Segunda etapa: Moimenta da Beira

    Segunda etapa: Moimenta da Beira

No dia 9 de Março, o Spatiobus chegou a Moimenta da Beira, perto de Viseu, para visitar as escolas básicas e secundárias do Agrupamento local. As atividades foram realizadas em 3 escolas localizadas muito próximas umas das outras, em redor da Capela de Nossa Senhora das Mercês.

 

QUARTA-FEIRA · 9 MARÇO

Estiveram presentes 65 alunos do 4.º ano e 10 do secundário. Durante a tarde, os mais novos lançaram os foguetes pneumáticos e os mais velhos fizeram o workshop “EducSat”, no qual aprenderam muitas coisas sobre satélites.

Os alunos do secundário pertencem ao Clube de Ciências do Agrupamento, gerido pelo Professor EspAcial Paulo Sanches, que leciona Física e Química. Ele e os seus colegas ajudaram os monitores na tradução e participaram ativamente nas experiências.

 

Vivam os foguetões!

(Crédito: Paulo Sanches)

Os alunos do Clube de Ciências de Moimenta da Beira

(Crédito: Paulo Sanches)

 

QUINTA-FEIRA · 10 MARÇO

A manhã foi novamente dedicada à construção e lançamento de foguetes pneumáticos, para alegria das crianças presentes. Durante a tarde, fizeram modelos de satélites.

Os alunos foram desafiados a trabalhar como se fossem engenheiros da Portugal Space, para perceberem a importância da construção de satélites e as suas funções. Algumas crianças levaram o desafio a sério e já pensam em seguir carreiras espaciais!

No total, estiveram presentes 81 alunos do 5.º ano e 83 do 6.º ano.

 

A alegria em construir um satélite

(Crédito: Paulo Sanches)

Dois satélites terminados! 

(Crédito: Paulo Sanches)

 

SEXTA-FEIRA · 11 MARÇO

As atividades propostas pelo Spatiobus para este dia foram realizadas durante a manhã, tendo como destinatários 89 alunos do 7.º ano.

Pela primeira vez, foram misturadas duas oficinas sobre satélites: 45 minutos de “Constrói o teu satélite”, seguidos de mais 45 minutos de “EducSat”. Desta forma, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre este tema, construir os seus próprios satélites e de descobrir que soluções devem ser postas em prática para que um satélite de observação da Terra funcione perfeitamente.

No total dos 3 dias em Moimenta da Beira, estiveram envolvidos 328 alunos.

 

Workshop "EducSat" para alunos entre os 13 e os 15 anos

(Crédito: Paulo Sanches)

A foto da praxe com os professores do Agrupamento e o Spatiobus

(Crédito: Paulo Sanches)

 

<< Primeira etapa: Bragança | Terceira etapa: Constância >>





Partilhe