Por: João Dias
Professor Paulo Sanches, Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira
O professor Paulo Sanches apresentou este trabalho na rubrica “Espaço aos Professores” da 8.ª edição da Conferência dos Professores EspAciais.
No âmbito da Semana Mundial do Espaço, a turma do 12.º B do Agrupamento aceitou o desafio que lhe foi proposto pelo ESERO Portugal: Realizar um trabalho sobre uma das experiências que foram realizadas pela tripulação da missão análoga a Marte AMADEE-20 e apresentarem-no em 5 vídeos semanais ao longo de um mês. A experiência escolhida pelos alunos foi a do AEROSCAN, um drone autónomo que ajuda a mapear terrenos desconhecidos e ajuda a resgatar astronautas perdidos.
O link que se apresenta em anexo contém uma compilação de todos os vídeos:
Apresentação da equipa e do projeto;
Lançamento de mini-foguetões;
Procura de um terreno análogo a Marte em Moimenta da Beira, a partir de um Centro de Controle improvisado na sala de aula;
Preparativos finais para o trabalho no terreno;
Vídeo final com a simulação do resgate de um astronauta análogo perdido em Marte.
A missão AMADEE-20 decorreu no deserto de Negev, em Israel, foi comandada pelo astronauta análogo português João Lousada e é o resultado de uma colaboração do Fórum Espacial Austríaco (OeWF) com a Agência Espacial Israelita (Visitem a página https://amadee-20.esero.pt/pt).