Quarta etapa: Ponte de Sor

    Quarta etapa: Ponte de Sor

A equipa do ESERO Portugal deslocou-se a Ponte de Sor para dar as boas-vindas ao Spatiobus. Thierry e Nicolas estão muito entusiasmados com a sua digressão em Portugal! Decidimos dinamizar juntos as atividades “Constrói a tua base marciana” e “Foguetes pneumáticos” na Escola Básica João Pedro de Andrade. A nossa equipa vai também servir de intérprete para os colegas do Spatiobus. 

 

TERÇA-FEIRA · 16 MARÇO

Encontrámos crianças ansiosas por aprender e um céu alaranjado, provocado por uma tempestade de areia proveniente do Deserto do Sahara. Parece mesmo que estamos em Marte, o cenário perfeito para as atividades escolhidas! Recebemos 98 alunos do 2.º Ciclo, metade lançou foguetões com a dupla Thierry e João Dias e a outra metade construiu bases marcianas com Nicolas e Pedro Coimbra. 

Durante a manhã recebemos ainda a visita de Ana Noronha, em representação da Direção da Ciência Viva; Hermínia Saraiva e Marta Gonçalves da Portugal Space; Manuela Júdice, Comissária portuguesa da Temporada Cruzada Portugal-França 2022; Rogério Alves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor; e António Andrade, o Diretor da Escola. Para além disso, uma equipa da TVI deslocou-se ao local, entrevistou Ana Noronha e transmitiu em direto os workshops da manhã. Um dia atarefado!

 

A equipa do Spatiobus e a comitiva portuguesa sob um céu ‘marciano’

(Crédito: Hermínia Saraiva)

Pedro Coimbra (ESERO PT) ajudou a dinamizar as atividades

(Crédito: Nicolas Jongis)

 

A TVI filmou os lançamentos dos foguetões dos ‘futuros engenheiros aeroespaciais’ de Ponte de Sor

(Crédito: João Dias)

 

QUARTA-FEIRA · 17 MARÇO

Esta manhã invertemos os papéis: Nicolas e Pedro lançaram os foguetões, enquanto Thierry e João construíram bases marcianas. Os jovens estão realmente interessados, a descoberta do mundo espacial continua a fazê-los sonhar... Neste dia, recebemos 114 participantes do 2.º Ciclo.

À noite, a equipa do ESERO Portugal jantou com Nicolas e Thierry, num ambiente muito animado. Partilhámos conhecimentos, atividades e experiências vividas com crianças destas idades. Próxima paragem do Spatiobus: Estremoz!

 

Foguetões na Escola Básica João Pedro de Andrade

(Crédito: Nicolas Jongis)

Uma base marciana prometedora!

(Crédito: Pedro Coimbra)

Ana Noronha entrevistada para a TVI

(Crédito: João Dias)

 

A visita do Spatiobus a Ponte de Sor não passou despercebida aos media. Em breve publicaremos aqui os links de alguns artigos e reportagens realizados pela comunicação social portuguesa e francesa. (em atualização)

 

QUINTA-FEIRA · 17 MARÇO | SESSÕES EXTRA com o ESERO PORTUGAL

As turmas do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo não tiveram oportunidade de participar nas atividades do Spatiobus. Como tal, a equipa do ESERO Portugal ofereceu-se para realizar a atividade ‘EggLander’ durante a manhã de quinta-feira para um total de 179 alunos. Estes foram divididos em grupos e desafiados a criar as condições necessárias para que pudéssemos lançar ovos crus - os egglanders - a partir da janela do 1.º andar da escola sem que eles se partissem. Sob a nossa supervisão, foram-lhes dados vários materiais para construirem pequenos paraquedas ou outras soluções, pondo à prova a sua criatividade.

Para além disso, Adelina Machado, a Consultora Educativa do ESERO PT, reuniu-se com um grupo de professores da Escola Secundária do Agrupamento para partilhar com os docentes algumas das atividades que realizamos em contexto sala de aula para estes níveis de escolaridade. Explicou-lhes também qual é a missão do ESERO e divulgou o nosso trabalho pela comunidade educativa, que ficou bastante entusiasmada e recetiva. 

 

Lá em cima lança-se a sonda espacial...

(Crédito: João Dias)

... e cá em baixo espera-se em sofrimento.

(Crédito: João Dias)


 

<< Terceira etapa: Constância | Quinta etapa: Estremoz >>





Partilhe