À Conquista da Lua nos Açores

De 22 a 28 de novembro, uma equipa internacional formada por sete astronautas análogos replicou o ambiente lunar na Gruta do Natal, na Ilha Terceira (Açores). Esta foi a primeira missão do projeto CAMões – Caving Analog Mission for Ocean, Earth and Space Exploration , permitindo tornar os Açores num test bed para astronautas de todo o mundo.

Através do ESERO Portugal, as escolas também puderam dar o seu contributo. Como? Assistindo ao webinar exclusivo para alunos e professores no dia 27 de novembro, realizando experiências sugeridas pela própria tripulação e criando um novo patch para a missão!

No vídeo:  O astronauta análogo português João Lousada, Diretor de Voo da Estação Espacial Internacional, desejou boa sorte à tripulação da Missão CAMões e convidou as Escolas a participar nesta iniciativa.

O que é o Projeto Azores CAMões?

A missão análoga

 

A primeira missão deste projeto de investigação, realizou-se na Gruta do Natal, na Ilha Terceira.

As missões análogas servem para investigar um ou vários aspetos de missões espaciais tripuladas, usando ambientes terrestres cujas condições permitem simular um cenário específico fora da Terra. Para saber mais sobre este assunto, veja a palestra 'O que faz um astronauta análogo?', dada por João Lousada, Comandante de Missões no Austrian Space Forum, na 6.ª Conferência dos Professores EspAciais.

 

Como tudo começou

 

O projeto CAMões é promovido pela Associação Os Montanheiros e pelo INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência. 

Esta iniciativa surgiu da colaboração entre Rui Moura, professor de geociências da Universidade de Aveiro e Ana Pires, investigadora de georecursos marinhos do Laboratório de Robótica Industrial e Automação do INESC TEC, no Porto.

Ao longo dos últimos três anos, ambos reuniram uma equipa multidisciplinar que partilham um, dois ou mesmo três ojetivos principais: a proteção dos oceanos, a conservação do planeta Terra e a exploração espacial.

Galerias iluminadas na Gruta do Natal, na Ilha Terceira. @marcbluhm_

 

Dois golfinhos ao largo do litoral da Ilha Terceira. @marcbluhm_

O kick off do projeto decorreu no passado dia 8 de novembro, nas instalações da INESC TEC, no Porto. Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva, representou o ESERO Portugal, parceiro Educacional e Outreach.

O papel do ESERO Portugal

O projeto reuniu diversos parceiros nacionais e internacionais e teve uma forte componente pedagógica. O seu foco incidiu especialmente nas disciplinas STEM, onde a Ciência Viva e o ESERO Portugal têm um papel de relevo ao levar esta missão às escolas.

Esta tarefa teve também um grande impacto multicultural, dado que englobou pessoas de várias partes do mundo. 

Saiba o que foi proposto às Escolas na secção seguinte.

Colaboração com as Escolas

As escolas poderão participar nesta missão de três formas:

 

1 - Participação em webinars para as escolas

 

Os dois webinars realizados foram conduzidos por todos os elementos da Core Team, durante o decorrer da missão inaugural. Várias escolas de todo o país puderam assistir em direto a cada sessão e os alunos participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas à tripulação sobre a missão.

O webinar de dia 24 de novembro destinou-se às escolas dos Açores e o de dia 27 de novembro às escolas de Portugal Continental e da Madeira.

Créditos: @marcbluhm_

2 - Realização de uma a três experiências científicas

 

As escolas convidadas são desafiadas a desenvolver entre uma a três experiências, durante o decorrer desta missão. Os trabalhos em questão terão de estar diretamente relacionados com as experiências científicas realizadas pela tripulação durante estes sete dias. Os alunos podem seguir os trabalhos da Core Team através dos seus vídeos e fotos diárias, partilhadas aqui.

As experiências da missão CAMões são subordinadas a três temas distintos: 1) Dureza das rochas ; 2) Astrobiologia e 3) Trabalho de equipa.  As atividades desenvolvidas pelos alunos terão também de ser sobre um ou mais destes temas. Clique em cada um deles ou nas imagens seguintes para conhecer as propostas de trabalho que a própria Core Team sugeriu para as escolas!

 

Para os alunos: Os membros da tripulação envolvidos nas experiências que te propomos  estão disponíveis para te ajudar, orientar e avaliar os trabalhos da tua equipa. Clica neles para conheceres melhor o seu trabalho.

Dureza das rochas

Astrobiologia

Trabalho de equipa

3 - Patch Design Competition

 

Desafiamos-te a dares o teu contributo para criar um patch novo para esta missão: inscreve-te na Patch Design Competition.

 

Mas o que é o patch de uma missão espacial?

 

Trata-se de uma reprodução digital e/ou em tecido do emblema de uma missão espacial, que deve ser usada pelos astronautas que constituem a sua tripulação e pela respetiva equipa técnica de apoio. O patch deve incluir os nomes dos membros da tripulação e o seu design gráfico deve representar os seus objetivos mais importantes.

Visita a página que fizemos para te contar a história do patch da missão CAMões. Quem sabe, pode ser que sirva de inspiração a ti e aos teus colegas na criação do vosso patch!

Porquê nos Açores?

O Arquipélago dos Açores é de origem vulcânica e possui no seu território algumas estruturas de elevado interesse científico, ideais para missões análogas à Lua ou a Marte - como é o caso dos seus sistemas de tubos de lava.

O estudo detalhado destas estruturas permite aos cientistas recolher dados importantes sobre os desafios associados à exploração de grutas ou tubos de lava, no que diz respeito ao ambiente, engenharia, mineralogia, tripulação e robótica.

 

Porquê a Gruta do Natal?

 

A Gruta do Natal reune um conjunto de fatores muito interessantes que a tornam no cenário ideal para esta missão: pelas estruturas já referidas, o elevado grau de conhecimento que os cientistas locais possuem de toda a história geológica da gruta, e a acessibilidade e segurança que oferece para a exploração por seres humanos.

 

Uma gruta muito espAcial

 

Ana Pires, Comandante da Crew Zero, destaca a riqueza da estrutura natural da gruta e dos seus tubos de lava:

“Os astronautas de diversas agências espaciais como a ESA e a NASA têm procurado este tipo de estruturas e cenários para realizar os seus treinos de geologia planetária, porque existem similaridades com os tubos de lava existentes em Marte e na Lua. Torna-se, por isso, importante testar a sua estabilidade geotécnica para perceber se é possível tornar estas estruturas num campo base em futuras missões ao Espaço de forma a proteger os astronautas das radiações, por exemplo” .

As paisagens de origem vulcânica dos Açores dão às ilhas do Arquipélago um encanto natural.

 

Alguns membros da tripulação visitam a gruta juntos pela primeira vez.

Missão inaugural

A missão inaugural deste projeto decorrá na Gruta do Natal, na Ilha Terceira, de 22 a 28 de novembro de 2023.

Durante este período, uma equipa formada por 7 astronautas análogos vai passar seis noites e sete dias no interior de um tubo de lava que apresenta características semelhantes às de um ambiente lunar.

 

O 'núcleo duro' da missão

 

A tripulação é constituída por dois geocientistas, um geofísico, um astrobiólogo, um explorador, uma especialista em factores humanos e clima e um psicólogo. Serão divididos por três estações, nas quais serão montadas tendas.

Imagem artística de um astronauta num túnel. @Peter bo

Todos eles contarão com o apoio de vários especialistas no exterior da gruta, nas áreas da espeleologia, vulcanologia, microbiologia, geoquímica e medicina espacial, oriundos de quatro países.

As duas equipas constituem a Core Team. Ao todo, os seus elementos são provenientes de cinco países diferentes, falam oito línguas e representam mais de 11 disciplinas diferentes da área do conhecimento.

Mensagem de uma astronauta

 

A astronauta Nicole Mann, da NASA, gravou um vídeo de boas-vindas e encorajamento destinado aos responsáveis da Missão CAMões e a todos os Portugueses!

 

O que vai acontecer lá dentro?

 

Respeitando e protegendo os aspetos únicos desta gruta, assim como a sua biodiversidade, a tripulação levará a cabo um conjunto de estudos e investigações que servirão de base a missões futuras em disciplinas tão diversas como a geofísica, a microbiologia, o estudo do clima e o estudo da performance humana num variedade de contextos diferentes. 

Os seus elementos irão realizar 14 experiências utilizando drones, sensores e outras tecnologias, na esperança de recolher dados que possam partilhar com a comunidade científica internacional.

Do lado de fora, uma equipa de especialistas em espeleologia, vulcanismo, microbiologia, geoquímica e medicina espacial atuará como “mission control”. Para além disso, terão, em permanência, uma equipa médica multidisciplinar, voluntária no projeto.

Espera-se que a missão termine a tempo da tripulação celebrar a comemoração dos 60 anos de existência de 'Os Montanheiros', associação sem fins lucrativos, parceira e anfitriã deste projeto.

A missão conta também com o apoio público regional, a Proteção Civil dos Açores e a Cruz Vermelha.

A primeira missão de muitas

 

Esta é a primeira missão do género realizada em Portugal e a expectativa é que, em 2024, a Gruta do Natal possa voltar a ser um destino de missões análogas, fidedigno e validado.

Para que isso aconteça, depois desta missão inaugural, o projeto CAMões vai permitir a participação de equipas da comunidade nacional e internacional nas próximas missões.

Portugal deixa a sua marca no treino de astronautas!

Mapa do acesso à Gruta do Natal. @Os Montanheiros 

Tripulação da Missão CAMões

( Nota : créditos das fotos @marcbluhm_ )

 

A tripulação Core Team da Missão Camões divide-se em duas equipas:

 

  • Crew Zero, constituída por 7 astronautas análogos que vão estar na gruta vulcânica a simular um ambiente lunar. A equipa é liderada por Ana Pires e Yvette Gonzalez.

  • Mission Control, uma equipa de especialistas em espeleologia, vulcanismo, microbiologia, geoquímica e medicina espacial que vai estar do lado de fora da gruta a dar apoio aos membros da Crew Zero.

Crew Zero

 

Ana Pires

Commander · Co-Líder

Astronauta análoga e Geocientista

 

Ana é investigadora em Geociências no INESC TEC, um instituto português de robótica e sistemas autónomos. Trabalha com tecnologias de descoberta de robótica terrestre e aquática e tem mais de 15 anos de experiência em geociências e geoengenharia.

Foi a primeira mulher portuguesa a completar com sucesso o curso de cientista-astronauta no âmbito do programa PoSSUM, um projeto apoiado pela NASA que prepara astronautas para voos suborbitais.

Apoia a investigação geotécnica e geotecnológica da missão e é responsável pelas publicações e comunicação de grande impacto sobre os resultados científicos que forem obtidos durante a realização deste projeto.

 

Yvette Gonzalez

Executive Officer · Co-Líder

Fatores humanos e Clima

 

Yvette é especialista em resolução de conflitos e resiliência humana. Tem mais de 23 anos de experiência em guerra, conflito e em ambientes extremos isolados e confinados (ICE) em todo o planeta. Dedica-se também à investigação atmosférica e climática.

É investigadora visitante no grupo de pesquisa em Saúde Oral e Epidemiologia Clínica da Universidade de Plymouth e investigadora certificada em assuntos humanos. O seu foco na relação entre o desempenho humano, saúde e empatia ambiental contribui para soluções climáticas mais amplas / impacto de adaptação.

Apoia a investigação sobre fatores humanos e clima na missão CAMões.

 

Aidyl Gonzalez-Serricchio

Astrobióloga

 

Aidyl é uma astrobióloga com experiência em investigação espacial análoga, centrada na sua especialidade.

Doutorada em Genética Molecular pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, completou o trabalho de pós-doutoramento em distrofia miotónica no Instituto de Medicina Genética da Universidade da Califórnia, onde adquiriu uma experiência valiosa em investigação translacional.

Apoia a investigação em genética molecular, saúde do solo e microbiologia na missão CAMões.

 

Pedro Marques-Quinteiro

Psicólogo Organizacional

 

Pedro é um Psicólogo Organizacional que conta com mais de 10 anos de experiência a trabalhar com pessoas em organizações de elevada fiabilidade e ambientes de trabalho extremos.

Em março de 2018 e fevereiro de 2020, liderou duas expedições científicas a King George, na Antártida, para estudar o trabalho em equipa em ambientes isolados, confinados e extremos.

Apoia a investigação sobre o desempenho e o comportamento humano de todos os elementos da missão CAMões.

 

Rui Moura

Geofísico

 

 

Rui é geofísico e Professor Associado na Universidade de Aveiro, em Portugal.

Desenvolve investigação em geofísica aplicada à geologia planetária, exploração mineral, hidrogeologia, engenharia, engenharia sísmica, arqueologia, contaminação ambiental subsuperficial, riscos naturais e estudos forenses.

Apoia a investigação nas áreas de geomapping, sistema de deteção remota ativa LiDAR (Light Detection and Ranging), fotogrametria e geofísica.

 

Helder Chaminé

Especialista em Geociências

 

Helder é professor de Engenharia em Geociências e especialista multidisciplinar nesta área. Utiliza técnicas de cartografia SIG para a geologia estrutural, aplicada, mineira, subterrânea, geotecnia e riscos geológicos, hidrogeologia de rochas duras, recursos hídricos e gestão de águas termais.

Dedica-se ainda ao património geomineiro, geoética, geociências militares e valores fundamentais geo-profissionais, entre outros.

Apoia os temas de cartografia de geociências aplicadas, geotecnia e riscos geológicos da missão.

 

Paul Niel

Explorador, investidor e piloto de drones

 

Paul é um investidor austríaco, aventureiro, explorador e piloto de drones. Organizou e participou em mais de 15 expedições em todos os continentes.

Licenciado em estatística na Universidade de Viena, trabalhou durante mais de uma década no mundo financeiro, incluindo Nova Iorque, Londres e Hong Kong. Vive atualmente em Lisboa.

Apoia as operações com drones da missão CAMões.

Mission Control

 

Paulo Barcelos

Diretor da Mission Control

Espeleólogo

 

Paulo é o Presidente da Direção da principal organização de acolhimento da missão CAMões nos Açores, a Associação "Os Montanheiros", para além de gerir a Gruta do Natal.

Tem mais de 25 anos de experiência como espeleólogo. Explora tubos de lava e grutas nos Açores. Ensina espeleologia e segurança em grutas.

Facilita o envolvimento do governo anfitrião dos Açores e de Angra do Heroísmo e trata das autorizações e aprovações ambientais para a missão.

 

João Carlos Nunes

Vulcanólogo

 

 

João é licenciado em Geologia, doutorado em Vulcanologia e Professor Auxiliar na Universidade dos Açores.

Nascido em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, é Diretor Científico do Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (INOVA) , cofundador do Geoparque Açores - Geoparque Mundial da UNESCO e membro da Direção da Escola de Novas Tecnologias dos Açores.

Responsável pela organização de todo o programa educativo e de divulgação açoriano para o envolvimento de educadores e estudantes nas investigações desenvolvidas na missão.

 

Pedro Caetano

Médico

 

 

Pedro é médico e especialista em medicina aeroespacial.

É cofundador de uma empresa médica, a Planet Explorers, que desde 2017 oferece apoio médico em ambientes extremos, como expedições, viagens, científicas, lazer, etc. Tem experiência em diferentes ambientes, desde o Pólo Norte à Patagónia e montanhas muito altas.

Apoia a equipa da Mission Control, o desempenho humano da missão CAMões e a investigação médica espacial. Lidera a equipa médica, constituída por mais 3 médicas que se ofereceram como voluntárias para esta missão.

 

Slavka Andrejkovičová

Geoquímica e Astrogeóloga

 

Slavka é especialista em geoquímica e química nuclear centrada na ciência astrogeológica. É Investigadora Principal na unidade de investigação GeoBioTec da Universidade de Aveiro, integra a equipa SAM do Goddard Space Flight Center e é colaboradora do Goddard Center for Astrobiology, ambos da NASA.

É especialista em geoquímica de minerais argilosos e em preparação de amostras análogas a materiais marcianos para validação de dados recolhidos em Marte pelo rover Curiosity.

Apoia a missão CAMões na preparação de protocolos geoquímicos, investigações minerais e vida microbiana.

 

Andreia Oliveira

Equipa médica

Médica voluntária

 

Andreia é licenciada em Medicina pela Universidade do Porto. Frequenta neste momento o doutoramento em Neurociência Computacional, dividindo o seu tempo entre o Porto e Berlim, na Alemanha.

Paralelamente à sua investigação, interessa-se por medicina em ambientes extremos, com enfoque na medicina espacial; e por políticas de saúde, com enfoque no acesso equitativo e justo aos cuidados de saúde.

Integra a equipa médica da Mission Control, liderada por Pedro Caetano.

 

Carolina Moreira

Equipa médica

Médica voluntária

 

Carolina é médica, especializada em Medicina Física e de Reabilitação. Fez formação em Medicina Aeroespacial tanto na NASA como na ESA.

Atualmente trabalha como médica e investigadora clínica em Medicina Aeroespacial no Instituto MEDES, em Toulouse, França. É também professora na Unidade de Medicina Aeroespacial no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

É pós-graduada em Medicina Desportiva e tem experiência em Apoio Médico em ambientes extremos como o Pólo Norte ou locais de grande altitude.

Integra a equipa médica da Mission Control, liderada por Pedro Caetano.

 

Eva Alves

Equipa médica

Médica voluntária

 

Eva é licenciada em Medicina pela NOVA Medical School e especializou-se em Medicina Física e de Reabilitação. Tem uma pós-graduação em Medicina Desportiva e é a atual Médica de Equipa da Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub 17.

Frequentou o Curso de Princípios de Aviação e Medicina Espacial na University of Texas Medical Branch. Investiga os efeitos da microgravidade no sistema músculo-esquelético, em colaboração com o CEMA (Grupo de Estudos de Medicina Espacial da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). Colabora ainda com a consulta multidisciplinar de osteoporose do Hospital de Santa Maria, onde trabalha como Fisiatra.

Integra a equipa médica da Mission Control, liderada por Pedro Caetano.

Vídeos da tripulação

Especialmente para os alunos: alguns membros da tripulação gravaram vídeos sobre a missão e o trabalho que irão realizar e enviaram-nos para os publicarmos aqui!

 

Ana Pires · Crew Zero Team Commander

Gruta do Natal, na ilha Terceira

 

Paulo Barcelos · Mission Control

Gruta do Natal, na ilha Terceira

 

Aidyl Gonzalez-Serricchio

Crew Zero Team

 

Slavka Andrejkovičová

Mission Control Team

 

Slavka Andrejkovičová

Mission Control Team

(Making of)

 

Paul Niel

Crew Zero Team

 

Yvette Gonzalez

Crew Zero Team · Executive Officer

 

Pedro Marques-Quinteiro

Crew Zero Team

Vídeos diários da missão

 

Nesta secção disponibilizamos os vídeos partilhados pela tripulação Crew Zero Team na Gruta do Natal. Vejam também as fotografias que nos são enviadas diariamente!

Chegada à gruta Preparativos A Missão

Chegada à gruta

 

15 de novembro

 

Bem-vindos!

Ana Pires

 

Welcome!

Yvette Gonzalez

Preparativos

 

16 - 21 de novembro

 

Gruta sem luz

Ana Pires

 

Ana Pires precisa de recorrer à luz do seu capacete para conseguir ver alguma coisa.

 

FARO 3D Laser Scanner

Ana Pires

 

Este instrumento ajuda a mapear a gruta em 3D.

 

'Beep!'

Ana Pires

 

O laser scanner apita de 12 em 12 minutos.

 

Explorando a gruta

Yvette Gonzalez

 

Consegue-se ouvir o laser scanner enquanto Yvette faz as suas explorações.

 

Enquanto chove lá fora...

Yvette Gonzalez

 

... ouve-se muita água a pingar constantemente na gruta.

 

Explorando a gruta

Yvette Gonzalez

 

Ana Pires estuda a estrutura da gruta.

 

Montagens

Ana Pires

 

Ana descreve a montagem das tendas/estações, na companhia do resto da tripulação.

 

Calibrações

Ana Pires

 

Helder Chaminé faz a calibração da bússola geológica na gruta (o vídeo não tem som).

 

Basecamp

Crew Zero Team

 

A tripulação prepara-se para o grande dia.

 

Almoço de grupo

Core Team

 

A última refeição antes da ida para a gruta.

A Missão

 

22 - 28 de novembro

 

Medição da dureza das rochas

Ana Pires

 

Ana explica a utilização de uma ferramenta importante: o martelo de Schmidt.

 

Medições de CO 2 com sensor

Pedro Quinteiro

 

As medições do dióxido de carbono permitem detetar bactérias... perto de um antigo altar!

 

Música de embalar

Aidyl Gonzalez-Serricchio

 

Durante a noite, Aydil foi surpreendida pela música de embalar de Ana com a sua harmónica.

 

Medições com sensor databot™

Ana Pires e Paul Niel

 

Medições de vários parâmetros em tempo real, como a temperatura e o dióxido de carbono.

 

Manhã na basecamp

Crew Team

 

A equipa faz o ponto da situação enquanto prepara o almoço.

 

Recolha de amostras de rocha e musgo

Aidyl Gonzalez-Serricchio

 

Aydil espera encontrar "CAMões' tardigrades" ou outras formas de vida microscópica.

 

À descoberta do microcosmos

Aidyl Gonzalez-Serricchio e Ana Pires

 

Aydil mostra como podemos encontrar formas de vida na gruta com luz UV.

 

Os sons noturnos da gruta

Yvette Gonzalez

 

À noite, na sua tenda, Yvette ouve as gotas de água provenientes da superfície a ecoar nas paredes da gruta.

 

O drone explora outras partes da gruta

Paul Niel e Pedro Quinteiro

 

A tripulação precisou de usar o drone para explorar algumas partes da gruta, mais inacessíveis ou menos seguras para seres humanos.

 

"Obrigado, Ciência Viva!"

Core Team

 

A tripulação agradeceu à Ciência Viva pelo seu apoio neste projeto. E nós também agradecemos por ter feito parte dele!

Fotos diárias da tripulação

( Nota : créditos das fotos @marcbluhm_ )

 

Clique para ver as fotos de cada dia:   19  |   20  |   21  |  22  |   23  |   24  |   25  |   26  |   27  |   28  |   29

Entrada na gruta

19 de novembro

(Pouca) luz do dia

19 de novembro

Explorando a gruta

19 de novembro

3D Laser scanner

19 de novembro

Mapeamento da gruta em 3D

19 de novembro

Montagem das estações de trabalho

20 de novembro

Montagem das tendas

20 de novembro

Calibração da bússola geológica

21 de novembro

Receção da Core Team na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Entrega do emblema da missão pelo Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e pelo Presidente da Câmara do Comércio · 21 de novembro

Estação da Mission Control

22 de novembro

Antes de entrar na gruta

22 de novembro

Crew Zero na basecamp

22 de novembro

Começam os trabalhos

22 de novembro

Créditos: Mara Leite

Não há pontas soltas

22 de novembro

Créditos: Mara Leite

Medição da dureza das rochas

22 de novembro

Créditos: Mara Leite

Sinais de vida!

23 de novembro

Vida vegetal encontrada nas profundezas da gruta (a verde). A tripulação tem estado a examinar as amostras recolhidas.

Gotas de lava arrefecida

23 de novembro

Provas da existência de lava quente/fundida quando a gruta se formou. A tripulação pensa que poderá ter gotejado a partir de uma abertura no teto quando a lava ainda estava a arrefecer.

Webinar com Escolas Açorianas

24 de novembro

A tripulação falou com os alunos de algumas escolas dos Açores.

O patch da missão

24 de novembro

A tripulação mostra o patch da missão aos alunos.

(Créditos das próximas fotos: Yvette Gonzalez)

Inspecionando as paredes da gruta

25 de novembro

Paul e Rui inspecionam as paredes da gruta e o fluxo de água depois da chuva.

Recolha de amostras

25 de novembro

Aidyl recolhe amostras em toda a gruta, à procura de vida.

Fungos detetados com luz UV

26 de novembro

Vida encontrada com luz ultravioleta!

Análise da amostra encontrada

26 de novembro

Aidyl analisa a amostra recolhida com luz UV.

Fungos na rocha

26 de novembro

Fungos na rocha (zoom)

26 de novembro

Mais sinais de vida

26 de novembro

Com a ajuda da luz ultravioleta, a tripulação encontra formas biológicas em locais inesperados.

O que estará aqui?

26 de novembro

Na escuridão das grutas prospera vida ainda desconhecida para nós. Não percam as cenas dos próximos episódios!

Entre as fendas da gruta

26 de novembro

O explorador Paul Niel abre caminho entre as fendas da gruta.

A vida prospera

26 de novembro

A tripulação continua a encontrar novas formas de vida na gruta.

Webinar de dia 27

27 de novembro

Durante a sessão, cada membro da tripulação mostrou a bandeira do seu país no seu fato.

Entusiasmo no Zoom

27 de novembro

A conversa entre os elementos da Core Team e as escolas durou cerca de hora e meia e foi sempre muito animada!

Leituras com o drone

27 de novembro

Aydil mostra as leituras de humidade e temperatura feitas em tempo real pelo sensor que foi colocado no drone.

Leituras de CO 2

28 de novembro

As medições de CO 2  são realizadas diariamente em toda a gruta.

Últimas medições

28 de novembro

Medições de CO 2  realizadas no último dia. Curiosidade: nesta foto, a tripulação parece estar em cima de uma Lua minúscula.

Apresentação numa escola

29 de novembro

Apresentação da Missão CAMões na EBS Tomás de Borba, na Ilha Terceira. Estiveram presentes mais de 200 alunos!

Publicações nos media

Saiba aqui o que os media têm dito sobre a Missão CAMões, com especial destaque para a reportagem da RTP Açores:

 

Astronautas de cinco países simulam expedição à Lua no interior da Gruta do Natal, na Ilha Terceira
RTP Notícias, 24-11-2023
Astronautas vão simular ambiente da Lua em gruta nos Açores
Expresso, 29-10-2023
Portugal vai ter primeiro local de treino de astronautas
Visão, 27-10-2023
Astronautas simulam ambiente lunar na gruta do Natal nos Açores
Horizonte Açores, 27-10-2023
Ilha Terceira terá primeiro local de treino de astronautas em Portugal
I love Azores, 27-10-2023
Portugal vai ter primeiro local de treino de Astronautas
Diário Imobiliário, 27-10-2023
Astronautas simulam ambiente lunar na gruta do Natal nos Açores
Rádio Atlântida, 26-10-2023
Astronautas simulam ambiente lunar na ilha Terceira nos Açores
Tech - Notícias ao Minuto, 26-10-2023
Histórico! Portugal terá o primeiro sítio para treino de astronautas
VIVA! Porto, 26-10-2023
Astronautas vão simular ambiente lunar em gruta nos Açores
Diário de Notícias, 26-10-2023
Ilha Terceira terá primeiro local de treino de astronautas em Portugal
Açoriano Oriental, 26-10-2023
Astronautas análogos simulam ambiente lunar na Gruta do Natal nos Açores
Público, 26-10-2023
Astronautas simulam ambiente lunar na Gruta do Natal nos Açores
Jornal Açores 9, 26-10-2023
Astronautas simulam ambiente lunar na Gruta do Natal nos Açores
Correio da Manhã, 26-10-2023
Gruta nos Açores com ambiente lunar vai servir para treinar astronautas
Jornal de Notícias, 26-10-2023
Portugal recebe primeiro local de formação de astronautas de todo o mundo
Executive Digest · Sapo.PT, 26-10-2023
Portugal vai ter primeiro local de treino de astronautas
Jornal de Negócios, 26-10-2023

 

Telejornal · RTP Açores

Reportagem sobre a Missão CAMões

 

28 de outubro de 2023

Notícia publicada num jornal açoriano a 28 de novembro de 2023.

Entidades responsáveis

Organização

Organizadores

Coorganizadores

Patrocinadores

Parceiros

Educação e Outreach

O projeto conta ainda com vários parceiros institucionais, media partners, parceiros editoriais, de roupas, equipamentos e materiais, na área da ciência e exploração, e da hotelaria.