Nome da equipa / projeto:
EcoFantásticos (Lisboa)
O que poderemos fazer para ajudar os insetos polinizadores de forma a contribuírem para a biodiversidades dos ecossistemas.
Nome da Escola: Escola Básica do 1.º Ciclo de Santo Amaro, Lisboa
Constituição da equipa:
Professoras: Maria do Céu Tavares (professora titular) e professora da CAA
Alunos: 18 alunos do 3º ano de escolaridade, turma B
Breve descrição do projeto:
A monitorização do nosso Canteiro para Insetos continua a ser realizado com a recolha de imagens (evidências) para realizarmos propostas de trabalho, concursos, leituras, experiências e pesquisa, orientada através de desafios e organizada pelos alunos através dos seus formulários do Google e do e-Portefólio Reflexivo de Aprendizagem.
Para além dos momentos de trabalho autónomo privilegiam-se também momentos de trabalho colaborativo (como montar o hotel para insetos – com o levantamento dos materiais cada família poderá contribuir), para se proceder a sua recolha e realização de um momento assíncrono com a sua montagem que será partilhado com os alunos, em momento síncrono.
Especial destaque: e-Portefólios Reflexivos da Aprendizagem de alguns alunos ... realizados em tempos de Pandemia. (Nota do ESERO Portugal: vejam estes magníficos trabalhos realizados individualmente pelos alunos, a não perder!)
Link de uma plataforma digital criada pela equipa para publicar os resultados: Google Drive dos Detetives do Clima do 3.º B
Conteúdos: Clima (contextualização da experiência sobre as alterações climáticas ilustrada pelas fotos mais abaixo) | Ecofantásticos (canteiros, hotel de insetos e o desafio climático) | Biografias de alguns dos alunos da equipa | O projeto dos Ecofantásticos revisto pela Dra. Ana Bastos | Outros
Vídeo realizado pela equipa: “Hora do Planeta com os Polinizadores do 3.º B”
Fotografias relevantes do trabalho desenvolvido
Consequências das alterações climáticas
|
Canteiros para insetos polinizadores
Diagrama do projeto realizado pelo aluno Max Finke: