O que é O Espaço à Quarta?

O Espaço está bem presente nas nossas vidas, mesmo sem darmos por isso. Hoje em dia a tecnologia espacial pode orientar as nossas deslocações, só para darmos um exemplo. Para além disso, assegura as telecomunicações, as previsões meteorológicas, a agricultura de precisão, e a gestão de recursos preciosos, como a água potável. É ainda responsável pela monitorização do nosso planeta e pelo auxílio em situações de crises ou catástrofes, sejam elas humanitárias ou naturais, entre muitos outros recursos.

O Espaço à Quarta tem o objetivo de destacar a importância do Espaço no nosso dia a dia, em diferentes aplicações e contextos concretos. Cada sessão conta com a presença de um ou mais convidados especialistas de empresas ou de centros de investigação científica, que nos ajudam a abrir novos horizontes para a integração da ciência e tecnologia espacial na sociedade. Os nossos convidados trabalham direta ou indiretamente no setor espacial.

As imagens que se seguem mostram alguns dos temas que já foram abordados em sessões anteriores, só para dar alguns exemplos:

 

A tecnologia espacial ao serviço das missões de busca e salvamento de refugiados e migrantes | Fevereiro, 2.ª edição

A produção de carne cultivada em laboratório ao serviço dos astronautas em missões espaciais de longa duração | Abril, 1.ª edição

Os satélites monitorizam a mudança climática no nosso planeta | Março, 1.ª edição

 

O Espaço à Quarta é organizado pela Ciência Viva e pelo ESERO Portugal e conta com a colaboração da Agência Espacial PortuguesaCada sessão é transmitida em direto na quarta-feira da 4.ª ou 5.ª semana de cada mês no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento.

Esta é uma ação gratuita e é destinada ao público em geral. Chamamos a atenção da comunidade educativa que este será mais um recurso para a utilização do Espaço em contexto de sala de aula.

No final de cada sessão apresentamos ainda a rubrica O Minuto do Professor, na qual Adelina Machado, Coordenadora Educativa do ESERO PT, faz o enquadramento dos temas abordados com os nossos recursos educativos.





Partilhe