No dia 9 de Março, o Spatiobus chegou a Moimenta da Beira, perto de Viseu, para visitar as escolas básicas e secundárias do Agrupamento local. As atividades foram realizadas em 3 escolas localizadas muito próximas umas das outras, em redor da Capela de Nossa Senhora das Mercês.
QUARTA-FEIRA · 9 MARÇO
Estiveram presentes 65 alunos do 4.º ano e 10 do secundário. Durante a tarde, os mais novos lançaram os foguetes pneumáticos e os mais velhos fizeram o workshop “EducSat”, no qual aprenderam muitas coisas sobre satélites.
Os alunos do secundário pertencem ao Clube de Ciências do Agrupamento, gerido pelo Professor EspAcial Paulo Sanches, que leciona Física e Química. Ele e os seus colegas ajudaram os monitores na tradução e participaram ativamente nas experiências.
Vivam os foguetões! (Crédito: Paulo Sanches) |
Os alunos do Clube de Ciências de Moimenta da Beira (Crédito: Paulo Sanches) |
QUINTA-FEIRA · 10 MARÇO
A manhã foi novamente dedicada à construção e lançamento de foguetes pneumáticos, para alegria das crianças presentes. Durante a tarde, fizeram modelos de satélites.
Os alunos foram desafiados a trabalhar como se fossem engenheiros da Portugal Space, para perceberem a importância da construção de satélites e as suas funções. Algumas crianças levaram o desafio a sério e já pensam em seguir carreiras espaciais!
No total, estiveram presentes 81 alunos do 5.º ano e 83 do 6.º ano.
A alegria em construir um satélite (Crédito: Paulo Sanches) |
Dois satélites terminados! (Crédito: Paulo Sanches) |
SEXTA-FEIRA · 11 MARÇO
As atividades propostas pelo Spatiobus para este dia foram realizadas durante a manhã, tendo como destinatários 89 alunos do 7.º ano.
Pela primeira vez, foram misturadas duas oficinas sobre satélites: 45 minutos de “Constrói o teu satélite”, seguidos de mais 45 minutos de “EducSat”. Desta forma, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre este tema, construir os seus próprios satélites e de descobrir que soluções devem ser postas em prática para que um satélite de observação da Terra funcione perfeitamente.
No total dos 3 dias em Moimenta da Beira, estiveram envolvidos 328 alunos.
Workshop "EducSat" para alunos entre os 13 e os 15 anos (Crédito: Paulo Sanches) |
A foto da praxe com os professores do Agrupamento e o Spatiobus (Crédito: Paulo Sanches) |