Final da 8.ª ed. do CanSat Portugal

    Final da 8.ª ed. do CanSat Portugal

As equipas finalistas em competição tiveram a oportunidade de lançar os seus CanSats, sob a supervisão dos seus professores e com o apoio técnico do ESERO Portugal e dos seus colaboradores.

Os microssatélites foram largados de rockets, que por sua vez foram lançados a uma altura de 1000 metros. Cada equipa estabeleceu a comunicação com o seu CanSat durante a descida com a ajuda de uma antena em terra e, tal como num verdadeiro projeto espacial, recolheram os dados científicos que mediram e/ou as imagens obtidas. Esses dados foram depois analisados pelos alunos e os resultados foram apresentados numa proposta que foi avaliada pelo Júri, composto por vários especialistas do setor espacial.

Ao longo do evento, os alunos e os professores tiveram ainda a oportunidade de visitar o Aeródromo de Ponte de Sor, incluindo a Escola de Aviação GFS (Global Flight School) e a Academia Europeia da L3Harris, bem como as instalações da Tekever. No último dia, visitaram o jardim da cidade de Ponte de Sor e o seu Centro de Artes.

A sessão de encerramento contou com a presença de Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, e Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.

8.ª edição do CanSat Portugal foi organizada pelo ESERO Portugal e pela Ciência Viva e contou com o apoio da Agência Espacial Portuguesa, da Câmara Municipal de Ponte de Sor e do respetivo Aeródromo Municipal.





Partilhe