O Espaço à Quarta | 3.ª edição
Todas as sessões de 2023
O ciclo de conversas d'O Espaço à Quarta voltou para se focar num Espaço... sustentável.
Em 2023 tivemos a oportunidade de ver como a indústria espacial se pode tornar mais sustentável. Este ano foram 4 sessões, entre fevereiro e maio, nas quais abordámos alguns dos problemas atuais que o Espaço nos pode ajudar a resolver: a procura dos melhores locais para a exploração das energias renováveis , a utilização sustentável da órbita terrestre , a monitorização de resíduos no oceano , e até mesmo a igualdade de género !
Todas as sessões da 3.ª edição d'O Espaço à Quarta foram transmitidas online no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento e no nosso Facebook .
O que é? Sessões 1.ª edição 2.ª edição Minuto do Professor
FEVEREIRO | Mulheres no Espaço
MARÇO | Espaço para Energias Verdes
(Começa no minuto 09:10)
ABRIL | Preservação da órbita terrestre
(Começa no minuto 07:40)
MAIO | Observar o plástico no oceano
Resumo de cada sessão
Como observar o plástico do Oceano | 31 de maio
Porquê este tema?
O plástico pode ser encontrado em todo o lado no oceano. Sob a influência das correntes oceânicas, dos ventos e da mistura vertical, pequenas peças individuais constituídas por estes materiais começam a agregar-se em manchas maiores, que por sua vez são susceptíveis de serem detectadas por sistemas de satélite de alta resolução.
Nesta sessão d’O Espaço à Quarta abordámos este tema e como os satélites podem ajudar a mitigar e a monitorizar o lixo que se encontra à superfície do Oceano . É muito difícil - para não dizer impossível - detectar pedaços individuais de plástico por satélite.
Convidados
-
Leonardo Azevedo, CERENA e IST - A SMART App apresentada pelo Leonardo já está disponível !
-
Vasco Mantas, eoLAB – Universidade de Coimbra
-
André Valente, AIR Centre
-
Paula Sobral, MARE – FCT NOVA
Conheça melhor cada um dos nossos convidados, aqui !
Imagem satélite das ilhas Maldivas, onde todos os dias são depositadas centenas de toneladas de resíduos domésticos. (Créditos: ESA )
Como preservar a órbita à volta da Terra | 19 de abril
Porquê este tema?
Com o aumento do número de satélites na órbita do nosso planeta, o lixo espacial tem vindo a tornar-se numa problemática cada vez mais atual.
Neste episódio d’ O Espaço à Quarta, abordámos este tema uma vez mais para tentarmos perceber o que as empresas e entidades nacionais e internacionais estão a fazer relativamente a este assunto - desde os novos negócios no setor espacial ao direito internacional.
Convidados
-
Filipa Lourenço , Neuraspace
-
Nuno Ávila , Deimos Engenharia
-
Mário Lino da Silva , IST
-
Helena Correia Mendonça , Vieira de Almeida
Na imagem: Ilustração de detritos espacial na LEO (low-Earth orbit), resulante de colisões entre satélites desativados (Créditos: ESA)
Espaço para as Energias verdes | 22 de março
Porquê este tema?
Nesta sessão iremos ver de que forma as ciências e tecnologias do Espaço contribuem para o desenvolvimento das energias renováveis. Em particular, a observação da Terra tem – ou poderá vir a ter – um papel muito importante para avaliar os melhores locais para a instalação de infraestruturas eólicas offshore ou de equipamentos para obtenção de energias marinhas renováveis a partir das ondas ou marés.
Para nos falar deste tema, convidámos vários profissionais portugueses que trabalham nos sectores das energias renováveis e da observação da Terra:
Convidados
Na imagem: Windfloat Atlantic, o primeiro parque eólico marítimo flutuante semissubmersível do mundo, foi construído em 2019 e situa-se na costa de Viana de Castelo (Créditos: Ricardo Castelo)
Mulheres no Espaço | 22 de fevereiro
Porquê este tema?
Nesta primeira sessão tivemos um painel formado por mulheres que trabalham nas ciências espaciais. As nossas convidadas partilharam connosco como foram os seus percursos académicos e profissionais e explicaram às mais novas que serão igualmente bem-vindas a este setor.
Da mesma forma, os professores também têm uma palavra a dizer sobre este assunto na sua prática letiva. Os docentes têm o papel importantíssimo de estimular todos os seus alunos e alunas a seguirem os seus estudos (e os seus sonhos) nesta e em outras áreas, ajudando-os a quebrar estereótipos de género.
Convidadas
-
Carmen Fonseca e Leonor Jesus , Rocket Experiment Division ( RED ), IST
-
Brenda Matos , Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda