Detetives do Clima: Visita ao ESRIN


A Agência Espacial Europeia (ESA) convida todas as equipas participantes no projeto escolar dos Detetives do Clima a candidatarem-se ao prémio final que será oferecido este ano pela organização do concurso. 

Os vencedores vão visitar a exposição interativa Φ-Experience no ESRIN, o Centro de Observação da Terra da ESA em Frascati, na Itália. Os felizes contemplados terão ainda a oportunidade apresentar o seu trabalho neste centro de investigação, de conviver com verdadeiros cientistas do clima e aprender mais sobre o seu trabalho. Saibam tudo aqui!


Como concorrer?

As equipas dos Detetives do Clima que quiserem concorrer a este prémio precisarão apenas de partilhar com a ESA os resultados das suas investigações até 13 de maio de 2020. Terão que apresentar o seguinte:

  • Resumo do projeto;

  • Principais resultados obtidos;

  • Ações propostas para ajudar a diminuir o problema;

  • Vídeo de apresentação da equipa e do projeto com a duração máxima de 3 minutos (pode ser qualquer outro tipo de apresentação multimédia).

As inscrições devem ser submetidas em Inglês através desta plataforma online do concurso.

As equipas têm de completar este processo de candidatura ao prémio final entre 16 de abril de 2020 e 13 de maio de 2020.

 

Datas importantes 

  • 13 de maio de 2020: Prazo limite de inscrição para todas as equipas.

  • 30 de maio de 2020: Serão anunciadas as 4 equipas vencedoras.

  • 18 de junho de 2020: As equipas vencedoras visitarão a exposição Φ-Experience no Centro de Observação da Terra da ESA do ESRIN, em Itália, onde apresentarão os seus projetos (em Inglês).

 

Critérios para participar

  • Apenas as equipas que participam do projeto dos Detetives do Clima são elegíveis para se candidatarem a este prémio da ESA;

  • Os alunos que participaram no simpósio LPS 2019 do ano passado em Milão não são elegíveis para visitar o ESRIN;

  • Podem participar no máximo 6 membros da equipa;

  • Pelo menos um professor deve acompanhar a equipa (dois, no máximo);

  • As inscrições devem ser submetidas em Inglês através da plataforma da ESA.

 

Apoios e despesas

A ESA reservará os quartos de hotel para as equipas e também pagará as respetivas despesas (máximo de 2 noites). As equipas vencedoras deverão organizar a sua própria viagem até ao hotel.

As despesas de viagem serão cobertas pela ESA até um valor máximo de 200€ por cada membro da equipa. Essas despesas serão reembolsadas após o evento, através de recibos originais válidos.

A ESA organizará e pagará o transporte local necessário do hotel para a ESRIN. Os custos das refeições serão cobertos durante o evento, incluindo pequeno-almoço, almoço e jantar.

Os membros das equipas deverão tratar dos seus próprios passaportes, vistos e qualquer seguro adicional necessário. Mais detalhes práticos serão comunicados diretamente às equipas vencedoras.

 

ESRIN: A ESA de olho na Terra

O ESRIN é um centro científico europeu de excelência que explora as missões de observação da Terra da ESA.

Alberga o centro multimédia de observação da Terra, que consiste numa Sala de Comando para cargas (payloads) de observação da Terra (CREOP), uma experiência de visualização de dados da Terra (Phi-Experience) e uma área de exposição de preservação de dados a longo prazo (Heritage Missions Walkthrough).

Podem encontrar mais informações sobre o ESRIN no seu site oficial.

 




Partilhe





Outras iniciativas