos sobre os efeitos da exploração espacial no corpo humano, conhecer algumas das descobertas feitas sobre o nosso metabolismo e perceber o impacto do Espaço na Medicina. Os nossos convidados são os seguintes:

Edson Oliveira · Neurocirurgião e fundador do CEMA da ULisboa

Edson Oliveira é neurocirurgião, especialista em coluna vertebral, e integra o corpo clínico do Hospital da CUF. É também Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e investigador no Centro de Estudos de Medicina Aerospacial da mesma universidade (CEMA), do qual foi um dos fundadores em 2022.

No CEMA, Edson desenvolve e promove atividades de ensino, investigação, treino e formação, sobre os desafios médicos identificados durante estudos realizados sobre a exposição do ser humano ao ambiente extraterrestre e às suas simulações em Terra. Conheça mais a fundo o seu trabalho neste artigo de 2023.

Lígia Coelho · Astrobióloga e bolseira da Universidade de Cornell (EUA)

Formada em microbiologia, Lígia Coelho é doutorada em Bioengenharia e Astrobiologia pelo MIT Portugal Program / Instituto Superior Técnico (IST).  Em 2022 recebeu uma bolsa académica para trabalhar num projeto científico do Departamento de Astronomia da Universidade de Cornell, em Ithaca, NY (EUA); onde se dedica ao estudo e criação de bases de dados de bioassinaturas para missões espaciais que se destinam à busca de vida extraterrestre.

Foi coautora de dois projetos de payload (carga útil) em biologia espacial, em 2019 e 2022. A primeira dessas cargas voou a bordo do New Shepard (Blue Origin), para estudar o efeito da microgravidade na fotossíntese. A segunda voou no foguetão Baltasar do IST, para estudar o efeito do ambiente espacial em dispositivos médicos destinados ao tratamento e diagnóstico da saúde das mulheres.

Pedro Marques-Quinteiro · Psicólogo Organizacional e Professor da Universidade Lusófona

Pedro Marques-Quinteiro é Psicólogo Organizacional, Professor Associado da Universidade Lusófona e está envolvido em vários projectos de investigação apoiados pelo Programa Polar Português,  a Agência Espacial Portuguesa e a ESA.

Trabalha há mais de 10 anos com pessoas em organizações de elevada fiabilidade e em ambientes de trabalho isolados, confinados e extremos. Interessa-se particularmente por contextos como o combate a incêndios, as regiões polares e o Espaço. Nesse sentido, liderou duas expedições científicas a King George, na Antártida, para estudar o trabalho em equipa realizado em condições extremas. Em novembro de 2023, integrou a tripulação do Projeto CAMões, a primeira missão espacial análoga realizada em solo português, na Ilha Terceira (Açores).

Duarte Conchinhas · Especialista em Fisiologia Espacial, PhD da FMUL e CEMA

Doutorando da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e do Centro de Medicina Aeroespacial (CEMA), no qual investiga o impacto das viagens espaciais na fisiologia humana. Tem como objetivo estudar as contramedidas físicas e nutricionais mais eficientes que permitem melhorar a qualidade de vida dos astronautas no Espaço.

Mestre em Exercício e Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH),  conta ainda com especializações em Alta Performance pela Next College Student Athlete (NCSA), Diabetes - um desafio global pela Universidade de Copenhaga (Dinamarca) e em Pesquisa sobre a Gravidade pela ESA.

28 de fevereiro · O que se passa nos polos não fica nos polos...

Nesta sessão falámos da situação atual das regiões polares, nomeadamente das alterações que se observam no Ártico, e do contributo das ciências espaciais para monitorizar os polos. Os nossos convidados foram os seguintes:

Sara Aparício · Cientista de dados da ESA

Sara Aparício é cientista de dados, tem um mestrado integrado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, e encontra-se a fazer investigação na área de gelo marinho e AI.

Na sua experiência, conta com colaborações com o Centro de Observação da Terra da ESA (ESRIN) e EUMETSET. No contexto das regiões polares, no passado, foi observer no Svalbard Integrated Observing System (SIOS) e como presidente da Association of Polar Early Career Scientists de Portugal (APECS Portugal).

João Canário · IST e International Artic Science Committee

João Canário é Professor Associado do Instituto Superior Técnico (IST) e Investigador do Centro de Química Estrutural.  É também Professor nas Universidades de Laval e Trent e investigador do Center for Northern Studies, ambas no Canadá.

É atualmente Vice-presidente do International Arctic Science Commitee (IASC), onde coordena o grupo de trabalho terrestre, abordando por exemplo o solo permanentemente gelado – o permafrost (*).

 

 

(*) Veja aqui a definição de permafrost, de acordo com a National Geographic Education.

José Alves · CESAM e Universidade de Aveiro

José Alves é ecologista, professor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM)  da mesma universidade.

Dedica-se ao estudo dos mecanismos pelos quais os organismos respondem às alterações ambientais. A sua investigação centra-se nos padrões de segregação, interações sazonais e necessidades individuais das populações de aves migradoras, bem como nas consequências destes fatores para a demografia, distribuição e conservação destes animais. Nos últimos 15 anos, tem estudado aves migradoras no estuário do Tejo, Ártico e África Ocidental.

Recentemente, estudou a relação das alterações climáticas com o crescimento da população de flamingos na Ria de Aveiro. A título de curiosidade, pode consultar aqui a reportagem apresentada em janeiro pelo Primeiro Jornal da SIC sobre este assunto.

Jorge d'Almeida · SACONSULT e CPLS

Jorge d’Almeida tem mais de 50 anos de experiência no setor marítimo. Foi oficial da marinha portuguesa e trabalhou durante 12 anos nos EUA, depois de se ter licenciado no MIT, com um Master of Science em Engenharia Naval e um MBA na New York University. Em 2001, cofundou a SACONSULT em Portugal, uma empresa que presta serviços de consultoria estratégica e financeira, tirando partido da vasta experiência global dos seus criadores nestas áreas.

Nos EUA, ocupou cargos na direção na J. J. Henry Co, empresa líder em arquitetura naval, e na U.S. Lines Inc. Em solo nacional, trabalhou na Portline e foi Administrador-Delegado da Soponata, importante empresa de petroleiros nacional.

Preside a Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS),  uma associação que promove o desenvolvimento marítimo, industrial e logístico da cidade; e a Associação 4Shipping, que tem o objetivo de devolver a Portugal o estatuto de nação líder no mercado marítimo. É ainda Professor convidado da Academia de Marinha Mercante e da Nova School of Business and Economics.

Sandra Freitas · Deimos Engenharia

Com formação académica em Meteorologia / Oceanografia, Sandra Freitas trabalhou mais de 20 anos na área da Deteção Remota no IPMA , estando envolvida em todo o ciclo de vida dos produtos baseados em observações por satélite: desenvolvimento de algoritmos, implementação, validação e aplicações. Ainda no IPMA, foi responsável por serviços operacionais tais como LSA-SAF / EUMETSAT.  

Em 2021, juntou-se à Deimos Engenharia, onde tem gerido projetos na área do segmento de solo para novas missões ESA. Destes, destaca-se a missão Arctic Weather Satellite, que vai aumentar consideravelmente a frequência das observações meteorológicas sobre o Ártico e, consequentemente, contribuir para a melhoria das previsões do tempo a nível global.

31 de janeiro · Um COP(o) meio cheio

Nesta sessão fizemos um debate sobre os resultados da COP. Falou-se também da contribuição das ciências e tecnologias do Espaço para a sustentabilidade através da monitorização dos gases de efeito de estufa. Os nossos convidados foram os seguintes:

Isabel Trigo · Investigadora do IPMA e Instituto Dom Luiz

Doutorada em Climatologia de Ciclones na Região do Mediterrâneo, pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido, Isabel Trigo é investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)  e do Laboratório Associado Instituto Dom Luiz (IDL).

Na última década tem realizado várias medições da temperatura da superfície terrestre de forma remota, através dos sensores de satélites da European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites (EUMETSAT). Tem participado em diversos projetos nacionais e internacionais apoiados pela Comissão Europeia, Copernicus, EUMETSAT e ESA.

Francisco Ferreira · Investigador da FCT - UNL e Presidente da ZERO

Francisco Ferreira é professor associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e investigador do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE).

Mestre por Virginia Tech nos EUA e doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, foi Presidente e Vice-Presidente da Quercus, membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é o Presidente da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, uma organização não-governamental de ambiente com atividade nacional.

Pedro Amaral Jorge · Presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis

Formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, Pedro Amaral Jorge tem uma pós-graduação em Energias Renováveis e Finanças Verdes pelo RENAC. Preside à Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), que representa mais de 90% do total da potência instalada de fontes de produção de eletricidade renovável em Portugal.

É também sócio e diretor de Desenvolvimento da SunBD, empresa de consultoria especializada em recursos renováveis e no ambiente. Tem uma vasta experiência internacional no desenvolvimento de projetos de concessões de serviços de utilidade pública e de financiamento, planeamento, construção e gestão.

Joana Martins · Project Manager da Fundação Oceano Azul

Gestora de Projetos na Fundação Oceano Azul ( FOA ), Joana Martins é licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Leiden, nos Países Baixos. Atualmente frequenta o mestrado em Direito e Economia do Mar – A Governação do Oceano, na Faculdade de Direito da Universidade NOVA. 

Trabalha no eixo da Advocacia e Políticas do Oceano da FOA, onde desenvolve as suas iniciativas internacionais, parcerias e apoia o seu envolvimento em fóruns políticos internacionais, tais como os promovidos pelas Nações Unidas e pela Comissão Europeia. Procura aumentar a ambição da agenda internacional relativa ao Oceano, posicionando-o no centro dos processos de tomada de decisão internacionais.