O Paxi também treina como um Astronauta!




Introdução

Normalmente, durante o lançamento de um foguetão, os astronautas que se encontram a bordo da cabina de pilotagem podem sentir os efeitos da aceleração produzida até 3 vezes o valor da aceleração da gravidade. Têm por isso que estar muito bem preparados. É por isso que realizam diversos treinos intensos em simuladores, onde são submetidos a acelerações muito elevadas. Esta é também uma das razões pelas quais eles têm que usar fatos especiais muito resistentes no interior dos veículos espaciais.

Mas mesmo na Terra somos por vezes sujeitos a acelerações extremas: um simples espirro pode estar associado a 3 vezes o valor da aceleração da gravidade, e no looping da montanha russa podemos atingir 6 vezes esse valor!

 

O Paxi também quis experimentar

O nosso Paxi, a mascote da ESA Education, foi colocado na Centrifugadora de Grande Diâmetro, que normalmente alberga experiências realizadas por investigadores e estudantes do ESTEC (European Space Research and Technology Centre) na ESA.



 

À medida que a centrifugadora começa a girar, os níveis relativos da aceleração que se faz sentir no seu interior aumentam e isso faz com que o peso do Paxi aumente também. Quando se encontra sujeito a acelerações 20 vezes superiores à da aceleração da gravidade, o Paxi passa a pesar 20 vezes mais do que pesaria na Terra! À medida que a centrifugadora começa a abrandar, a aceleração diminui e, quando pára por completo, esta voltam ao normal... e o Paxi também.

Vejam o vídeo até ao fim e observem bem as mudanças sofridas pelo Paxi!

Nota: Nenhum extraterrestre foi maltratado durante estas filmagens :)




Partilhe





Outras Notícias


Conferência Online da ESA para Professores | Julho 2025
Conferência Online da ESA para Professores | Julho 2025


Primeira galeria de imagens do James Webb
Primeira galeria de imagens do James Webb


Projetos dos Detetives do Clima 2021/2022
Projetos dos Detetives do Clima 2021/2022