Sexta etapa: Lousal

    Sexta etapa: Lousal

No dia 22 de Março de manhã, o Spatiobus continuou o seu caminho por terras alentejanas com destino à Escola Básica Jorge de Lencastre, em Grândola. Thierry e Nicolas foram recebidos pelos nossos colegas do Centro Ciência Viva do Lousal (CCV Lousal), onde decorreram algumas das atividades.

 

TERÇA-FEIRA · 22 MARÇO

Durante a tarde, as atividades foram realizadas na escola para duas turmas de alunos com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. Os dois workshops apresentados, “EducSat Mix” e “Constrói o teu satélite”, decorreram num ambiente recheado de bom humor. Tanto os jovens como os professores mostraram muita curiosidade sobre os temas abordados. No total, as oficinas tiveram 52 participantes.

Terminadas as atividades em Grândola, o Spatiobus dirigiu-se ao Centro Ciência Viva do Lousal. O equipamento foi instalado no auditório, de forma a permitir que na quarta-feira possam ser realizadas duas sessões ao mesmo tempo.

O Centro situa-se numa antiga mina de enxofre e ferro e o solo à sua volta é avermelhado porque o óxido de ferro deixou lá a sua marca. Aproveitando-se deste facto, Thierry e Nicolas prepararam uma animação e uma nova atividade sobre Marte para mostrar aos alunos na manhã seguinte.

 

Sessão marciana no Centro Ciência Viva do Lousal

(Crédito: CCV Lousal)

A bola de sabão é sustentada pela ‘atmosfera’ de CO2

(Crédito: CCV Lousal))

 

QUARTA-FEIRA · 23 MARÇO 

Durante a manhã, o CCV do Lousal recebeu 4 turmas de alunos para fazerem as atividades do Spatiobus. Foram realizadas duas sessões e cada uma contou com a presença de cerca de 50 participantes. Alguns alunos, muito motivados e curiosos, foram convidados a participar numa experiência sobre pressão atmosférica ou a escolher qual de 6 frascos continha areia ‘marciana’. No total, as atividades foram realizadas por quase 100 alunos e professores.

Depois de almoço, o Spatiobus partiu para a sétima e última etapa da sua digressão pelo nosso país. Destino final: Tavira.

 

Um lago ‘marciano’ na mina do Lousal?

(Crédito: Nicolas Jongis)

O Spatiobus despede-se do Lousal

(Crédito: CCV Lousal)

 

Os nossos colegas do CCV Lousal partilharam connosco dois pequenos vídeos das ‘atividades marcianas’ realizadas no auditório do Centro. No primeiro vemos uma animação de um rover em Marte e no segundo uma experiência que mostra que o dióxido de carbono, o principal constituinte da atmosfera marciana, é mais denso do que o ar - contido numa bola de sabão. Vemos também o que sucede quando se verte este gás sobre uma chama acesa:

 

<< Quinta etapa: Estremoz | Sétima etapa: Tavira >>





Partilhe