Mission Space Lab


Astro Pi - Mission Space Lab

Atenção: As inscrições encontram-se agora encerradas.

O Mission Space Lab dá-te a possibilidade de veres uma experiência idealizada por ti e pelos teus colegas ser realizada a bordo da ISS. O desafio consiste em projetar e codificar essa atividade utilizando os sensores ambientais e as câmeras dos dois computadores Astro Pi que se encontram a bordo da ISS, o Ed e o Izzy.

Podes escolher um de dois temas para a tua experiência: Vida no espaço ou Vida na Terra. Se escolheres o tema “Vida na Terra” terás de usar o computador Izzy, por estar equipado com uma câmera de infravermelhos e por ter sido colocado em frente de uma das janelas da ISS para poder estudar a Terra. Por sua vez, se preferires o tema "Vida no espaço" terás de usar o computador Ed, que se encontra equipado com uma câmera para a deteção de luz que lhe permite investigar a vida dentro do módulo Columbus da ISS.

As melhores experiências serão realizadas na ISS e tu e a tua equipa terão a oportunidade de analisar os vossos resultados e escrever um relatório. As dez equipas que nos enviarem os melhores relatórios serão os vencedores do Astro Pi Mission Space Lab 2018/2019!

Existem quatro fases distintas no Mission Space Lab:

  • Fase 1 – Projeção da atividade/experiência (até ao fim de outubro de 2018)

    • Planifica a tua atividade ou experiência

  • Fase 2 – Programação e teste (de novembro de 2018 a março de 2019)

    • Codifica o teu programa e testa-o na Terra (caso seja selecionado)

  • Fase 3 – Execução do código na ISS (abril de 2019)

    • Execução do teu programa na ISS

  • Fase 4 – Análise dos dados (maio de 2019)

    • Utiliza os dados obtidos a bordo da ISS para escreveres um relatório com os teus resultados

Nota que na Fase 1 precisas apenas de pensar numa atividade ou experiência. Não terás ainda que a codificar, embora seja recomendável teres já uma ideia de como o irás fazer.

 

Regulamento: Recomendamos-te ainda a leitura do regulamento do concurso (em Inglês) para teres acesso a toda a informação que precisas para poderes participar neste desafio. As equipas devem ter entre 2 e 6 elementos.

Inscrições e prazos: As inscrições foram feitas através do site oficial do Astro Pi até às 23h59 do dia 1 de novembro de 2018. As equipas que foram selecionadas para a Fase 2 do Mission Space Lab serão devidamente notificadas em meados de novembro de 2018.





Partilhe





Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se

© Ciência Viva - 2019