Detetives do Clima - Inscrições encerradas!


Está já a decorrer a primeira edição do concurso Detetives do Clima, um dos novos projetos da ESA para o ano letivo 2018/2019.

Neste concurso, os alunos são desafiados a “fazer a diferença”. Têm como missão identificar um problema climático a partir da observação do seu ambiente local e, enquanto “Detectives do Clima”, têm que o investigar. Para isso podem usar dados disponíveis da observação da Terra por satélite, como por exemplo no site http://www.esa.int/Our_Activities/Observing_the_Earth, ou mesmo fazer medições no local. Com base nas suas investigações, as equipas têm de propor uma forma de ajudar a reduzir o problema.

 

Objetivo: Aprender que o clima na Terra é um sistema complexo e em constante mudança e perceber a importância de respeitar o meio ambiente.

Idades: O projeto é destinado a alunos entre os 8 e os 15 anos de idade.

Inscrições: As inscrições para a 1ª Fase do concurso encontram-se agora encerradas. As propostas submetidas vão ser agora analisadas por especialistas/cientistas e as equipas que foram selecionadas serão posteriormente contactadas.

Diretrizes: Saiba mais sobre as regras, programa e conteúdos do concurso aqui. Visite também a página do Climate Detectives da ESA.

Recursos didáticos para a sala de aula: De momento encontram-se apenas disponíveis em Inglês, http://www.esa.int/Education/Climate_detectives/Classroom_resources_for_Climate_Detectives.

Para mais informações sobre este concurso, contacte o ESERO Portugal através do e-mail eseroportugal@cienciaviva.pt.




Partilhe





Outras iniciativas


CanSat Portugal 2018
CanSat Portugal 2018


Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II
Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II


Formações ESERO Portugal com inscrições encerradas
Formações ESERO Portugal com inscrições encerradas