AMADEE-20: As escolas foram a Marte!


O Webinar com o astronauta análogo João Lousada aconteceu no passado dia 6 de Abril. O português apresentou em direto a Missão AMADEE-20, da qual foi o Comandante, e contou-nos também em primeira mão a sua experiência profissional, respondendo às perguntas e respostas dos alunos e professores que participaram no projeto. 

Vários estudantes e educadores de diferentes níveis de ensino tiveram a oportunidade de participar à distância na missão simulada a Marte com a tripulação do AMADEE-20. Como? O ESERO PT publicou semanalmente os vídeos dos trabalhos realizados pelos alunos sobre a missão e os diários de bordo da própria tripulação e dos investigadores envolvidos neste projeto!

Saiba tudo aqui sobre esta iniciativa. Na página oficial destacamos o AMADEE-20 Mission report, vários recursos educativos, o teaser e o trailer da missão!


Página oficial da iniciativa

A página oficial desta iniciativa está online e os conteúdos estão continuamente a ser atualizados. Veja aqui as duas versões disponíveis:

 Versão em Português        English version

 

Webinar com João Lousada

Reveja aqui o Webinar com João Lousada, que foi transmitido em canal aberto a partir do auditório do Pavilhão do Conhecimento no dia 6 de Abril de 2022. A sessão foi destinada às equipas que aceitaram o desafio que o ESERO PT lançou às escolas, às quais foi dada a oportunidade exclusiva de participar:

 

 

O que é o AMADEE-20?

O AMADEE-20 foi uma simulação de uma missão de campo a Marte que decorreu no deserto de Negev, em Israel. Este local foi escolhido por ser análogo ao que se espera encontrar em Marte – daí o nome de missão análoga. A expedição foi dirigida por um Centro de Apoio à Missão sediado na Áustria.

A missão teve como Comandante o português João Lousada e começou no dia 4 de Outubro, em plena Semana Mundial do Espaço de 2021. João Lousada liderou uma tripulação de campo que contou com mais 5 astronautas análogos altamente treinados. Juntos, realizaram mais de 20 experiências científicas com o objetivo de preparar futuras missões de exploração humana e robótica em Marte.

A expedição terminou no dia 31 de Outubro. Durante estas 4 semanas, os astronautas estiveram isolados do resto do mundo na sua base no deserto. Tiveram apoio no local, mas não houve contacto direto com a tripulação. Este projeto contou com o apoio de 200 investigadores e envolveu mais de 25 países.

A missão análoga AMADEE-20 foi o resultado de uma colaboração do Fórum Espacial Austríaco (OeWF) com a Agência Espacial Israelita (ISA) e o Centro de Investigação Espacial análogo israelita D-MARS (Desert Mars Analog Ramon Station).

 

Teaser e trailer da missão AMADEE-20

Veja aqui o teaser e o trailer da missão AMADEE-20 com imagens espectaculares de uma das paisagens mais ‘marcianas’ da Terra, o deserto de Negev:

 

 

Colaboração com as Escolas 

No âmbito das celebrações da Semana Mundial do Espaço de 2021, o ESERO PT desafiou professores e alunos de vários níveis de escolaridade de algumas escolas para fazerem trabalhos sobre uma das experiências que foram realizadas pela tripulação do AMADEE-20. Os vídeos dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula foram partilhados semanalmente nesta página (POR e ING).

Paralelamente, ao longo dessas 4 semanas, partilhámos também vídeos dos diários de bordo gravados pela tripulação do AMADEE-20. Publicámos ainda vídeos de alguns investigadores envolvidos neste projeto.

Terminada a missão, o ESERO PT organizou e apresentou um webinar sobre o projeto que contou com a participação de João Lousada. O evento decorreu no auditório do Pavilhão do Conhecimento no dia 6 de Abril de 2022 às 10h30 e as equipas participantes foram convidadas a assistir, tanto presencialmente como remotamente a partir das suas escolas. Os alunos colocaram inúmeras perguntas a João Lousada, sobre a sua experiência como astronauta análogo, como Comandante da missão e mesmo sobre os seus sonhos!




Partilhe





Outras iniciativas