A Impossibilidade Poética de Conter o Infinito




A Impossibilidade Poética de Conter o Infinito é uma exposição patente na Fundação Calouste Gulbenkian que mostra ao público o produto da colaboração inédita da Agência Espacial Europeia com um artista português, Edgar Martins.

Durante 18 meses, Edgar Martins visitou os centros de testes, departamentos de robótica, laboratórios de propulsão a jacto, simuladores espaciais, plataformas de lançamento, centros de treino de astronautas, satélites e componentes tecnológicos e salas de montagem de lançadores/carga e de integração e registou esses momentos em fotografia.

Esta é a descrição mais completa de sempre da atividade da organização, mostrando os programas de microgravidade, navegação, telecomunicação, exploração lunar, exploração de Marte e de Mercúrio, entre outros que se desenvolvem na Agência Espacial Europeia.

Este projeto prevê também a publicação de um livro, com co-autoria do Professor João Seixas do departamento de Física do Instituto Superior Técnico, bem como a realização de uma série de conferências, debates e seminários a realizar em universidades e colégios europeus.

Mais informações no site da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Créditos das imagens: Edgar Martins / ESA



Partilhe





Outras Notícias


Conferência Online da ESA para Professores | Julho 2025
Conferência Online da ESA para Professores | Julho 2025


Primeira galeria de imagens do James Webb
Primeira galeria de imagens do James Webb


Projetos dos Detetives do Clima 2021/2022
Projetos dos Detetives do Clima 2021/2022