Astro Pi 2022/2023: inscrições encerradas

Projeto escolar da ESA e Fundação Raspberry Pi

 

Gostarias de programar os novos computadores Raspberry Pi que se encontram a bordo da Estação Espacial Internacional ( ISS )? Neste projeto escolar poderás fazê-lo sem sequer precisares de entrar num foguetão!

Todos os alunos podem participar nesta edição do Desafio Europeu do Astro Pi.  Há duas categorias distintas, consoante o nível de complexidade da missão: a Missão Zero (iniciados) e a Missão Space Lab (avançados).

Envia uma mensagem aos astronautas na ISS ou realiza uma experiência científica no Espaço a partir da tua sala de aula... ou mesmo do conforto do teu sofá. A edição deste ano do Astro Pi já terminou mas podes sempre inscrever-te para o ano. Queres saber mais? Fica a saber tudo nesta página:

O que é um Astro Pi?

Trata-se de um pequeno computador que foi criado pela  Fundação Raspberry Pi , em colaboração com a  Agência Espacial do Reino Unido  e a  Agência Espacial Europeia  (ESA). Os computadores Astro Pi   têm sensores e instrumentos que podem ser utilizados para realizar experiências científicas.

Novos Kits a bordo da ISS

A ISS tem dois novos Kits Astro Pi desde Dezembro de 2021 . Para além dos respetivos computadores, cada Kit contém uma Câmara Raspberry Pi de Alta Qualidade e uma série de sensores, alojados dentro de uma caixa que foi especialmente preparada para ser usada no Espaço e que tornam este hardware adequado para o interior da ISS.

Os Kits originais incluiam apenas o sensor Sense HAT , com o qual se pode medir movimento, humidade, temperatura, pressão e radiação. Os novos Kits contêm também uma câmara de alta qualidade Raspberry Pi, uma câmara com uma lente de 6 mm, um cartão microSD de 16GB; e podem conter sensores que permitem realizar experiências em tempo real; um filtro óptico vermelho; detetores de movimento no infravermelho e muito mais!

Vê o vídeo com o astronauta da ESA Matthias Maurer para saberes mais sobre os novos Kits e consulta esta página para conheceres o seu conteúdo.

Os dois novos Astro Pi's foram batizados com o nome de dois eminentes cientistas Europeus, Nikola Tesla e Marie Skłodowska–Curie (1) . Os kits foram estreados o ano passado e executaram cerca de 17.000 programas da autoria de alunos de 26 Países!

 

_____

(1) Os mais novos poderão ouvir o podcast " Quem foi Marie Curie? " da rádio ZigZag para saberem mais sobre a cientista (falado em Português, duração de 2 minutos).

O Desafio Europeu do Astro Pi

O projeto escolar Astro Pi dá aos alunos europeus com idades iguais ou inferiores a 19 anos a possibilidade de executarem um programa da sua autoria num dos dois computadores Raspberry Pi que se encontram a bordo da ISS. Este desafio permite que os participantes comuniquem com os astronautas ou que realizem as suas próprias experiências científicas no Espaço. Ou mesmo ambos!

O projeto divide-se em duas categorias distintas: A Missão Zero , recomendada para alunos do Ensino Básico e para Iniciados, e a Missão Space Lab , para alunos do Ensino Secundário e Avançados. Clica nos links para saberes tudo sobre cada uma destas missões, incluindo os seus objetivos, inscrições, prazos, regulamento, dicas, vídeos, etc. Nota : a página da Missão Zero ainda se encontra em atualização.

Nível: Iniciados | Duração: 1 hora

Nível: Avançados | Duração: 9 meses

Sessão online explicativa da ESA

A ESA Education realizou uma sessão online, intitulada 'Teach with Space 2022/2023', onde apresentou os seus projetos escolares e outras atividades educativas para este ano letivo. Os professores que quiserem assistir ao vivo à sessão puderam inscrever-se aqui.

Esta iniciativa serviu para explicar aos docentes tudo o que precisam de saber sobre cada um dos projetos escolares da ESA: como se devem candidatar, como começar, para além de ficarem a conhecer novas atividades relacionadas com o Espaço que serão organizadas ao longo do ano.