Sétima e última etapa: Tavira

    Sétima e última etapa: Tavira

No dia 23 à tarde, o Spatiobus chegou à última etapa da sua viagem por terras lusas: Tavira. Os nossos colegas do Centro Ciência Viva local ajudaram Thierry e Nicolas a instalarem-se e acompanharam-nos numa visita guiada por esta bela cidade.

 

QUINTA-FEIRA · 24 MARÇO

De manhã, a equipa do Spatiobus recebeu 2 turmas de alunos, que se revezaram para fazer dois workshops: “Constrói o teu satélite” e “Bases marcianas”. À tarde, vieram 2 novas turmas: a primeira apenas construiu satélites e a segunda fez ambas as oficinas. Ao todo, as atividades tiveram 90 participantes.

O próximo dia será bastante movimentado, porque o Spatiobus prepara-se para receber a visita de vários representantes das entidades parceiras e do governo.

 

Sessão sobre satélites no CCV de Tavira

(Crédito: João Dias)

Marte chegou também a Tavira

(Crédito: CCV Tavira)

 

SEXTA-FEIRA · 25 MARÇO 

E chegámos ao último dia. Os primeiros workshops começaram às 9.30 da manhã, e tiveram grande recetividade por parte das crianças, sempre muito motivadas e ansiosas por aprender, como de costume!

Os convidados chegaram por volta das 10h da manhã, e ainda assistiram a grande parte das atividades. Estiveram presentes: Florence Mangin, a Embaixadora francesa em Portugal; Dominique Depriester, Diretora do Instituto Francês; Carla Chabrat, Oficial de Cooperação Científica e Universitária do mesmo instituto; Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa; Marta Gonçalves e Nuno Gomes, também da Agência, responsáveis pela Ciência e Educação e pela Comunicação, respetivamente; Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva; João Dias, em representação do ESERO Portugal; e, claro, toda a equipa do CCV de Tavira, que marcou presença ativa nestes últimos dias.

 

A última foto de grupo da digressão do Spatiobus

(Crédito: João Dias)

Encerramento da campanha do Spatiobus em Portugal

(Crédito: João Dias)

 

Feitas as contas, as atividades do Spatiobus chegaram a cerca de 1500 alunos. “O Spatiobus é uma máquina de realizar sonhos, mas sem a Portugal Space, a Ciência Viva e o CNES, este sucesso não teria sido possível”, disse Florence Mangin. Por sua vez, Ricardo Conde fez questão de referir que “esta parceria conjunta com o CNES incentivou a Portugal Space a fazer mais pela geração Ciência Viva”.

Por fim, Ana Noronha agradeceu a ajuda e apoio dados pelos colegas e educadores dos CCVs durante toda campanha do Spatiobus e destacou o papel importantíssimo desempenhado pelos Professores EspAciais do ESERO Portugal.

O dia (e a digressão) terminou a fazer atividades para crianças entre os 6 e os 7 anos de idade. Os alunos deste nível de escolaridade ainda não conhecem as noções de gravidade ou velocidade. Mas foram percebendo estes conceitos pouco a pouco, e no final aprenderam muito sobre o Espaço e os satélites. No total, mais de 90 alunos e professores participaram nas oficinas deste dia.

E chega a hora do adeus. Ou melhor, de um “até breve”. Thierry e Nicolas estão cansados mas felizes. E nós também! Ficam as promessas de uma potencial cooperação futura, na sequência de pedidos de professores e do próprio ESERO PT para intercâmbio e formação em atividades relacionadas com o Espaço. Esperamos ter boas notícias para breve. 

Merci beaucoup, Spatiobus!!

 

 

<< Sexta etapa: Lousal





Partilhe