Quinta etapa: Estremoz

    Quinta etapa: Estremoz

No dia 18 de Março de manhã, o Spatiobus foi recebido pelos nossos colegas do Centro Ciência Viva de Estremoz (CCV Estremoz), onde decorreram as atividades. O Centro está situado num antigo convento, cujo edifício inclui um claustro e os seus anexos. 

 

SEXTA-FEIRA · 18 MARÇO

Durante a tarde, o primeiro grupo de alunos construiu foguetões pneumáticos, que foram lançados no claustro do Centro. Alguns deles caíram no telhado e outros numa árvore. Ainda assim, as crianças estão muito orgulhosas do seu trabalho!

O segundo grupo optou pela mesma mistura de oficinas sobre satélites que já tinha sido experimentada e testada em Moimenta da Beira. Os alunos começaram por fazer a atividade “EducSat”, para compreenderem como é constituído o interior de um satélite; e depois passaram à construção dos seus satélites, onde se falou da gravidade, do funcionamento dos satélites e do porquê das suas órbitas. No total, estiveram presentes cerca de 45 alunos.

 

O Spatiobus estacionado à porta do CCV Estremoz

(Crédito: Nicolas Jongis)

Lançamentos de foguetões no claustro

(Crédito: Nicolas Jongis)

 

Durante o fim-de-semana, Thierry e Nicolas aproveitaram para passear pela cidade e ficaram a conhecer “O Sistema Solar à escala de Estremoz”. Este espaço foi inaugurado a 1 de Setembro de 2007 e ajuda os seus visitantes a perceberem as reais dimensões do Universo que nos rodeia. Pode ser percorrido de bicicleta!

 

O Sistema Solar à escala do Concelho de Estremoz

(Crédito: CCV Estremoz)

A bonita cidade de Estremoz

(Crédito: Nicolas Jongis)

 

SEGUNDA-FEIRA · 21 MARÇO 

O programa deste dia foi muito mais preenchido. O Spatiobus recebeu a visita de Marta Gonçalves e Hermínia Saraiva da Portugal Space e do Diretor do CCV de Estremoz. Para além disso, recebeu ainda a visita da RTP. A delegação deste canal que marcou presença em Estremoz assistiu e filmou as atividades realizadas pelos alunos durante toda a manhã. O entusiasmo dos participantes era tanto, que o próprio apresentador não resistiu a lançar também ele um foguetão! 

Apesar da chuva, neste dia estiveram presentes mais de 130 participantes. No final, Thierry e Nicolas reuniram com a equipa do CCV local para falarem sobre os métodos e ferramentas educacionais que cada equipa utiliza com os jovens.

Nota: Quando a reportagem da RTP estiver pronta e disponível, partilharemos aqui o link.

 

 

<< Quarta etapa: Ponte de Sor | Sexta etapa: Lousal >>





Partilhe