Equipa GSat foi a grande vencedora do CanSat Portugal 2018




A equipa GSat, do Colégio Guadalupe, no Seixal, foi a primeira qualificada da final nacional do CanSat 2018. Orientada por Dário Zabumba e composta por Lara Alves, Guilherme Ferreira, Guilherme Lourinho, Duarte Brito e Diogo Silva, esta equipa trouxe à competição um projeto com o objetivo de procurar vida noutros planetas. Como prémio, a GSat representou Portugal de 27 de junho a 1 de julho na final europeia do CanSat, com os custos desta viagem oferecidos pela empresa Edisoft. Conheça os resultados da competição europeia aqui.

O júri atribuiu o 2º lugar à equipa SatFree, do Colégio Valsassina, em Lisboa, pelo seu projeto que estuda a resistência das moscas da fruta aos efeitos das condições extremas durante o lançamento. A premiação desta equipa foi um estágio de uma semana na Edisoft, nas suas instalações da estação de rastreio da ESA, em Santa Maria, Açores.

O 3º lugar foi para a equipa Alph@, da Escola Secundária José Gomes Ferreira, com um CanSat que estuda o espectro de emissão do Sol. O prémio para cada elemento da equipa Alph@ foi um estágio de ocupação científica de jovens nas férias, da Ciência Viva, à sua escolha.

Houve ainda uma menção honrosa para a equipa Rhocan EPET CanSat team, da Escola Profissional de Estudos Técnicos, em Lisboa, cujo CanSat foi capaz de detectar aviões num raio de vários quilómetros, assim como os seus parâmetros de voo.

O júri da edição 2018 da competição Cansat Portugal foi presidido por Manuel Paiva, da Universidade Livre de Bruxelas, e composto por Agostinho Fonseca, do Instituto Superior Técnico, Ana Noronha, da Ciência Viva, Duarte Cota, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, Eduardo Ferreira, da NAV Portugal, Ricardo Conde, da Edisoft, e Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa. 

Saiba mais sobre o CanSat Portugal.

 Fotos por Pepe Brix / Derrick Sousa.



Galeria de Fotos







Partilhe





Outras Notícias


Workshops da 5ª Conferência dos Professores EspAciais
Workshops da 5ª Conferência dos Professores EspAciais


Portugal vice-campeão Europeu no CanSat 2018!
Portugal vice-campeão Europeu no CanSat 2018!


Reveja Don Thomas no Pavilhão
Reveja Don Thomas no Pavilhão