Desafios Espaciais para alunos do Secundário!


És aluno do Ensino Secundário e gostas de tudo o que tenha a ver com o Espaço? Então este desafio é para ti!

O ESERO Portugal e a Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space juntaram-se para criar um novo projeto escolar, intitulado ‘Desafios do Secundário’. Os alunos que participarem terão como missão responder às perguntas que lhes forem colocadas em fichas que foram criadas sobre diferentes temas relacionados com o Espaço.

No total vão ser lançados 4 desafios. Dois deles são apresentados nesta mesma página e deverão ser respondidos até ao final do mês de junho. Os outros dois vão ser lançados durante o mês de setembro.

Os alunos com as melhores classificações no conjunto dos 4 desafios vão ter um prémio especial, que será anunciado no lançamento dos 2 desafios de setembro. Fica atento a esta página para saberes as novidades!

 

O que se espera dos participantes?

Os alunos deverão fazer pesquisa científica e realizar trabalho independente. Os desafios não são simples e por vezes a resposta pode não parecer fácil. Mas não desmoralizem! Terão muito tempo para responder a tudo e espera-vos um prémio no fim...

Espera-se que os alunos recorram à internet e a artigos científicos para conseguirem não só responder às questões, mas também compreender a importância e a relevância científica dos conteúdos abordados em cada uma das fichas. 

 

Eis os Desafios!

Tal como já foi dito em cima, durante este primeiro ano serão lançados 4 desafios no total.

Os dois primeiros são sobre os temas Sistema Solar Primitivo e Asteroides e Buracos Negros e podem ser respondidos até dia 30 de junho. Para participar, basta preencherem os respetivos formulários:

Os dois desafios seguintes serão lançados, também nesta página, no mês de setembro e os seus temas serão divulgados nessa altura.

 

Avaliação... e Prémio(s)

Cada desafio é composto por uma série de perguntas. Cada uma delas será pontuada e as que necessitarem de respostas mais extensas serão avaliadas por um especialista na matéria.

Os alunos que tiverem as melhores classificações em cada um dos temas poderão ter uma conversa/sessão com um investigador da área. Prevemos que isso possa acontecer em novembro ou dezembro.

Os trabalhos que apresentarem as melhores classificações no conjunto dos 4 desafios terão direito a um prémio especial, que será anunciado no lançamento dos desafios em setembro. Fica atento!




Partilhe





Outras iniciativas