A ESA e NASA celebram um quarto de século do Telescópio Hubble ao serviço da comunidade científica, com a reedição da imagem de uma das mais famosas zonas de formação estelar Westerlund 2.
Durante estes 25 anos, o Telescópio Espacial Hubble revolucionou a astronomia a nível mundial, capturando imagens emblemáticas, de beleza incontestável, que vão desde planetas, a cometas, a zonas de formação estelar na nossa galáxia, a galáxias vizinhas e também às estruturas mais longinquas conhecidas.
Mais informações sobre as iniciativas planeadas no site da ESA Portugal.
Westerlund 2![]() |
Situado a quase 20 mil anos-luz, este é um dos mais famosos e maiores enxames de estrelas estudado com o Telescópio Espacial Hubble, formado por milhares de estrelas jovens e massivas. São visíveis diferentes zonas de formação estelar com pilares densos e nuvens de poeira e gás. Também se destacam várias estrelas novas ainda imersas no gás e poeira que lhes deu origem (protoestrelas). Esta imagem é uma composição de dados no visível e no infravermelho (Advanced Camera e Wide Field Camera 3). A imagem pode ser acedida no site oficial do Hubble. |
Veja também o seguinte vídeo que representa uma perspectiva tridimensional da imagem comemorativa do 25º aniversário do Hubble da nebulosa Gum 29, com o enxame estelar Westerlund 2 no seu centro:
Em primeiro plano aparecem as estrelas mais próximas até aos limites da nebulosa Gum 29. A viagem revela finas nuvens escuras, gás iluminado pela intensa radiação das estrelas recém-formadas do enxame Westerlund 2. Dentro da nebulosa, observam-se vários pilares com gás escuro e denso, moldados pela radiação e fortes ventos das milhares de estrelas do enxame. Este vídeo representa uma interpretação cientificamente razoável das distâncias dentro do enxame, mas comprimidas significativamente.