A missão New Horizons, da Agência Espacial Norte Americana (NASA), lançada em 2006, tem a sua chegada prevista ao planeta anão, Plutão, para julho de 2015.
A uma distância de cerca de 200 milhões de quilómetros (um pouco mais que a distância da Terra ao Sol) a missão capturou este vídeo, com a câmara de navegação da sonda, onde se pode observar uma rotação completa de Plutão e Caronte. Um "dia" em Plutão e Caronte equivale a cerca de 6,4 dias na Terra.
Ao longo do movimento orbital destes dois corpos, observamos a oscilação de Plutão devido à gravidade de Caronte. No sistema Terra - Lua, a Lua tem uma massa 1/81 da massa da Terra. No sistema Caronte - Plutão, Caronte tem um 1/8 da massa de Plutão, o que faz com que o centro de massa do sistema, se situe entre Plutão e Caronte. Dada a relação entre as massas de Caronte e Plutão, Caronte pode-se considerar a maior lua do Sistema Solar comparativamente ao planeta que orbita.
![]() |
Vídeo que mostra um dia em Plutão e na sua maior lua, Caronte. Imagens recolhidas pela missão New Horizons, NASA, a cerca de 200 milhões de quilómetros de distância do planeta anão, entre 25 e 31 de janeiro de 2015. Créditos: NASA/APL/Southwest Research Institute |
Imagem do banner: Impressão de artista do sistema Plutão Caronte, crédito Diego Barucco / Shutterstock