Astro Pi 2020/2021: Inscrições abertas!


Encontram-se já abertas as inscrições para a edição 2020/2021 do concurso Astro Pi! Os alunos participantes terão a oportunidade de programarem os mini-computadores que se encontram no Espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional... a partir da Terra, na sua sala de aula ou mesmo no conforto do seu sofá!

Todos os estudantes até aos 19 anos de idade podem participar. Há duas categorias diferentes, consoante a faixa etária dos alunos: a Missão Zero (para iniciados, até aos 14 anos) e a Missão Space Lab (até aos 19 anos).

 

O que é um Astro Pi?

Trata-se de um pequeno computador que foi criado pela Fundação Raspberry Pi, em colaboração com a Agência Espacial do Reino Unido e a Agência Espacial Europeia (ESA). Os computadores Astro Pi têm sensores e instrumentos que podem ser utilizados para realizar experiências científicas. O sensor instalado em cada kit chama-se Sense HAT e com ele pode-se medir movimento, humidade, temperatura, pressão e radiação.


Em que consiste o Desafio Europeu do Astro Pi?

A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) existem dois computadores Astro Pi muito especiais, o Ed e o Izzy. Este concurso dá aos alunos a possibilidade de executarem um programa da sua autoria num destes dois kits. As equipas particpantes poderão desta forma comunicar com os astronautas da ISS ou mesmo realizar as suas próprias experiências científicas no Espaço. O Desafio Europeu do Astro Pi divide-se então em duas categorias distintas:

 

Missão Zero

Objetivos: Enviar uma mensagem da autoria dos alunos aos astronautas que se encontram a bordo da ISS. Eles irão ler todas as mensagens e cada uma delas ficará disponível por 30 segundos. 

O Astro Pi tem a capacidade de medir a humidade na ISS, em unidades de percentagem de concentração de água no ar. A outra parte da missão dos alunos consiste em informar os astronautas do valor da humidade no interior da estação, o que irá certamente contribuir para animar o dia a dia da tripulação. Os astronautas ficarão muito contentes por saber que a humidade a bordo está dentro dos valores esperados!

Condições de participação: Para alunos com idades iguais ou inferiores a 14 anos (equipas formadas por 2 a 4 elementos). Veja também os critérios de eligibilidade na página oficial do Astro Pi para a Missão Zero aqui.

Inscrições: Os mentores das equipas devem clicar aqui para proceder à respetiva inscrição. Depois devem seguir o guia passo-a-passo para cumprirem as diversas fases do projeto (em Inglês).

Prazos: As equipas devem inscrever-se entre 14 de setembro de 2020 e 19 de Março de 2021.

Regulamento: Podem consultá-lo aqui (em Português).

 

Missão Space Lab

Objetivo: Realizar, a bordo da ISS, uma experiência científica previamente idealizada pelos alunos. O desafio consiste em projetar e codificar essa atividade utilizando os sensores ambientais e as câmeras dos dois computadores Astro Pi que se encontram a bordo da ISS, o Ed e o Izzy.

A experiência deve incidir sobre um de dois temas: Vida no Espaço ou Vida na Terra. Para o tema “Vida na Terra”, será utilizado o computador Izzy, por estar equipado com uma câmera de infravermelhos e por ter sido colocado em frente de uma das janelas da ISS, com vista para a Terra. Para o tema “Vida no Espaço”, será utilizado o computador Ed, que se encontra equipado com uma câmera para a deteção de luz que lhe permite investigar a vida dentro do módulo Columbus da ISS.

As melhores experiências serão realizadas na ISS e as equipas selecionadas terão a oportunidade de analisar os seus resultados e de escrever um relatório. As dez equipas europeias que enviarem os melhores relatórios serão declaradas vencedoras da edição 2020/2021 da Missão Space Lab do Desafio Astro Pi!

Oferta de um Kit Astro Pi! As equipas cujas propostas forem aceites na Fase 2 do desafio receberão um kit Astro Pi para as ajudar a projetar e testar as suas experiências na Terra!

Condições de participação: Para alunos com idades iguais ou inferiores a 19 anos (equipas formadas por 2 a 6 elementos). Veja também os critérios de eligibilidade na página oficial do Astro Pi para a Missão Space Lab aqui.

Inscrições: O mentor de cada equipa deve clicar aqui para proceder à respetiva inscrição. Depois receberá um e-mail onde lhe será fornecido um link para registar a sua equipa, bem como as ideias dos seus alunos para a experiência científica que planeam executar. Os mentores que demorarem mais do que duas semanas a terminar esse registo receberão um lembrete por e-mail a recordar-lhes que têm que o fazer com o máximo de urgência possível.

Prazos: As equipas devem inscrever-se entre 14 de setembro e 23 de outubro de 2020.

Regulamento: Podem consultá-lo aqui (em Inglês).

 

O astronauta Thomas Pesquet dá-te as boas-vindas a partir da Estação Espacial Internacional!

O astronauta Thomas Pesquet (ESA) foi nomeado embaixador da edição deste ano do Astro Pi. Ele irá supervisionar os programas dos participantes, enquanto estes executam e recolhem dados científicos. Thomas encontra-se neste momento a bordo da estação e preparou este vídeo para vos convidar a participar no desafio deste ano letivo:

 

 

Vais participar no Astro Pi? Aprende mais sobre o concurso:

- Assiste ao vídeo de introdução ao concurso Astro Pi aqui.

- O que é o Astro Pi?, na página oficial do concurso.

- Recursos propostos pelo Astro Pi 2020/2021.

- Mais informações no site oficial do Astro Pi.

- Vais participar na Missão Space Lab e queres sugestões para a tua experiência científica? Assiste ao seguinte vídeo:

 




Partilhe





Outras iniciativas


CanSat Portugal 2018
CanSat Portugal 2018


Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II
Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II


Formações ESERO Portugal de 2018
Formações ESERO Portugal de 2018