Terceira etapa: Constância

    Terceira etapa: Constância

A equipa do Spatiobus aproveitou o fim-de-semana para descansar. Foram recebidos no Centro Ciência Viva de Constância pelo Diretor Máximo Ferreira e pela sua equipa, onde foram convidados a fazer observações astronómicas do magnífico céu noturno local.

Na segunda e terça-feira, ambas as equipas rumaram à Escola Básica e Secundária Luís de Camões, onde dinamizaram as atividades para 185 alunos. 

 

SEGUNDA-FEIRA · 14 MARÇO

Apesar do dia sombrio, os jovens mostraram-se muito motivados para participar nas atividades. Os alunos do 2.º Ciclo construíram e lançaram foguetões pneumáticos e os do 3.º Ciclo e Secundário fizeram a atividade sobre Marte. Neste primeiro dia estiveram presentes 105 alunos.

Thierry e Nicolas explicaram a todos os presentes que o Spatiobus está a fazer uma digressão por Portugal e mencionaram o importante papel que o ESERO Portugal e a Agência Espacial Portuguesa tiveram a organizar esta iniciativa. Seguiu-se a atividade dos foguetões para os alunos do 5.º e 6.º ano, durante a qual foram apresentados curtos vídeos dos lançamentos do Ariane 4. Foram também feitas alusões ao Ariane 5, que foi construído sob a supervisão da ESA e do próprio CNES. Os alunos tiveram depois a oportunidade de lançar os seus foguetões em papel com a ajuda de uma pequena bomba pneumática.

 

Vista panorâmica do Centro Ciência Viva de Constância

(Crédito: Tiago Leão)

Os foguetões chegam à Escola Básica e Secundária Luís de Camões!

(Crédito: Nicolas Jongis)

 

A atividade “Constrói a tua base marciana”, proposta para os alunos do Secundário e do 7.º ano, teve de sofrer alguns ajustamentos em função das idades dos participantes, tanto em termos de duração como de abordagem. Fizeram-se referências a missões espaciais realizadas em Marte, nomeadamente aos rovers Curiosity e Perseverance, para os quais o CNES contribuiu com equipamentos.

Os alunos foram distribuídos por 4 mesas, onde foram desafiados a utilizar vários materiais simples que lhes foram entregues para construir uma suposta base habitável em Marte. Seguiu-se uma reflexão sobre a constituição do solo e da atmosfera do planeta, recorrendo a atividades práticas que contaram com uma grande interação por parte dos alunos. Falou-se também da importância da pressão atmosférica, gravidade e temperatura na superfície marciana. No final, os alunos ficaram a saber as dificuldades com que se iriam deparar se vivessem em Marte.

 

TERÇA-FEIRA · 15 MARÇO

Na última manhã em Constância, repetiu-se o mesmo programa da véspera. Desta vez, o Spatiobus teve 80 participantes nos seus workshops.

Os mais novos aprenderam o que é a gravidade, a velocidade de escape da Terra, e para que servem os satélites e os foguetões. Os mais velhos descobriram como sobreviver num planeta hostil através de várias experiências. Aprenderam que em Marte faz muito frio, que o seu solo tem uma areia acastanhada muito fina, uma atmosfera composta essencialmente por dióxido de carbono e que a sua densidade é 170 vezes inferior à da Terra. E agora... segue-se Ponte de Sor!

 

ESERO Portugal, CCV Constância e CNES

(Crédito: Máximo Ferreira)

Vamos construir casas em Marte!

(Crédito: Máximo Ferreira)

Areia terrestre ou marciana?

(Crédito: Máximo Ferreira)

 

Foi publicado mais um artigo nos media: Instituto Francês em Portugal | AeroMorning.com (em Francês)

 

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