A primeira edição do concurso Detetives do Clima decorreu no ano letivo 2018/2019.
Neste concurso, os alunos são desafiados a “fazer a diferença”. Têm como missão identificar um problema climático a partir da observação do seu ambiente local e, enquanto “Detectives do Clima”, têm que o investigar. Para isso podem usar dados disponíveis da observação da Terra por satélite, como por exemplo nesta página da ESA, ou mesmo fazer medições no local. Com base nas suas investigações, as equipas têm de propor uma forma de ajudar a reduzir o problema.
Objetivo: Aprender que o clima na Terra é um sistema complexo e em constante mudança e perceber a importância de respeitar o meio ambiente.
Idades: O projeto é destinado a alunos entre os 8 e os 15 anos de idade.
Inscrições: As inscrições para a 1ª Fase do concurso encontram-se agora encerradas. As propostas submetidas vão ser agora analisadas por especialistas/cientistas e as equipas que foram selecionadas serão posteriormente contactadas.
Diretrizes: Saiba mais sobre as regras, programa e conteúdos do concurso aqui. Visite também a página do Climate Detectives da ESA.
Suporte científico: No passado dia 27 de fevereiro, a ESA deu um webinar de suporte com a cientista Natalie Douglas a todos os participantes do concurso. Podem revê-lo aqui!
Recursos didáticos para a sala de aula: De momento encontram-se apenas disponíveis em Inglês, nesta página.
Para mais informações sobre este concurso, contacte o ESERO Portugal através do e-mail eseroportugal@cienciaviva.pt.