Astro Pi 2019/2020 - Novidades em breve

   Astro Pi 2019/2020 - Novidades em breve


Ainda se encontram abertas as inscrições para a Missão Zero da edição 2019/2020 do concurso Astro PiOs alunos participantes terão a oportunidade de programarem os mini-computadores que se encontram a bordo da Estação Espacial Internacional (no Espaço)... a partir do seu sofá (na Terra)!

Todos os estudantes até aos 19 anos de idade podem participar. Há duas categorias diferentes, consoante a faixa etária dos alunos: a Missão Zero (mais simples, até aos 14 anos) e a Missão Space Lab (dos 11 aos 19 anos).

 

O que é um Astro Pi?

Trata-se de um pequeno computador que foi criado pela Fundação Raspberry Pi, em colaboração com a Agência Espacial do Reino Unido e a Agência Espacial Europeia (ESA). Os computadores Astro Pi têm sensores e instrumentos que podem ser utilizados para realizar experiências científicas. O sensor instalado em cada kit chama-se Sense HAT e com ele pode-se medir movimento, humidade, temperatura, pressão e radiação.

 

Em que consiste o Desafio Europeu do Astro Pi?

A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) existem dois computadores Astro Pi muito especiais, o Ed e o Izzy. Este concurso dá-te a possibilidade de executar um programa da tua autoria num destes dois kits para que possas, através dele, comunicar com os astronautas da ISS ou mesmo realizar as tuas próprias experiências científicas no Espaço. O Desafio Europeu do Astro Pi divide-se então em duas categorias distintas:

 

  • Missão Zero 

Objetivo: Enviar uma mensagem da autoria dos alunos aos astronautas que se encontram a bordo da ISS.

Condições de participação: Para alunos com idades iguais ou inferiores a 14 anos (equipas formadas por 2 a 4 elementos).

Inscrições: Clica aqui e aproveita para saber mais informações sobre esta missão.

 

  • Missão Space Lab 

Objetivo: Realizar, a bordo da ISS, uma experiência científica previamente idealizada pelos alunos.

Condições de participação: Para alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos (recomendado para equipas formadas por 2 a 6 elementos).

Inscrições: As inscrições para esta categoria já se encontram encerradas. Clica aqui para saberes mais informações sobre esta missão, caso te queiras inscrever para o ano.

 

O astronauta Luca Parmitano dá-te as boas-vindas a partir da Estação Espacial Internacional!

O astronauta Luca Parmitano (ESA) foi nomeado embaixador da edição deste ano. Ele acompanhará os nossos Astro Pi′s na ISS e irá supervisionar os programas dos participantes, enquanto estes executam e recolhem dados científicos. Luca encontra-se neste momento a bordo da estação e preparou este vídeo para vos convidar a participar no desafio deste ano letivo:

 

 


Aprende mais sobre o concurso Astro Pi:

- Assiste ao vídeo de introdução ao concurso Astro Pi aqui.

- Dá uma vista de olhos ao cronograma do concurso Astro Pi 2019/2020 aqui.

- Consulta aqui vários vídeos que te explicam como tudo funciona.

- Mais informações no site oficial do Astro Pi.




Partilhe





Outras iniciativas


CanSat Portugal 2018
CanSat Portugal 2018


Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II
Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II


Formações ESERO Portugal de 2018
Formações ESERO Portugal de 2018