Astro Pi 2021/2022: Inscrições abertas!


Alguma vez sonhaste realizar uma experiência científica no Espaço? Agora o teu sonho pode tornar-se realidade sem precisares de vestir um fato de astronauta. Programa os computadores que se encontram a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) a partir da Terra, seja na tua sala de aula... ou mesmo no conforto do teu sofá!

Não percas tempo, inscreve-te já neste desafio Europeu! O Astro Pi regressou e está melhor do que nunca, com novos e melhorados mini-computadores que te permitirão realizar uma gama mais vasta de experiências na ISS. Queres saber mais? Vê o vídeo que a astronauta Samantha Cristoforetti preparou para ti!

Todos os estudantes até aos 19 anos de idade podem participar. Há duas categorias distintas, consoante o nível de complexidade da missão: a Missão Zero (para iniciados) e a Missão Space Lab (para avançados). Os participantes na Missão Zero terão a oportunidade de votar nos nomes dos dois novos Astro Pi′s. Estás preparado? Boas experiências!

 

O que é um Astro Pi?

Trata-se de um pequeno computador que foi criado pela Fundação Raspberry Pi, em colaboração com a Agência Espacial do Reino Unido e a Agência Espacial Europeia (ESA). Os computadores Astro Pi têm sensores e instrumentos que podem ser utilizados para realizar experiências científicas. O sensor instalado em cada kit chama-se Sense HAT e com ele pode-se medir movimento, humidade, temperatura, pressão e radiação.

 

O Desafio Europeu do Astro Pi

A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) existem dois pequenos computadores Astro Pi muito especiais. Este concurso dá aos alunos a possibilidade de executarem um programa da sua autoria num destes dois kits. As equipas particpantes poderão desta forma comunicar com os astronautas da ISS ou mesmo realizar as suas próprias experiências científicas no Espaço. 

O desafio Europeu do Astro Pi divide-se em duas categorias distintas: A Missão Zero e a Missão Space Lab. Clica nas imagens em baixo para saberes tudo sobre cada uma delas, incluindo os seus objetivos, inscrições, prazos, regulamento, etc. Não deixes de ver os vídeos no final de cada uma das páginas!

 

Iniciados | 1 hora
Intermédios e Avançados | 8 meses

 

Novo kit Astro Pi!

Os primeiros kits Astro Pi foram lançados na ISS em 2015 como parte da missão Principia do astronauta Tim Peake, da ESA. Desde então, 54.000 jovens de 26 países escreveram um código que foi aplicado a estes computadores Raspberry Pi especiais. Agora, é tempo de uma atualização... VER MAIS >>

 

A caminho do Espaço

As novas unidades Astro Pi viajarão para a ISS em Dezembro num foguetão, nas suas caixas espaciais de alumínio maquinado. Quando o veículo de reabastecimento atracar com a ISS, serão desempacotadas e preparadas para serem utilizadas em 2022. Vejam o vídeo que os especialistas da ESA prepararam para vocês! VER MAIS >> 

 

Recursos e dicas




Partilhe





Outras iniciativas