Lançamento do satélite português MH1

Missão AEROS

 

 

O ESERO Portugal seguiu em direto o regresso de Portugal ao Espaço com o lançamento do satélite MH1 da missão AEROS. Antes disso, acompanhámos também a sessão explicativa do CEiiA, que contou com um vasto painel de especialistas.

O segundo satélite português foi lançado a 4 de março, às 22:05 (hora de Portugal Continental), a partir da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia (EUA). Foi transportado a bordo de um foguetão Falcon9 da SpaceX, o Transporter-10 Rideshare.

 

Pode rever aqui ambas as sessões:

Sessão no CEiiA às 19h30 Lançamento do AEROS às 22h
A equipa do CEiiA participou na construção da missão MH1 do satélite AEROS.

A sessão no CEiiA contou com intervenções de José Rui Felizardo (CEiiA), Sérgio Barbedo ( Thales Portugal ), Manuel Heitor ( IST / IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research ) e Dava Newman ( MIT , nos EUA). Os especialistas fizeram o enquadramento científico desta missão e falaram da sua importância para o nosso país. O lançamento foi acompanhado em direto da página dos lançamentos da SpaceX.

 

O que é o MH1? A Missão AEROS Links úteis Media Entidades envolvidas

O que é o MH1?

O satélite recebeu a designação MH1 em homenagem a Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, um dos impulsionadores do projeto. Entra na categoria dos nanossatélites, tendo 30 cm x 10 cm de dimensão e 4,5 kg de peso. Orbitará a Terra a 510 km de altitude, a uma velocidade de 7 km/s, o que significa que dará uma volta à Terra a cada 90 minutos. Tanto as imagens como os dados recolhidos serão recebidos na ilha de Santa Maria, Açores, e tratadas em Matosinhos.

Foi desenvolvido em Portugal por várias entidades do meio académico e da indústria: Thales in Portugal | Thales Group - CEiiA,   SpinWorks,   dstelecom,   Instituto Superior Técnico / IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research,  Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP),  Universidade do Minho (UMinho),  Universidade do Algarve (UAlg),   +ATLANTIC CoLAB,   Instituto do Mar / Okeanos-UAc,   AIR Centre - Atlantic International Research Centre,   Massachusetts Institute of Technology e MIT Portugal Program.

MH1 em construção...
... e MH1 terminado.

A missão AEROS

A missão tem como foco o estudo do Oceano, potenciando as sinergias entre as ciências espaciais e a monitorização do Oceano, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O AEROS desenvolveu dois módulos de instrumentos para nanosatélites que serão colocados em órbita: um sistema de reflectometria para a altura e rugosidade da superfície do mar; e um espetrómetro ótico para medir a cor do Oceano e localizar a sua fauna e as frentes de ar.

Primeira imagem : o grupo Thales Edisoft Portugal - AEROS Team que participou na criação e desenvolvimento do segundo satélite português
Segunda imagem esta infografia mostra como o MH1 vai ser gerido a partir de Portugal. Trata-se de um sistema integrado de diferentes plataformas que operam no Oceano e no Espaço, equipadas com sensores e tecnologias de ponta, ligados entre si através de uma rede de comunicações que inclui um sistema de recolha, processamento e divulgação de dados.

Links úteis

AEROS nos media

Entidades envolvidas