Trânsito de Mercúrio




Se não observou o trânsito de Mercúrio devido ao mau tempo, veja o timelapse capturado pela satélite de observação do Sol da NASA SDO:

Durante o trânsito de Mercúrio, o planeta tapou a luz solar na nossa direção, aparecendo como um pequeno disco negro em frente ao disco solar. O trânsito teve início às 12h12 (hora de Portugal Continental) com a duração de cerca de sete horas e meia, terminando por volta das 19h45.

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) organizaram atividades abertas ao público, em Lisboa e no Porto, que incluiram a observação do evento com telescópios e conversas com investigadores do IA.

No Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, com início às 12h00, o público acompanhou o movimento de Mercúrio diante do disco solar em segurança, através de telescópios munidos de filtros apropriados. Os visitantes puderam percorrer um modelo do Sistema Solar à escala produzido pelo IA, acompanhados pelos investigadores. À noite a partir das 21h30 foi projetado na cúpula do Planetário um documentário e dois investigadores do IA que integraram a expedição, estiveram disponíveis no local, para conversar com os visitantes.

A vez anterior que Mercúrio passou em frente do Sol registou-se em Novembro de 2006. Este acontecimento verifica-se 13 ou 14 vezes por século e é mais frequente que o trânsito de Vénus dado que a órbita que Mercúrio é mais pequena que a de Vénus.

Este evento foi seguido em diversos pontos do país:

Alqueva: Observatório do Lago do Alqueva (OAL)

Aveiro: Fábrica - Centro Ciência Viva

Açores: Observatório Astronómico de Santana (OASA)

Cascais: Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (NUCLIO)

Coimbra: Observatório Geofísico da Universidade de Coimbra

Constância: Centro Ciência Viva de Constância

Estremoz: Centro Ciência Viva de Estremoz

Lagos: Centro Ciência Viva de Lagos

Lisboa: Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

Lisboa: Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Porto: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Sintra: Centro Ciência Viva de Sintra

 

A observação do Sol dever ser realizada sempre com cuidados de segurança, siga os conselhos dados pelo Observatório Astronómico de Lisboa




Partilhe





Outras Notícias


Conferência Online da ESA para Professores | Julho 2025
Conferência Online da ESA para Professores | Julho 2025


Primeira galeria de imagens do James Webb
Primeira galeria de imagens do James Webb


Projetos dos Detetives do Clima 2021/2022
Projetos dos Detetives do Clima 2021/2022