Sobre o JWST :: Sessões online do ESERO PT :: Onde está o JWST? :: Ponto L2 :: Recursos Educativos :: ESA Webb Quest :: Primeiras imagens
O melhor telescópio espacial de sempre, o James Webb (JWST), foi lançado para o Espaço pelo foguetão Ariane 5 em pleno dia de Natal de 2021, pelas 12:20 de Portugal Continental. O mundo inteiro teve a oportunidade de assistir a este momento histórico em direto pela televisão ou através de plataformas virtuais.
O JWST tem como missão principal estudar o Universo primitivo. As suas observações serão realizadas no infravermelho a partir de um ponto muito particular do Espaço, localizado a cerca de 1.5 milhões de km da Terra, no qual acompanhará o nosso planeta no seu movimento orbital em torno do Sol.
Nesta página partilhamos vários recursos educativos relacionados com o JWST, os objetivos científicos da sua missão, a gravação integral das sessões online que o ESERO PT transmitiu, dedicada ao seu lançamento e à comunicação das suas primeiras imagens, o evento ‘Webb Quest’ da ESA para professores e alunos, e muito, muito mais!
Sobre o JWST
Saiba mais aqui sobre o JWST, conheça os objetivos científicos da sua missão, saiba o que é o ponto L2, veja os vídeos, o Kit oficial da ESA sobre o seu lançamento e conheça os recursos educativos que temos para si! LER MAIS >>
Sessões online do ESERO PT
O ESERO Portugal e a Ciência Viva passaram em revista os melhores momentos do lançamento do JWST no dia 6 de Janeiro. A sessão tem a duração de 2 horas e foi transmitida em live streaming a partir do Pavilhão do Conhecimento, com o apoio da Agência Espacial Portuguesa. O evento contou com a participação de vários investigadores portugueses.
Cerca de 6 meses mais tarde, no dia 12 de Julho, acompanhámos em direto a comunicação oficial dos primeiros resultados obtidos pelo JWST após a sua primeira campanha de observações. A sessão teve direito a tradução simultânea em Português e o evento foi emitido a partir do Pavilhão do Conhecimento, tendo contado com a presença de vários especialistas do panorama nacional. Aproveite também para ver a nossa galeria com as primeiras imagens do JWST!
Veja aqui as gravações integrais de ambas as sessões:
Nota: A sessão de dia 6 de Janeiro começa a partir do minuto 3:58 e a de 12 de Julho a partir do minuto 14:40.
Onde está o JWST?
Após o seu lançamento, o JWST viajou durante cerca de 30 dias para ser colocado em linha com o Sol e a Terra a 1.5 milhões de quilómetros do nosso planeta. Aí ficou numa órbita periódica em torno do ponto de Lagrange L2.
Acompanhe o percurso do JWST em tempo real na página James Webb Telescope Live Track do Centro de Voos Espaciais Goddard ou clique na imagem:
O JWST é o maior e mais poderoso telescópio espacial alguma vez construído e a sua construção foi um enorme desafio de engenharia devido às suas dimensões e às temperaturas extremas a que ficará sujeito.
Saiba mais sobre as suas dimensões aqui e informe-se sobre as temperaturas que o JWST deverá enfrentar aqui.
Recursos educativos (em permanente atualização)
O ESERO PT tem vários recursos sobre o JWST e outros em preparação que serão publicados nesta página. Por agora, partilhamos: Brochura da ESA em Português “Webb: Ver mais longe”; Webb Launch Kit da ESA; modelos 3D do JWST e alguns links úteis. LER MAIS >>
ESA Webb Quest
No dia 3 de Fevereiro, os professores e os alunos de toda a Europa foram convidados a assistir a uma sessão online da ESA sobre o JWST.
Os participantes tiveram a oportunidade de conversar com os peritos Mark McCaughrean e Giovanna Giardino e de perceber de que modo as observações que serão realizadas por este telescópio espacial nos poderão ajudar a conhecer melhor o início do próprio Universo! Revejam aqui a sessão: LER MAIS >>
Primeiras imagens do JWST
O mundo começa a aperceber-se de tudo aquilo o que o Telescópio Espacial James Webb é capaz de fazer. No dia 12 de Julho de 2022 foram anunciadas publicamente as primeiras fotografias a cores e dados espectroscópicos obtidos por este fabuloso telescópio no infravermelho, revelando uma coleção espectacular de imagens cósmicas que até hoje permaneciam desconhecidas.
O ESERO PT acompanhou em direto a comunicação oficial destas imagens. LER MAIS >>