Mais formações da ESA para professores do Ensino Secundário!




A Agência Espacial Europeia (ESA) está a dar Workshops na área da Robótica e Tecnologia para Professores do Ensino Secundário. A formação em causa terá a duração de três dias e vai ser replicada 2 vezes.

Os 2 Workshops são absolutamente idênticos e decorreram de 5 a 7 de junho e vão decorrer de 19 a 21 de junho no novo e-technology Lab do Centro de Formação da ESA Education em Transinne, na Bélgica.

 

Workshops de Robótica e Tecnologia

  • 5-7 de junho de 2019; Duração de 3 dias.

    • Inscrições: Encontram-se agora encerradas.

    • Prazo: Até 29 de março de 2019 (os candidatos foram todos contactados a 3 de abril).

  • 19-21 de junho de 2019; Duração de 3 dias.

    • Inscrições: Encontram-se agora encerradas.

    • Prazo: Até 15 de abril de 2019 (os candidatos foram todos contactados a 26 de abril).

 

Conteúdos

Os workshops do e-Technology Lab fazem uso de uma grande variedade de ferramentas tecnológicas educacionais dentro do contexto do espaço - incluindo LEGO®, Astro Pi e Arduíno, entre outras - , de forma a permitir que os professores envolvam e inspirem os seus alunos em assuntos STEM. Os participantes aprenderão também a tirar o máximo partido dessas mesmas ferramentas nos diversos projetos escolares da ESA em que possam estar envolvidos com os seus alunos.

Os professores selecionados receberam mais informações sobre o conteúdo do workshop.

 

Condições de elegibilidade

Professores do Ensino Secundário que residem e trabalham em Portugal ou em qualquer outro estado membro ou estado associado da Agência Espacial Europeia. 

Será dada prioridade aos professores que nunca frequentaram qualquer workshop da ESA no e-Technology Lab (antigo laboratório de e-robótica).


Instalações do Centro de Formação da ESA

Os workshops têm todos lugar nas instalações do e-Technology Lab do Centro de Formação da ESA Education, na ESEC-Galaxia, localizada em Transinne, na Bélgica. Mais detalhes práticos foram comunicados diretamente aos professores que forem selecionados.


Custos e auxílios

A participação no workshop foi gratuita. Os professores selecionados cobriram o custo total do seu transporte de ida a volta para o local onde se está a realizar a formação. As despesas de viagem foram cobertas pela ESA até um valor máximo de 200€ por professor. Essas despesas serão reembolsadas à conta bancária do professor após o evento, mediante a produção de recibos originais e válidos.

Durante o período da formação, o alojamento, a restauração e o transporte local são organizados, reservados e pagos pelo Gabinete de Educação da ESA. Os quartos no hotel são partilhados pelos participantes. Os professores são responsáveis pelos seus próprios passaportes, vistos e qualquer seguro adicional que possa vir a ser necessário.

 

Notas Importantes

- É obrigatório frequentar todas as horas da formação, que será dada em Inglês.

- Cada professor só se poderá inscrever em apenas um dos workshops.

 

Contacto e Informações

Se tiver alguma dúvida, por favor contacte etechnologylab@esa.int.

Mais informações aqui.




Partilhe





Outras Notícias


Conferência Online da ESA para Professores | Julho 2025
Conferência Online da ESA para Professores | Julho 2025


Primeira galeria de imagens do James Webb
Primeira galeria de imagens do James Webb


Projetos dos Detetives do Clima 2021/2022
Projetos dos Detetives do Clima 2021/2022