Moon Camp 2021/2022 – Inscrições encerradas

   Moon Camp 2021/2022 – Inscrições encerradas


As inscrições encontram-se agora ENCERRADAS.

Já pensaste onde gostarias de ir na tua próxima visita de estudo? Que tal a Lua? Para isso terás de trazer a tua própria comida, construir o teu próprio abrigo e abastecer-te de recursos vitais tais como a água e o oxigénio. A edição deste ano letivo já terminou mas podes começares a preparar-te para a próxima!

A tua missão consistirá em planear um Moon Camp onde os astronautas possam viver, trabalhar e explorar a superfície lunar. Este ano, o astronauta da ESA Matthias Maurer explicou neste vídeo quais foram os objetivos desta competição.

A 4.ª edição do Moon Camp Challenge contou com as 3 categorias do costume, contemplando todas as idades: Discovery, para iniciados; Explorers, para intermédios; e Pioneers, para avançados. A categoria Discovery é a única não-competitiva.

O Moon Camp Challenge 2021/2022 terminou no passado dia 21 de Abril de 2022 para todas as categorias.

 

O que é o Moon Camp Challenge?

Trata-se de um projeto escolar criado pela ESA e pela Airbus Foundation, em parceria com a Autodesk. O Moon Camp Challenge utiliza tecnologias inovadoras de aprendizagem para desafiar os alunos a construirem uma base lunar com uma ferramenta de modelagem 3D (Tinkercad ou Fusion 360).

A 4.ª edição do Moon Camp Challenge manteve as 3 categorias que foram lançadas há dois anos: Discovery, Explorers e Pioneers. As duas últimas apresentam uma vertente competitiva e todas elas têm diferentes níveis de complexidade. 

Os alunos foram incentivados a aprender mais sobre a Lua antes de começarem a planear a sua base lunar. Para saber mais foram convidados a visitar a página oficial do Moon Camp Challenge e consultar os recursos para a sala de aula que a ESA oferece sobre esta temática para os vários níveis de escolaridade. Nesta página podemos também conhecer os projetos das equipas que concorreram no ano passado.


Boas-vindas da ISS!

Viver na Lua não será uma tarefa fácil. Os astronautas precisarão de água, alimentos, energia, proteção contra a radiação, contra os meteoritos... e muito mais!

O Moon Camp Challenge convida-te a explorar o ambiente lunar e a criar a tua própria base futurista da Lua. Queres saber mais? Vê o vídeo que o astronauta alemão Matthias Maurer preparou para ti:

 

 

As 3 categorias do Moon Camp

As categorias do Moon Camp Challenge apresentam níveis diferentes de complexidade e são destinadas a estudantes com idades compreendidas entre os 6 e os 19 anos. Clica nas imagens em baixo para saberes tudo sobre cada uma delas, incluindo os seus objetivos, inscrições, prazos, regulamento, etc.: 

Iniciados | < 19 anos 

Não-competitiva

Intermédios | < 14 anos

Competitiva

Avançados | 15 - 19 anos

Competitiva

 

Prémios

Todas as equipas receberão um certificado de participação. 

Em Junho de 2022 serão anunciadas as equipas que ficarem classificadas nos 3 primeiros lugares nas categorias Explorers e Pioneers. Essas equipas receberão goodies da ESA e da Airbus, irão expor o seu projeto na galeria dos vencedores da página oficial do Moon Camp e terão a oportunidade de participar num webinar ao vivo com um astronauta da ESA. O webinar terá a duração aproximada de 30 minutos e irá decorrer também em Junho.

As equipas que ficarem em 1.º lugar nas categorias Explorers e Pioneers receberão ainda uma impressora 3D. 

Boa sorte a todos os participantes!




Partilhe





Outras iniciativas


CanSat Portugal 2018
CanSat Portugal 2018


Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II
Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II


Formações ESERO Portugal de 2018
Formações ESERO Portugal de 2018